domingo, 30 de julho de 2017

Ferraz: Posto dos Bombeiros reabre

Base teve ações suspensas por falta de viaturas, que estavam quebradas e dependiam de reparos da Prefeitura
Foto: Daniel Carvalho


Reabertura ocorreu na noite de anteontem e bombeiros já voltaram às funções
Após mais de uma semana fechado, o posto do Corpo de Bombeiros de Ferraz de Vasconcelos foi reaberto na noite da última quinta-feira. Os agentes, que haviam sido transferidos temporariamente para Suzano e de outras cidades da região, retornaram para as suas funções na base.
O posto teve as operações suspensas por falta de viaturas, já que os dois carros utilizados para atendimento das ocorrências estavam quebrados e dependiam de manutenção, que é de responsabilidade da Prefeitura de Ferraz, conforme convênio firmado entre a administração municipal e o governo do Estado. O conserto dos carros se deu nesta semana, após o Executivo pagar pelo serviço. A expectativa é que esse tipo de custo continuem sendo pago pelo Poder Público conforme a necessidade, o que evitará uma nova suspensão das atividades.
Conforme a assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros informou na semana passada, o posto tem duas viaturas, sendo um auto bomba e uma unidade de resgate, além do efetivo de sete oficiais, sendo quatro bombeiros municipais e três do Estado.
"O efetivo foi redirecionado para outros postos dos Bombeiros da região devido às viaturas de combate a incêndio e resgate do município estarem inoperantes por problemas de manutenção. A Prefeitura de Ferraz foi orientada a realizar a manutenção conforme convênio firmado", explicou, por meio de nota enviada na semana passada. A corporação ressaltou ainda que, durante o período em que a cidade ficou sem o posto, a população foi atendida normalmente por meio do telefone 193.
IPTU
Desde 2014 existe em Ferraz a Taxa de Serviço de Bombeiros (TSB) ou taxa de incêndio para manutenção do serviço. O valor é cobrado no carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o não pagamento torna o contribuinte inadimplente. Toda a verba arrecadada para o custeio da corporação é gerida pelo Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros.
A Prefeitura não informou se essa taxa ainda é cobrada e nem de que forma o valor arrecadado é utilizado.

Fonte:Mogi News