terça-feira, 20 de setembro de 2011

Exército fará audiência em Itaquá

Júlia Guimarães
O Exército Brasileiro promoverá em breve uma audiência pública em Itaquaquecetuba para discutir com a população as principais questões relacionadas aos impactos causados pelo transporte de terra retirada das obras de terraplanagem do Aeroporto Internacional André Franco Montoro, de Guarulhos. Estima-se que cerca de 700 famílias sejam alvos diretos dos prejuízos causados pelo tráfego diário de centenas de caminhões que descarregam o material em uma área de propriedade da empreiteira Pajoan, às margens da Rodovia Ayrton Senna. Porém, antes mesmo do agendamento do debate público, o Exército já deu início a algumas medidas de minimização dos transtornos, em atendimento a solicitações do Ministério Público de Itaquá.


Cerca de 1 milhão de metros cúbicos de terra, o que equivale a aproximadamente 1,5 mil toneladas, deverá ser despejado na área da Pajoan até o fim de dezembro, para quando está prevista a conclusão da terraplanagem em Cumbica. O comandante do Exército, coronel Carlos Alberto Maciel Teixeira, informou que a audiência pública será realizada com o principal objetivo de prestar esclarecimentos à comunidade sobre o plano de recuperação, que deverá ser colocado em prática logo após o fim das escavações. O oficial explica que a medida já era prevista no projeto original da obra e que, portanto, há recursos disponíveis para essa finalidade. "Vamos ouvir a população e prestar todos os esclarecimentos que forem necessários", ressaltou.


A audiência pública será marcada pela equipe do deputado estadual Alencar Santana (PT), que vem acompanhando a situação de perto. De acordo com o assessor do parlamentar, Rodrigo Valverde, até a próxima semana será realizada uma reunião com lideranças dos bairros para definição da melhor data para realização da futura audiência pública. "Queremos debater o assunto com os responsáveis pela obra para conseguirmos um compromisso de que os bairros serão beneficiados com melhorias depois que o transporte da terra for encerrado. Esperamos que essas famílias iniciem o ano de 2012 em melhores condições do que as de hoje", disse Valverde.


O coronel Teixeira informou a O Diário que, na semana passada, foi realizada uma reunião no Ministério Público de Itaquá e que a promotora Tatiana Barreto fez uma série de reivindicações para redução imediata dos transtornos. De acordo com o comandante, todas as solicitações já estão sendo atendidas. "A promotora pediu para não deixarmos formar filas de caminhões na entrada e já estamos realizando paradas em outro local. Ela pediu para separarmos o trânsito de pedestres dos caminhões e, para isso, nós colocamos uma fita zebrada principalmente para assegurar a segurança das crianças. Por fim, a promotora pediu para molharmos a pista por causa da poeira, isso já vinha sendo feito e continuamos com este trabalho".


Vereadores
O coronel Carlos Teixeira comentou ontem as denúncias apresentadas por um grupo de vereadores de Itaquaquecetuba, à Polícia Civil e à Promotoria Pública, de que oficiais do Exército teriam impedido os parlamentares de realizar uma vistoria na área na última sexta-feira. O comandante negou. "O major que estava presente me disse que convidou os vereadores para conversar e eles se afastaram da área, porque interpretaram como algum tipo de intimidação. Mas, pelo o que ele me falou, em momento nenhum a circulação foi proibida".


Fonte:O Diário de Mogi

Quarta nobre - Música refinada Paulo Henrique será a próxima atração musical

Conhecido como PH, o cantor apresenta o seu trabalho, nomeado "Noite Brasileira" amanhã, às 20 h, na Praça de Alimentação do Mogi Shopping
Regiane Diniz
Da Reportagem Local
Divulgação

Com parcerias importantes e convidados para lá de especiais, o músico Paulo Henrique se apresenta amanhã no Mogi Shopping
Continuando com as atrações musicais que invadem a Praça de Alimentação do Mogi Shopping todos os meses, o mês de setembro contará com a apresentação do músico Paulo Henrique, o PH, que fará o pré-lançamento do seu terceiro CD, intitulado "Noite Brasileira", amanhã, a partir das 20 horas, no centro de compras. A entrada é gratuita.


