domingo, 30 de julho de 2017

41 médicos se inscrevem em processo seletivo de Suzano

Próxima etapa será a prova escrita, prevista para acontecer no dia 6 de agosto, às 9 horas, em escola estadual
Por Marília Campos - De Suzano29 JUL 2017 - 11h00

Prefeitura deve divulgar lista definitiva de classificados em setembro
Foto: Arquivo DS


Quarenta e um médicos se inscreveram no processo seletivo para atuação na saúde suzanense. A próxima etapa será a prova escrita, prevista para acontecer no dia 6 de agosto, às 9 horas, na Escola Estadual (E.E.) Batista Renzi, das 9 às 11 horas. O resultado da lista definitiva de classificados deve ser divulgado em setembro, após a análise de títulos e recursos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até às 15 horas de ontem, 41 candidatos se inscreveram no processo seletivo. As inscrições estavam disponíveis deste o dia 24 de julho e se encerraram ontem. Não haverá prorrogação de prazo para inscrição. 

A rede municipal deverá contratar 20 novos médicos por meio do processo seletivo. A admissão será imediata e seguirá as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os profissionais atuarão no Pronto-Atendimento (PA) de Palmeiras, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e na rede de atenção básica de Suzano. Os classificados preencherão os cargos de clínico-geral 20 horas (3 vagas), clínico-geral plantonista 24 horas (6 vagas), pediatra plantonista 24 horas (1 vaga), ginecologista 20 horas (3 vagas) e psiquiatra 20 horas (7 vagas). Os salários variam de R$ 6.977 a R$ 7.697,05.

Os médicos selecionados vão suprir o déficit da rede, além de repor as vagas em aberto. "Este é um processo jurídico e administrativo, que tem como objetivo a reposição do quadro de médicos da rede municipal de saúde de forma emergencial", disse o chefe da pasta, Luis Cláudio Rocha Guilaumon.

A expectativa é de que o resultado final da lista de convocados seja divulgado em setembro. Um dos objetivos da secretaria, com as contratações, será expandir a estratégia de Saúde da Família e solicitar mais médicos ao governo federal, a fim de melhorar a cobertura na Atenção Básica. 

Fonte:Diário de Suzano

INFORMAçãO: Eleições de 2018 já começam a causar mudanças em partidos

 29 de julho de 2017  Informação  
Filiado há 12 anos no PT de Mogi das Cruzes, o microempresário Salvador Azambuja trocou a legenda pelo PDT, em busca de espaço para se candidatar a deputado estadual nas eleições do próximo ano. Azambuja era ligado ao grupo do vereador Rodrigo Valverde e conta que desde janeiro vinha tentando, sem sucesso, emplacar seu nome como virtual candidato a deputado pelo partido, algo que não teria sido aceito, segundo ele, pelos atuais “donos do partido” na Cidade, no caso, os vereadores Valverde e Iduigues Ferreira Martins. Diante dessa situação, Azambuja foi conversar com o ex-deputado e ex-prefeito de Guarulhos, futuro candidato a deputado federal, Sebastião Almeida, seu antigo colega de PT, atualmente filiado ao PDT. Almeida não só o recebeu de braços abertos, como o convidou a mudar de partido, acenando com a sonhada candidatura à Assembleia Legislativa. Azambuja não pensou duas vezes e sacramentou a mudança. O episódio envolvendo o dono de uma microempresa que compra, reforma e revende máquinas para indústrias metalúrgicas, pode ter sido o primeiro, mas certamente não será o último a provocar defecções internas em legendas partidárias. O mesmo ainda acontecerá em outros partidos para os ajustes necessários a abrigar candidaturas às próximas eleições. Mas há também uma outra leitura a ser feita do caso Azambuja. Se o PT realmente não lhe deu esperanças de candidatura, isso pode ser um sinal evidente de que o partido estuda o lançamento de algum outro nome, que tanto pode ser Valverde como Iduigues, ou ainda alguém da agremiação com mais capital político. A temporada de mudanças já começou, mas está apenas no começo. Muita coisa ainda deve vir pela frente.