Os amantes da música típica brasileira vão se identificar com o perfil de PH, que traça um verdadeiro panorama dos estilos com o baião, xote, samba, marcha, bossa nova, afoxé, guarânias e baladas, retratando e dando título ao seu novo trabalho, o CD "Noite Brasileira".


O repertório variado do show agrada a públicos diversos, com canções de Lô Borges e Chico Buarque, que, segundo PH, o influenciaram. Além disso, composições do mogiano intercalam com parcerias dele com Paulinho Pedra Azul, Murilo Antunes, Júlio Bellodi, Meyson e Deuler Andrade.


Os presentes no evento terão a chance de ver outros nomes da música da região acompanhando Paulo Henrique, como como Ricardo Finazzi (contra baixo elétrico), Lucas Vargas (teclado) e Emílio Martins (bateria e percussão) e as participações especiais de Aline Chiaradia, Waldir Vera e Mateus Sartori. 


Fonte:Mogi News

AGORA É LEI! Projeto do dep. José Candido é sancionado!

Deputado Josá Cândido
Publicado em 16 de setembro de 2011 por imprensa
A partir desta quarta-feira, 31 de agosto, o estado de São
Paulo, tem uma nova lei que visa defender os direitos dos consumidores. Trata-se
da lei 14.516, de autoria do deputado José Candido, sancionada pelo governador
e publicada no Diário Oficial do Estado.


A lei determina que “Todas as empresas atuantes no estado
de São Paulo ficam obrigadas a encaminhar, por escrito, aos contratantes
contratos firmados, verbalmente, por meio de call center ou outras formas de venda a distância”.


“É uma grande vitória!”, afirmou o deputado José Candido.
“Trabalhamos muito na elaboração de um projeto de lei, sempre pensando no
melhor para a população e tê-lo aprovado nesta Casa e sancionado pelo
governador é muito difícil. Fico feliz em poder continuar contribuindo para a
efetivação dos direitos das pessoas”, disse.


A lei determina ainda que a
empresa deverá enviar o contrato até o décimo quinto dia útil após a efetivação
verbal do mesmo. E que o consumidor terá o prazo de sete dias úteis, após o
recebimento do contrato, para rescindi-lo de forma unilateral.


Fonte:Orkut

Chavedar explica por que adiou a reunião do Comphap

A coluna publica a mensagem enviada pelo secretário de Planejamento e presidente do Conselho do Patrimônio Histórico de Mogi, João Francisco Chavedar, via Coordenadoria de Imprensa, acerca de notas publicadas neste espaço, no último final de semana: "Fui convocado pelo Ministério dos Transportes - DNIT para uma reunião no dia 20 de setembro [hoje], às 11 horas, em Brasília. Tal reunião terá como pauta a continuidade do processo de implantação dos viadutos de Jundiapeba e Cavalheiro Nami Jafet. Tanto o sr. prefeito como o Gabinete do prefeito entendem que a implantação destas obras é de vital importância para o desenvolvimento urbano da nossa Cidade. A reunião do Comphap marcada para o dia 20 de setembro seria a primeira reunião efetiva de trabalho dos novos conselheiros, onde, conforme pauta enviada a todos, deliberaríamos sobre diversas questões importantes, tais como: revisão da lei de criação do Comphap, andamento de processos, apresentação do inventário de imóveis no perímetro histórico das Igrejas do Carmo, criação de grupos de trabalho, entre outros assuntos. Entendi que, sendo a primeira reunião, tais assuntos importantes não poderiam ser apresentados para a deliberação dos conselheiros sem a presença efetiva do presidente e dos membros representantes da Secretaria Municipal da Cultura, até porque, todas as discussões sobre a pauta da reunião, bem como das deliberações foram discutidas sem a presença de outros membros do Comphap, inclusive do vice-presidente. A partir da importância da reunião no Ministério dos Transportes e da importância da minha presença na condução dos trabalhos na reunião, também, no dia 20 de setembro do Comphap, e a impossibilidade de alterar a data da reunião em Brasília, optei em alterar a data da reunião do Comphap para o próximo dia 27 de setembro, conforme ofício (ofício nº 40-09/2011) enviado a todos os conselheiros do Comphap no último dia 15 de setembro.
São estes os fatos a serem colocados, salientando que na última reunião do Comphap realizada no mês de agosto de 2011, onde foram eleitos os membros representantes da diretoria, não me coloquei como candidato a presidente do Conselho, tendo sido indicado por vários conselheiros presentes e eleito pela maioria dos votos naquela ocasião."


Fonte:O Diário de Mogi



Passagens de nível afetam trânsito

Alexandre Barreira
As passagens de nível existentes em Mogi das Cruzes foram eleitas por alguns mogianos como um dos piores pontos da Cidade, ganhando 13 referências de 40 possíveis votos (32%). A reportagem de O Diário percorreu todos os locais do Município onde ainda há este tipo de construção e verificou que elas representam um grande atraso, afetando principalmente o trânsito, que fica caótico cada vez que as cancelas precisam ser fechadas para a passagem de uma composição da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).


As passagens de nível fazem parte da peculiaridade de Mogi, o único município do Alto Tietê que, cortado pela linha do trem, ainda mantém este tipo de construção arcaica, que paralisa, em média a cada quatro minutos e meio, todo o fluxo de trânsito - de veículos e pessoas - que passam pelo local.


Em todos estes acessos foi verificado trânsito parado durante a passagem do trem, desrespeito ao fechamento da cancela – em alguns casos, motos, pedestres e ciclistas ignoram o bloqueio e sinal sonoro e atravessam a linha -, além de acúmulo de pedestres, que já que em locais onde há a passarela, esta é totalmente ignorada.


O percurso feito pela reportagem de O Diário teve início na passagem de nível existente entre a Avenida Guilherme Giorgi e as ruas Áurea Martins dos Anjos e Adriano Pereira, em Jundiapeba. No local, há uma cancela simples, que ao ser acionada apenas delimita a passagem de nível dos veículos, deixando brechas para que pedestres, motociclistas e ciclistas passem livremente pelo local, desrespeitando a sinalização e colocando a vida em risco.


Acidentes, aliás, são comuns no cotidiano do comerciante Manoel Souza Carvalho, que concorda com o resultado da pesquisa feita pelo jornal. "Sem dúvida que as passagens de nível são as piores coisas da Cidade. Aqui, por exemplo, já testemunhei acidentes com morte. O pessoal não respeita a sinalização. A solução seria a construção de um viaduto e de uma passarela, além da desativação da estrutura.


O motorista Vágner Queiroz Galvão concorda com o comerciante. "Aqui é bastante perigoso porque o pessoal não respeita. Acho que deveria haver uma ligação melhor entre Mogi e Suzano sem a necessidade de atravessar a linha do trem", afirmou. "Era preciso ter uma passarela para os pedestres. Os carros necessitam de outra alternativa", completou o operador de caldeira João Gerônimo.


Na passagem de nível que liga as avenidas Valentina Mello Freire Boreinstein e Governador Adhemar de Barros, em Braz Cubas, o acúmulo de veículos atrapalha o fluxo de trânsito nas imediações do local. "Aqui muita gente reclama porque não tem paciência para esperar. Além disso, há a questão da segurança, que mesmo com os funcionários da passagem de nível avisando com apitos que as cancelas serão fechadas, tem motorista que faz questão de acelerar e se arriscar no local", descreveu Fátima Sabino, dona de um comércio há oito anos nas proximidades da passagem de nível da Avenida Valentina Mello Freire Borenstein.


Neste local, há um fato curioso. Mesmo com o viaduto Argêu Batalha a cerca de 200 metros da passagem de nível, muitos motoristas preferem passar pelo local para acessar o outro lado da Cidade.


Na passagem de nível que liga as avenidas Governador Adhemar de Barros e Cavalheiro Nami Jafet, o serralheiro José Adílson Bandeira resume bem a situação do local: "Aqui o negócio é feio mesmo. O trânsito fica parado e tem gente que não respeita a sinalização. Vamos ver se desta vez estes tais viadutos que todo mundo está falando saem do papel", declarou o comerciante.