Síndicos
Programado para ontem à noite, no Helbor Tower, o lançamento da entidade “Síndicos do Alto Tietê”, criada para reunir e defender os direitos dos síndicos dos edifícios e condomínios de Mogi das Cruzes e Região. Na reunião, a associação foi apresentada aos participantes junto com os benefícios que oferecerá aos profissionais. Também foram mostradas empresas parceiras do grupo e casos ligados a síndicos para um debate sobre os temas.

Grupo 300
O vereador Caio Cunha (PV) está recebendo inscrições de interessados em participar de seu “mandato colaborativo”, um grupo criado para oferecer sugestões para o trabalho do político junto à Câmara Municipal. Os interessados poderão, até terça-feira, dia 1º acessar o site oficial (www.somos300.com.br) e preencher o cadastro, se identificando e escolhendo a área onde gostaria de atuar, entre elas, educação, inovação e tecnologia, cultura, impacto social, participação e transparência, juventude, inclusão social, meio ambiente ou mobilidade urbana.


Workshops
O ex-prefeito e virtual candidato a deputado federal Marco Bertaiolli inicia no próximo dia 9 de agosto, uma série de workshops promovidos pelo PSD e destinados a prefeitos, secretários e agentes políticos do Alto Tietê e Vale do Paraíba. O evento, que acontecerá a cada 15 dias, terá como temas três livros de autoria do político, ligados à saúde, educação e empreendedorismo. Será entre 9 e 12 horas, na Sala de Convenção do Helbor Dual Patteo Mogilar, na Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 703.

Rotatória
O Movimento Braz Cubas em Ação manifesta total apoio à reivindicação do vereador Cuco Pereira (PSDB) para que a Secretaria Municipal de Transportes realize um estudo para abertura de uma rotatória na Rua Gutterman, sob a linha de alta tensão, em frente ao Largo da Feira, na sede do Distrito. A medida visa facilitar o retorno para São Paulo ou Vila Estação dos veículos que trafegam pela Perimetral e deslocamentos de veículos por aquela região.

Cotidiano
NOVIDADE  Prédio, na esquina das ruas Galdino Alves e João Cardoso Pereira, no Monte Líbano, que abrigará uma farmácia, já foi pichado em nome de Jesus. (Foto: Spartaco Da San Biagio)
NOVIDADE  Prédio, na esquina das ruas Galdino Alves e João Cardoso Pereira, no Monte Líbano, que abrigará uma farmácia, já foi pichado em nome de Jesus. (Foto: Spartaco Da San Biagio)
NOVIDADE Prédio, na esquina das ruas Galdino Alves e João Cardoso Pereira,
no Monte Líbano, que abrigará uma farmácia, já foi pichado em nome de Jesus. (Foto: Spartaco Da San Biagio)

Frase
Hoje vivemos um período de descrédito nas instituições e nosso objetivo será fazer com que as pessoas acreditem no Sindicato como um instrumento de luta dos trabalhadores.
Inês Paz, professora, sobre planos para maior projeção do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp)

Fonte:O Diário de Mogi

QUADRO DESTAQUE: Comerciantes vão se reunir para tratar da vida da região central de Mogi

29 de julho de 2017  QUADRO DESTAQUE  
O médico veterinário Marcelo Oliveira Lima convida para a reunião marcada para as 17 horas da próxima segunda-feira. (foto: Arquivo)
O médico veterinário Marcelo Oliveira Lima convida para a reunião marcada para as 17 horas da próxima segunda-feira. (foto: Arquivo)

DARWIN VALENTE
Neste exato momento, dois assaltantes tentaram roubar uma joalheria aqui na Rua Braz Cubas. A ação foi inibida por um dos funcionários que estava fora da loja e pediu ajuda no estacionamento em frente ao Bradesco. Esse tipo de problema persiste aqui no Centro da Cidade e é mais uma justificativa para nos unirmos em torno do Movimento Viva o Centro, que esperamos fundar na próxima segunda-feira.