O aposentado Sérgio Costa disse que é preciso fechar as passagens de nível para os carros e construir passarelas direcionadas aos pedestres nestes locais. "Sei que os carros vão ter viadutos, mas e nós que andamos a pé? Tem que haver mais passarelas", disse, reforçando que realmente as passagens de nível deixam Mogi com aspecto de cidade antiga. "Se sair o viaduto, tomara que não mexam comigo aqui", disse Inocência Maria da Silva, que mora na Avenida Cavalheiro Nami Jafet.


Na passagem de nível da Rua Presidente Campos Salles, mais próxima do Centro de Mogi, o problema maior é quando o intervalo se reduz o intervalo dos trens. Neste caso, o acúmulo de veículos chega a travar parte da Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco (Avenida dos Bancos) em alguns momentos do dia.


Na Praça Sacadura Cabral, também citada como um dos pontos mais feios de Mogi na enquete feita por O Diário e publicada no último domingo, a situação fica ainda mais complicada. "Todas as cidades têm um portal de entrada, bonito e imponente, que caracteriza o local quando as pessoas chegam de fora. Aqui em Mogi, a primeira coisa que os visitantes veem é esta cancela fechada, com o trânsito travado. É um absurdo", descreveu o taxista Jorge Mello.


Neste local, a disputa por espaço entre carros, motos, ônibus e pedestres é intensa, logo depois da abertura da cancela. Mas o movimento logo para, porque mais um trem está chegando.


Por fim, na passagem de nível da Avenida Dr. Deodato Wertheimer, o fluxo de veículo é apenas no sentido Centro-Bairro. Mesmo assim, o acúmulo que se segue com o fechamento da cancela chega até a Rua Dr. Ricardo Vilela, travando parte do trânsito nas proximidades desta via. "Já ocorreram alguns acidentes aqui. O pessoal não respeita muito", declarou o comerciante Shigeyasu Nakano.


Fonte:O Diário de Mogi

Plano para lixo tem prazo até 2012


DISCUSSÃO Representantes de vários setores participaram ontem do seminário “Lixo: Qual a Solução?”
MARA FLÔRES
Os consórcios de municípios terão prioridade na liberação de recursos do Governo Federal para adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, cujo prazo para implantação é 2014. Este foi o recado dado ontem pelo secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, aos participantes do seminário "Lixo: Qual a Solução?", promovido pela Frente Parlamentar contra a Implantação do Aterro Sanitário em Mogi das Cruzes. Ele lembrou que os planos municipais para os resíduos sólidos deverão ser apresentados até agosto do ano que vem, o que se mostra um dos grandes desafios para o Alto Tietê, que mesmo diante de sérios problemas neste setor, ainda engatinha na elaboração de propostas para solução do lixo.


"Estamos aqui falando em tecnologia de plasma para destinação final do lixo, mas não temos o básico, que é um plano municipal de resíduos. O prazo é agosto de 2012 e não vejo nenhuma mobilização na Cidade para que isso seja feito", observou Marco Soares, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes e um dos líderes do movimento "Aterro, não!".


Aliás, nenhum representante da Prefeitura de Mogi participou do evento, que reuniu técnicos do Governo do Estado, Governo Federal e empresas privadas, além de vereadores e dos deputados estaduais Luiz Carlos Gondim (PPS) e Alencar Santana (PT), da Frente Parlamentar, assim como o deputado federal Junji Abe.


Embora não tenha ficado até o final, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Abel Larini (PR), que é prefeito de Arujá, escutou atentamente a explanação do secretário do Ministério do Meio Ambiente sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. "Essa discussão é importantíssima para o Alto Tietê, que tem problemas sérios com os resíduos sólidos e busca justamente uma alternativa conjunta para destinação do lixo que é gerado pelos nossos municípios", ressaltou.


Nabil Bonduki adiantou que o Governo Federal ainda formata o modelo de financiamento, com recursos do PAC de Resíduos Sólidos (incluso no PAC-2), para que as prefeituras possam elaborar os planos municipais e, principalmente, colocá-los em prática até 2014. "Mas será dada prioridade para alguns eixos. Os consórcios entre municípios terão prioridade na liberação de recursos, assim como as cidades que tiverem seus planos municipais e, também, aquelas que realizam ações de coleta seletiva", informou o secretário do Ministério. "E, nos planos municipais, não pode ser um cola e copia. Os planos devem ser efetivos e aplicáveis para gerar resultados", acrescentou.