O relato acima é do médico veterinário Marcelo Oliveira Lima e faz referência a uma reunião marcada para as 17 horas da próxima segunda-feira, no número 279 da Rua Braz Cubas, no Centro de Mogi, para a qual estão sendo convidados moradores de comerciantes e demais pessoas interessadas na região central da Cidade. No encontro deverá ser fundado o Movimento Viva o Centro, que terá como objetivo a valorização e melhoria da qualidade de vida do miolo da Cidade, tanto com apoio das autoridades, como por meio da participação comunitária de seus habitantes.


No convite encaminhado especificamente aos comerciantes da área central, Lima lembra que “já faz parte da nossa realidade a discussão pela permanência do estacionamento na Rua Coronel Souza Franco, a liberação de estacionamento após as 20 horas na Rua Braz Cubas, a criação de vaga de estacionamento de carga e descarga e a ampliação de medidas de segurança”, mas o movimento a ser criado pretende ir além desses temas, abordando outros aspectos relativos à vida na área central de Mogi.

Em seu manifesto-convite, o idealizador do Movimento Viva o Centro enumera sete pontos considerados as “finalidades institucionais” do grupo, que terá prazo de duração indeterminado e que são os seguintes:

1 – Contribuir para a revalorização histórica, arquitetônica e urbanística; para o desenvolvimento humano e social; para evolução cultural em todos os aspectos; para pesquisa, o estudo e desenvolvimento das ciências e da educação e demais atribuições, em benefício da região central da Cidade de Mogi das Cruzes.

2 – Armazenar e divulgar dados e informações sobre o Centro.

3 – Servir de comunicação entre os membros do movimento e os órgãos e entidades de caráter público ou privado que tenham responsabilidade sobre o Centro ou concordem com os interesses do Movimento.

4 – Proteger, em Juízo e fora dele, o meio ambiente, o comerciante, o consumidor, a ordem econômica, a livre concorrência e o patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico do Centro.


5 – Produzir, sistematizar, disponibilizar e divulgar conhecimento e informação sobre metrópoles e os centros metropolitanos.

6 – Realizar, com recursos próprios ou por meio de patrocínio de membros ou de terceiros, cursos, palestras, conferências e seminários.

7 – Contratar, coordenar e fiscalizar serviços de manutenção e zeladoria urbana no Centro, com recursos próprios ou por meio de patrocínio de membros ou terceiros.

A reunião da próxima segunda-feira estará aberta a comerciantes, moradores e outros interessados na preservação e melhorias da área central de Mogi das Cruzes, por meio da fundação do Movimento Viva o Centro.

Fonte:O Diário de Mogi

refinanciamento: Refis vai atender a população por meio do site da Prefeitura

Atendimento online facilitará o mogiano, que poderá quitar ou parcelar suas dívidas sem ter que sair de casa
Foto: Ney Sarmento/PMMC


Junto com a novidade, prefeito anunciou outras ferramentas tecnológicas em Mogi
A Prefeitura de Mogi das Cruzes lança na próxima terça-feira o Programa Especial de Refinanciamento de Débitos (Refis), que terá duração de 90 dias. A negociação também poderá ser feita de forma online, por meio do site da administração municipal. A novidade foi anunciada na manhã de ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) durante o evento de apresentação das novas ferramentas tecnológicas que foram acrescentadas à carta de serviços das Secretarias Municipais para proporcionar mais facilidades aos mogianos (leia mais abaixo e na página 4).
"Nós estamos colocando o Refis no site para facilitar o atendimento da população. Com isso, o cidadão acessa o portal e solicita em quantas vezes deseja parcelar a dívida. O objetivo do programa de refinanciamento é permitir que as pessoas que não conseguiram cumprir com os seus compromissos possam colocar os débitos em dia. Com essa ferramenta é possível fazer isso indo até o balcão ou mesmo sem sair de casa", disse.
Para realizar o refinanciamento online basta acessar o site da administração municipal (www.mogidascruzes.sp.gov.br) e buscar por "Refis". Na tela do programa será necessário informar os dados do imóvel para que os débitos existentes apareçam. Em seguida é só escolher a opção "Refis" e selecionar a melhor forma de parcelamento, já que o sistema simula os valores com base no número de parcelas desejadas. Por fim, é só imprimir o boleto para pagamento.
A ferramenta estará disponível apenas na próxima segunda-feira, quando o programa for lançado.
Refis
Conforme já noticiado pelo Grupo Mogi News, a pretensão da administração municipal é arrecadar R$ 50 milhões com a realização do Refis. Deste total, R$ 10 milhões deverão ser recolhidos já no primeiro momento com o pagamento à vista. Já os outros R$ 40 milhões, no período de até seis anos.
O projeto de lei que instituiu o programa foi aprovado pela Câmara no último dia 11. Por meio dele os mogianos poderão refinanciar as dívidas fiscais com anistia total ou parcial de juros de mora e multas num prazo de 90 dias.
A isenção total dos juros e multas será aplicada em caso de pagamento à vista. Já o devedor que pagar 15% do débito e parcelar o restante em até 12 parcelas iguais e consecutivas poderá obter 90% de redução dos juros e multas. Além disso, para aqueles que efetuarem o pagamento de 15% da dívida e parcelar o restante em até 24 vezes, a anistia será de 80%.
Semae terá agência virtual
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) lançará na próxima quarta-feira uma "Agência Virtual"
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) lançará na próxima quarta-feira uma "Agência Virtual". Por meio do portal serão disponibilizadas ferramentas que trarão facilidades e mais agilidade no atendimento da população.
O novo canal funcionará por meio do domínio www.semae.sp.gov.br. Nele, o consumidor poderá encontrar serviços como segunda via do carnê, emissão e verificação de certificado negativo, verificação, entre outros. Além disso, também será possível acompanhar o status da demanda do imóvel, como solicitação de reparo para vazamentos de água e esgoto, limpeza de fossa, entre outros. O objetivo da nova ferramenta é fazer com que o cidadão consiga solucionar problemas sem ter que se dirigir até posto de atendimento.
A novidade, que foi anunciada na manhã de ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), é mais um avanço no processo de modernização do atendimento realizado pela administração municipal. "Vivemos hoje em um mundo conectado e a Prefeitura tem condições de acompanhar essa evolução. Às vezes no poder público, até pela questão da burocracia, isso se torna mais difícil, mas a gente tem avançado nisso, podendo facilitar o dia a dia das pessoas", disse.
Outra ferramenta apresentada é o sistema de agendamento de serviços da Secretaria de Planejamento, que começa a valer a partir da próxima segunda-feira. Com ele, o atendimento do Departamento de Licenciamento de Obras Particulares e da Divisão de Parcelamento do Solo será feito com dia e horário marcados. O agendamento pode ser feito pelo site da Prefeitura.
Também no portal do município é possível participar das discussões sobre o Plano Plurianual 2017/2018, enviando sugestões. O acesso deve ser feito pelo www.mogidascruzes.sp.gov.br/ppa-participativo. No local, os mogianos poderão acompanhar a terceira audiência pública que será realizada na quarta-feira, no Jardim Layr.
Fatec
Durante o evento, a Prefeitura e a Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes (Fatec) anunciaram um plano de intenções para o desenvolvimento de um talonário eletrônico, que trará mais agilidade, por exemplo, na limpeza dos terrenos particulares. (S.L.)
Ferramentas online
Semae
Agência Virtual será lançada na próxima quarta-feira. 
Domínio: WWW.semae.sp.gov.br
Refis:
Será lançado segunda-feira. 
O refinanciamento pode ser feito também de forma online no site da Prefeitura. 

Segurança
Imagens de 23 câmeras de monitoramento gerenciadas pela Secretaria de Segurança Pública estão disponibilizadas no site da administração municipal.
PPA
É possível participar das discussões sobre o Plano Plurianual 2017/2018 e acompanhar audiência pública online, no site da Prefeitura. 

Planejamento
O atendimento do Departamento de Licenciamento de Obras Particulares e da Divisão de Parcelamento do Solo será feito com dia e horário marcados. O agendamento pode ser feito no site a partir de segunda-feira. 