Sobre os projetos de novos aterros sanitários, como o que Mogi das Cruzes luta para impedir a instalação, Bonduki ressaltou que eles até podem ser uma solução, mas unicamente para a destinação final dos rejeitos que não tiverem nenhum outro aproveitamento. "Primeiro é preciso reaproveitar tudo o que for possível. Para o que sobrar, o aterro pode ser uma solução, desde que atenda todos os requisitos da legislação", argumentou.


Nos próximos dias 10 e 11, o Ministério do Meio Ambiente irá realizar, em São Paulo, a audiência pública estadual que vai discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde o ano passado.


Fonte:O Diário de Mogi

Estudo vê prejuízo com Emenda 29


POLÊMICA Antes mesmo de receber a proposta dos deputados, líderes do PT e do PMDB já se confrontam em torno de quem vai pagar a conta


BRASÍLIA
Apresentada à sociedade como uma conquista para melhorar a área social do País, a Lei Complementar (306/08), que regulamenta a Emenda 29 e terá sua votação concluída na amanhã, pode, ao invés de aumentar, diminuir o montante de dinheiro para investir na saúde pública. Esta polêmica será decidida no Senado e, antes mesmo de receber a proposta dos deputados, líderes do PT e do PMDB já se confrontam em torno de quem vai pagar a conta.


Do jeito que está, a lei tem um dispositivo, no parágrafo 2º do artigo 6º, que retira as verbas do Fundeb (Fundo de Valorização do Profissionais de Educação) da base do cálculo do porcentual de recursos a serem aplicados pelos 26 Estados e o Distrito Federal (DF). Ao tirar os R$ 58 bilhões do Fundeb da base de cálculo, a perda estimada pelos consultores técnicos da Câmara é que o Sistema Único de Saúde (SUS) terá menos R$ 7 bilhões anuais.


O líder do PT no Senado e ex-ministro da Saúde do governo Lula, Humberto Costa (PT-PE), admite que pode haver uma queda de recursos para a saúde. Adianta, porém, que "já foi firmado um compromisso com a Câmara e com governo para corrigir o artigo" e garantir investimento extra de R$ 5 a R$ 6 bilhões dos Estados. O problema é que o presidente nacional do PMDB e senador Valdir Raupp (RO) diz que seu partido não fez acordo algum.


"O PMDB ainda vai discutir o assunto, mas os Estados não podem pagar sozinhos esta conta. A União vai ter que se comprometer com algo a mais", disse Raupp. Ele sugere que o governo federal comece a pensar em taxar bebidas e cigarros que, segundo seus cálculos, renderia cerca de R$ 4 a 5 bilhões anuais para a saúde.


"É um absurdo o que vamos fazer. Estamos vendendo a ilusão de que a emenda resolverá tudo, mas não tem dinheiro público novo para a saúde", analisa o presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, preocupado com o desconhecimento dos prefeitos sobre o teor da proposta.


O líder do PT no Senado destaca que, na contabilidade rigorosa dos técnicos, a grande maioria dos Estados - 17 dos 27, incluindo o Distrito Federal - não cumpre o piso de investimentos obrigatórios, isto é, não investem o mínimo de 12% do orçamento em saúde pública. Na falta de uma regra definida - falha que a lei complementar pretende suprir -, alguns porcentuais são inflados, por exemplo, com o pagamento de planos de saúde de servidores públicos estaduais.


"Costa pode falar pelo PT. No PMDB isso não foi discutido e não vejo como os senadores poderão transferir mais encargo para os Estados que eles têm a obrigação de defender no Senado", reage o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).


No que depender dos municípios, onde a proximidade entre o cidadão e o poder público já faz a demanda bater direto na porta das prefeituras, a situação também não vai mudar. A pressão popular permanente faz com que os prefeitos invistam em saúde quantias bem acima do piso de 15% do orçamento municipal. Prova de que a pressão funciona é que a média nacional dos investimentos das prefeituras brasileiras está na faixa dos 18% a 25%.