Site da Prefeitura:
www.mogidascruzes.sp.gov.br

Fonte:Mogi News

Centro: Trecho da rua Deodato será fechado para obras do Semae

Interdição para obras da autarquia nesta segunda-feira será entre a rua Ricador Vilela e a passagem de nível
Foto:


Motoristas poderão utilizar o túnel ou a Campos Salles
A rua Doutor Deodato Wertheimer será interditada para o trânsito de veículos na próxima segunda-feira, no trecho entre a rua Doutor Ricardo Vilela e a passagem de nível sobre a linha férrea. A interrupção é necessária para a execução de obras pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e pelo Semae.
A interdição também faz parte do projeto para o fechamento definitivo da passagem de nível da rua Doutor Deodato Wertheimer. A medida faz parte do projeto do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biágio para melhorar o trânsito da região central, além de trazer benefícios para a operação da linha férrea, que é realizada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A administração municipal também conversou com a companhia estadual, que se mostrou favorável à medida, uma vez que beneficia a operacionalização do serviço de trens na cidade. Com o fechamento da passagem de nível, os motoristas que desejam atravessar a linha férrea poderão utilizar o túnel do Complexo Viário ou então a passagem de nível da rua Presidente Campos Salles, que pode ser acessada da região central pela avenida Governador Adhemar de Barros, que foi liberada para o trânsito no final de maio. Já os pedestres terão como opções para a travessia a passagem de nível da praça Sacadura Cabral e a passarela existente na rua Padre João.
Durante o período em que o trânsito na rua Doutor Deodato Wertheimer ficar interditado, o Semae fará serviços de implantação de redes secundárias para controle de perdas, substituição de ligações de água e desobstrução de redes de esgoto. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trabalhará na limpeza de redes de drenagem de águas pluviais e na manutenção de bocas de lobo. A previsão é de que todos esses trabalhos sejam concluídos em 20 dias.
Trânsito
A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem adotando uma série de medidas para melhoria do trânsito na região central da cidade e do transporte coletivo. Em abril, o Complexo Jornalista Tirreno Da San Biágio passou a receber 19 linhas municipais e intermunicipais, que utilizavam a passagem de nível da rua Doutor Deodato Wertheimer. Esta medida já representou um ganho de cerca de 10 minutos nas viagens em horário de pico.
Já no dia 29 de maio, a avenida Governador Adhemar de Barros foi liberada para a passagem de veículos entre as ruas Princesa Isabel de Bragança e Presidente Campos Salles. Na sequência, os ônibus de 10 linhas municipais que têm como destino o Terminal Central passaram a utilizar a avenida Governador Adhemar de Barros. A liberação da avenida Adhemar de Barros teve reflexos positivos em vias como as ruas Doutor Correa e José Bonifácio e a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.
Outra medida adotada foi a retirada de vagas de estacionamento nas ruas Coronel Souza Franco, entre as ruas Padre João e Presidente Rodrigues Alves, e Capitão Manoel Caetano, entre as ruas Coronel Souza Franco e José Bonifácio, incluindo duas vagas existentes entre a Coronel Souza Franco e a rua Barão de Jaceguai. O objetivo é possibilitar mais fluidez ao trânsito.
Por fim, no dia 3 de julho, começaram a operar 13 novas vagas de estacionamento controlado na rua Braz Cubas, próximo à praça Oswaldo Cruz.

Fonte:Mogi News

Segurança: Base da PM na Casa Branca será usada pela Guarda Civil

Prefeitura planeja entregar em setembro deste ano prédio da 1ª Companhia da Polícia Militar, no Jardim Vitória
Foto: Irineu Junior/Secop Suzano


Rodrigo Ashiuchi participou de uma reunião ontem com representantes da PM
A Prefeitura de Suzano planeja entregar em setembro deste ano o prédio da 1ª Companhia da Polícia Militar (PM). Localizado no Jardim Vitória, no cruzamento das ruas Luís Bianconi e José Renzi, o imóvel está sendo totalmente reformado pela administração municipal para estar apto a receber os oficiais da corporação. Com isso, a base da PM do bairro Casa Branca, situada na estrada dos Fernandes, vai conceder espaço aos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), que vão integrar forças no patrulhamento da região.
As medidas foram anunciadas durante reunião realizada na manhã de ontem entre o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) e o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (BPM/M), tenente-coronel Wagner Tadeu Matiota. O encontro serviu para que as autoridades debatessem sobre os trabalhos estratégicos relacionados ao combate à criminalidade no município.
Além do chefe do Poder Executivo suzanense e de Matiota, participaram da reunião o secretário municipal de Segurança Cidadã, Fátimo Rodrigues, além dos vereadores José Silva de Oliveira e Rogério Gomes do Nascimento. A audiência também foi mobilizada pelos parlamentares Leandro Alves de Faria e Edirlei Junio Reis.
De acordo com Ashiuchi, a decisão de implantar uma base da GCM no espaço que será desocupado pela PM será fundamental para o bom funcionamento dos trabalhos integrados entre o Poder Público Municipal e a corporação. Além disso, o gestor acredita que a iniciativa vai proporcionar uma maior sensação de segurança aos moradores do bairro Casa Branca.
"Com a mudança da base da PM para o novo prédio reformado, a comunidade dos Jardins Vitória, Carlos Cooper, Modelo e adjacências ganhará ainda mais segurança, uma vez que a 1ª Companhia abrange toda essa região. A decisão estratégica será muito bem aproveitada por todos, já que vamos fazer da base da PM, na estrada dos Fernandes, um espaço da GCM. Lembrando, também, que os policiais que ficam na base atualmente vão concentrar os trabalhos na estrutura da 1ª Companhia", explicou o prefeito de Suzano.

Fonte:Mogi News

Ferraz: Posto dos Bombeiros reabre

Base teve ações suspensas por falta de viaturas, que estavam quebradas e dependiam de reparos da Prefeitura
Foto: Daniel Carvalho


Reabertura ocorreu na noite de anteontem e bombeiros já voltaram às funções
Após mais de uma semana fechado, o posto do Corpo de Bombeiros de Ferraz de Vasconcelos foi reaberto na noite da última quinta-feira. Os agentes, que haviam sido transferidos temporariamente para Suzano e de outras cidades da região, retornaram para as suas funções na base.
O posto teve as operações suspensas por falta de viaturas, já que os dois carros utilizados para atendimento das ocorrências estavam quebrados e dependiam de manutenção, que é de responsabilidade da Prefeitura de Ferraz, conforme convênio firmado entre a administração municipal e o governo do Estado. O conserto dos carros se deu nesta semana, após o Executivo pagar pelo serviço. A expectativa é que esse tipo de custo continuem sendo pago pelo Poder Público conforme a necessidade, o que evitará uma nova suspensão das atividades.
Conforme a assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros informou na semana passada, o posto tem duas viaturas, sendo um auto bomba e uma unidade de resgate, além do efetivo de sete oficiais, sendo quatro bombeiros municipais e três do Estado.
"O efetivo foi redirecionado para outros postos dos Bombeiros da região devido às viaturas de combate a incêndio e resgate do município estarem inoperantes por problemas de manutenção. A Prefeitura de Ferraz foi orientada a realizar a manutenção conforme convênio firmado", explicou, por meio de nota enviada na semana passada. A corporação ressaltou ainda que, durante o período em que a cidade ficou sem o posto, a população foi atendida normalmente por meio do telefone 193.
IPTU
Desde 2014 existe em Ferraz a Taxa de Serviço de Bombeiros (TSB) ou taxa de incêndio para manutenção do serviço. O valor é cobrado no carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o não pagamento torna o contribuinte inadimplente. Toda a verba arrecadada para o custeio da corporação é gerida pelo Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros.
A Prefeitura não informou se essa taxa ainda é cobrada e nem de que forma o valor arrecadado é utilizado.

Fonte:Mogi News