Fonte:O Diário de Mogi

Senac

Uma carta do diretor regional do Senac de São Paulo, Luiz Francisco de Assis Salgado, ao prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), alerta a Prefeitura de Mogi sobre a possibilidade da cidade perder a unidade da entidade. O motivo: problemas com a documentação do imóvel onde funcionou, no passado, a fábrica da NGK, na rua Flaviano de Melo esquina com a rua Tenente Manoel Alves, no centro.
Daniel Carvalho



Usucapião
A direção do Senac revela que recebeu um e-mail do secretário de Assuntos Jurídicos, José Antonio Ferreira Filho, com considerações que podem atrapalhar a instalação da unidade, principalmente pelo fato de a Prefeitura não ter obtido ainda a propriedade do imóvel, mas somente a posse. O imóvel não se encontra em nome da Prefeitura no registro imobiliário: "Fomos informados de que existe ação judicial de usucapião em trâmite proposta pela Prefeitura, com a pretensão de regularizar a situação registral do bem, medida que se encontra em fase processual inicial (citação dos confrontantes)". 


Sem registro
Para resolver este problema, uma das opções estudadas pela administração municipal é um simples convênio com entidades privadas para a cessão temporária do imóvel, mediante autorização da Câmara. Outra seria a formalização de concessão administrativa do imóvel para finalidade educacional: "Entretanto, vez que a Prefeitura não figura no registro imobiliário como proprietária do imóvel, nenhuma dessas alternativas confere a segurança jurídica exigida pela política do Senac, dado o alto investimento que a instalação de uma unidade desse porte demanda", afirmou Salgado.


Outro imóvel
Segundo ele, o Senac não poderá aceitar o imóvel descrito antes que a Prefeitura obtenha a sua propriedade, mas reafirma o interesse de implantar a unidade desde que o município indique outro imóvel ou resolva a pendenga. 


Alfinetada
O secretário de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, deixou bem claro ontem que não se colocou como candidato à presidência do Conselho Municipal de Preservação Histórica, Artístico e Paisagístico (Comphap), mas sim foi indicado pelos conselheiros presentes e eleito presidente pela maioria dos votos durante a última reunião do órgão em agosto, quando foi eleita a atual diretoria. 





Pinhal x Chavedar
A resposta seria uma espécie de cala-boca ao arquiteto Paulo Pinhal, que é o seu vice-presidente e criticou a postura de Chavedar por desmarcar a reunião de hoje para tratar de questões como a revisão da lei de criação do Comphap, andamento de processos, inventário de imóveis no perímetro histórico das Igrejas do Carmo, entre outros assuntos. 




Viadutos
Chavedar alega que foi convocado pelo Ministério dos Transportes para uma reunião em Brasília, que terá como pauta a continuidade do processo de implantação dos viadutos de Jundiapeba e avenida Cavalheiro Nami Jafet, algo essencial para o futuro da cidade.




Entrelinhas
Nas entrelinhas, a guerra de foice entre Pinhal e Chavedar é outra: assim que assumiu como secretário de Planejamento na primeira gestão do ex-prefeito Junji Abe, os arquitetos acreditavam que, enfim, com um secretário na administração municipal, seriam valorizados: o relacionamento com a Prefeitura melhoraria e sairia do papel a proposta de modernização da cidade. Eles acham que Chavedar esquece que também é um arquiteto. 
Adriano Vaccari





Téte à téte
A inauguração da Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure), na sede do Corpo de Bombeiros, no último sábado, rendeu algumas cenas pitorescas no quadro político: uma delas, o tricô registrado pelo fotógrafo Adriano Vaccari entre dois antigos desafetos, o deputado federal Junji Abe (PSD) e o vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo (PSB), o Chico Bezerra, hoje "mui amigos". 




Costura
Em nível nacional, o PSB está tentando costurar uma parceria com o PSD de Gilberto Kassab. As duas legendas podem se aliar num futuro bem próximo na esfera federal para obter maior representatividade na Câmara dos Deputados.


Mamografias
Sobre a nota publicada na coluna de domingo, que aborda o comentário da mogiana Vanda Silva no Facebook sobre a fila para a realização de mamografias na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu ontem que o caso de Vanda consumiu mais tempo do que o habitual porque as funcionárias do setor de agendamento não conseguiram contato com a paciente em nenhum dos números de telefone que ela assinalou em sua ficha de atendimento. O problema é recorrente, e a Prefeitura pede para que as pessoas coloquem em seus cadastros números de telefone utilizados diariamente.


Fonte:Mogi News

Brás Cubas Estado garante obras em Fórum

Secretário-adjunto de Justiça afirmou que a unidade mogiana é prioridade e que obras devem começar em 2012
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Fórum de Brás Cubas é considerado um dos piores do Estado de São Paulo em infraestrutura; pedido de reforma é antigo na cidade
As obras de reforma e ampliação do Fórum de Brás Cubas estão garantidas. A certeza foi dada à equipe de reportagem do Mogi News em ofício encaminhado pelo secretário-adjunto de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luís Daniel Pereira Cintra. 
De acordo com ele, o Fórum mogiano é prioridade na pasta estadual e apenas o projeto impede a execução da obra. No mês passado, o projeto executivo foi encaminhado à Coordenadoria de Processos Seletivos e provavelmente estará pronto no fim deste ano.


De acordo com Cintra, as obras no Fórum, considerado um dos piores de todo o Estado de São Paulo, devem começar já no início de 2012. 
Na tarde de ontem, o secretário-adjunto teve de cancelar, de última hora, uma audiência pública às 16h30, em que ele receberia o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (DEM), além do vereador Ge-raldo Tomaz Augusto (PMDB) e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Soares. Ainda não há data para o próximo encontro.


Cintra encaminhou o ofício ao Mogi News no dia 12 deste mês. Além de garantir a reforma e a ampliação do Fórum de Brás Cubas, ele "esclareceu" informações colhidas durante a audiência entre Marco Soares e outras autoridades da cidade, como o chefe de Gabinete de Mogi das Cruzes, Sérgio Marrano, com o presidente do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo, o desembar-gador José Antonio Bredan. 
Neste encontro, ocorrido no dia 6 deste mês, Bredan defendeu as obras na unidade e cobrou que Prefeitura e deputados da cidade pressionassem a secretaria para que houvesse recurso para o trabalho necessário.


No ofício, o secretário-adjunto afirmou que estão sim entre as prioridades da secretaria as obras de reforma e ampliação do Fórum de Brás Cubas e que elas ainda não foram iniciadas por dois motivos: por divergências que existiam em relação ao projeto básico apresentado, somente superadas no fim do primeiro semestre; e porque o projeto executivo, já encaminhado à Coordenadoria de Processos Seletivos no início do mês de agosto, ainda não foi concluído.


O secretário-adjunto disse ainda que "é provável que (a conclusão do projeto) aconteça até o fim deste mês, de tal sorte que o início delas (obras) deve acontecer no começo do ano vindouro (próximo)".


As obras, que têm valor estimado em R$ 3,5 milhões, chegaram a ser incluídas no cronograma de reformas deste ano do TJ, mas foram impossibilitadas pelo corte no Orçamento estadual.




Fonte:Mogi News

Atendimento UBS Jundiapeba passa a oferecer exame de raio X

Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Comissão esteve ontem na unidade para vistoriar as obras
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 24 horas de Jundiapeba inaugura nesta sexta-feira o aparelho de raio X. A unidade passou por uma série de melhorias para a instalação do equipamento que tem a capacidade de realizar 2.500 exames por mês. Ontem pela manhã, a Comissão de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara de Mogi das Cruzes vistoriou o local. O presidente do grupo, vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB), afirmou que a obra está dentro do esperado. O secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, e a secretária-adjunta de Obras, Rita Pomares, acompanharam a visita.


Foram investidos cerca de R$ 200 mil para fazer as melhorias do prédio, que incluem adequação dos banheiros para pessoas com deficiência e pintura de toda estrutura. "Fizemos a ampliação para a sala onde será colocado o aparelho, além da construção de rampas de acesso", explicou Cusatis. Ele ressaltou que as pessoas que residem nas proximidades serão as mais beneficiadas. "Temos as unidades de saúde nos bairros Nove de Julho, Quatinga e Nova Jundiapeba. Todos os pacientes poderão utilizar do serviço de raio X dessa unidade. Acredito que isso ajudará no atendimento de pelo menos 80 mil pessoas", acrescentou.


O secretário informou que os atendimentos agendados na unidade voltarão a ser realizados: "Para fazer a reforma tivemos de deixar de prestar esse atendimento, mas a partir da inauguração eles voltarão. Essa unidade realiza cerca de 3.500 mil atendimentos de urgência e emergência por mês e outros 1.200 mil agendados. Ela tem o diferencial de possuir três médicos para atender de dia e outros dois à noite."
Jolindo Rennó afirmou que o serviço foi executado como planejado. "A obra está dentro da normalidade. Tudo o que estava previsto no projeto foi executado. O raio X digital foi o ganho mais importante para a população. O Única (Unidade Clínica Ambulatorial) também vai complementar o atendimento dessa região prestando o atendimento de especialidades", ressaltou.


Pelo menos dez obras na área da saúde estão em andamento na cidade.


Fonte:Mogi News

Alternativas para a destinação do lixo

Adriano Vaccari

Alternativas para a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos foram apresentadas durante o seminário "Lixo: qual é a solução?", realizado na noite de ontem, no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). O evento foi organizado pela Frente Parlamentar contra a implantação do aterro sanitário em Mogi das Cruzes, grupo coordenado pelo deputado estadual mogiano Luiz Carlos Gondim (PPS). O deputado federal Junji Abe compareceu ao seminário, assim como representantes do movimento popular Aterro Não! Eles entregaram aos presentes um "manifesto mogiano pela sustentabilidade". "Vamos elaborar juntos (movimento e parlamentares) uma lei que proibirá o processo de enterrar lixo no País", destacou Junji Abe durante seu discurso.


Fonte:Mogi News

Segurança Mogi tem 11 acidentes por dia

Secretaria de Transportes revela: cidade teve 2.433 acidentes entre janeiro e julho
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Acidente envolvendo Fusca e mais dois veículos, na semana passada, deixou cinco pessoas feridas
Onze acidentes de trânsito diários ocorreram, em média, nos sete primeiros meses deste ano em Mogi das Cruzes. Dado da Secretaria de Transportes revela que foram 2.433 ocorrências entre janeiro e julho de 2011, o que significa algo em torno de 347 por mês. O levantamento da Secretaria foi divulgado pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura ontem, primeiro dia da Semana Nacional de Trânsito, que conta com uma série de eventos voltados à educação e segurança de motoristas e pedestres.


Hoje, às 8 horas, uma palestra sobre trânsito seguro vai ocorrer na Escola Municipal Adolfo Martini, localizada na Vila Industrial. Em Mogi, a Semana Nacional do Trânsito foi lançada ontem, também com uma palestra sobre direção defensiva, em uma empresa do distrito de César de Souza. A programação segue até sexta-feira com uma blitz educativa na avenida Narciso Yague Guimarães a partir das 9h20 de amanhã e mais duas palestras a serem realizadas na Escola Municipal Professora Wanda de Almeida Trandafilov, no Parque São Martinho (segurança no trânsito) e no auditório do Tiro de Guerra (com o tema Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito), no Mogilar.


Não está prevista para Mogi a exposição de veículos destruídos em acidentes em pontos da cidade como farão outros municípios do País, entre os quais, na região, Itaquaquecetuba. A medida, onde é tomada, pretende chamar a atenção de motoristas sobre a gravidade e, principalmente, os riscos de morte neste tipo de situação.


No último dia 23, uma colisão - cujas causas não foram explicadas - tirou a vida do pintor Roberto Rodrigues de Godoy, de 56 anos. Ele foi atropelado por uma moto ao tentar atravessar um trecho da Via Perimetral, na Vila da Prata. Em março último, o empresário Alexsandro Gulpian Torres, 29, morreu em um acidente de trânsito ocorrido na avenida Lourenço de Souza Franco. O veículo em que o empresário estava bateu em um poste. A avenida que liga Jundiapeba a Brás Cubas é uma das mais movimentadas de Mogi e foi a quarta em número de acidentes no ano passado (168). É considerada uma das mais perigosas do município.


Década
Em março do ano passado, durante Assembleia Geral, a Organização das Nações Unidas proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.


Fonte:Mogi News