quinta-feira, 2 de abril de 2020

Deputada da região apresenta projeto para reduzir em 50% salários de parlamentares, governador, vice e secretários
Por Da região02 ABR 2020 - 14h50

Deputada propõe redução de salários
Foto: Divulgação

 A deputada estadual Alessandra Monteiro (Rede) protocolou dois Projetos de Lei que, segundo ela, podem endossar a luta dos paulistas contra os efeitos do COVID-19.

Os documentos propõe a redução de 50% nos salários de todos os deputados estaduais, além do governador, vice e secretários de estado. Se aprovadas, as novas regras devem ser aplicadas enquanto o estado de São Paulo estiver sob decreto de calamidade pública.

Estima-se que essa medida traria em torno de 13 milhões de reais até o final do ano, o repasse desses recursos podem ser dedicados às ações de combate ao contágio do Coronavírus e o apoio aos microempreendedores individuais (MEI) afetados pela crise.

A medida vem em um momento de grande preocupação em relação a dimensão do contágio do vírus em São Paulo e sobre os impactos econômicos que a pandemia irá causar em todo o mundo.

“Diante da atual crise líderes públicos precisam ser os primeiros a tomar atitudes exemplares. Por isso, apresento esse PL, o objetivo é diminuir despesas com privilégios da classe política e encaminhar mais recurso pro combate a COVID-19 e seus efeitos. Espero poder contar com o apoio dos demais deputados para a aprovação deste projeto”, declarou Alessandra.

O projeto já foi publicado no diário oficial e depende de comum acordo entre os 94 parlamentares da Assembleia Legislativa para avançar em sua tramitação.

 Medidas anteriores

Na semana passada a deputada mogiana também propôs indicações ao Governo do Estado e elaborou um Projeto de Lei pedindo a isenção total de cobrança de ICMS por 12 meses para itens essenciais no enfrentamento da crise. São eles: produtos de testagem e diagnósticos do Covid-19, respiradores e ventiladores pulmonares e álcool em gel 70%.

Fonte:O Diário de Suzano

‘Cuide da sua família e nos ajude a cuidar da cidade’, pede Ashiuchi

Prefeito de Suzano falou sobre ações no combate ao coronavírus e pede que suzanenses façam sua parte
Por Carolina Rocha - de Suzano02 ABR 2020 - 05h00

“Agora é o momento de estarmos juntos, batalhando numa guerra que é de todos contra o coronavírus”
Foto: Divulgação/Secop Suzano


O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, concedeu entrevista ao DS na última segunda-feira (30), para falar sobre as ações no combate ao coronavírus na cidade. Ashiuchi também falou sobre a possibilidade de prorrogação da quarentena e das perdas econômicas da cidade durante esse período.

Diário de Suzano: Antes de falar das ações no combate ao coronavírus, nós recebemos a informação de que ocorreu a primeira morte por Covid-19 na região, que foi um senhor de 81 anos, morador da cidade de Suzano. 

Rodrigo Ashiuchi: Primeiro, só para deixar bem esclarecido, que o óbito não aconteceu na cidade de Suzano, mas sim em São Paulo. Eu o conhecia, conheço a família e conversei com eles depois que eu soube do ocorrido. Ele tinha histórico de insuficiência renal e problemas cardíacos, então o coronavírus foi um dos problemas que acarretou o falecimento dele, mas ele já tinha um histórico, tanto pela idade e os demais problemas de saúde. Ele faleceu no hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, e por ele ser morador de Suzano, a morte entra para os números e estatísticas do município.

DS: Muitas ações em relação ao combate ao coronavírus têm sido feitas em Suzano. Domingo foi o primeiro dia em que os supermercados foram proibidos de abrir. Qual é o balanço que a prefeitura tem desse primeiro domingo? Os comerciantes acataram essa decisão?

Ashiuchi: Foram apenas dois casos de mercados que insistiram em ficarem abertos, mercados pequenos. Os grandes mercados, varejistas e atacadistas, entenderam a situação na cidade de Suzano. É importante frisar que essa medida foi tomada por alguns motivos. Um deles é que nós brasileiros vemos essa ida ao mercado também como um programa em família, então os supermercados estavam muito cheios, principalmente aos domingos. A gente espera que esse público seja diluído nos outros dias da semana. Outro motivo foi o de colocar normas por esse mesmo decreto, de espaçamento entre quem estiver nos caixas, proteção aos colaboradores, álcool em gel, máscara, ou aquela tela de acrílico. São vários fatores visando sempre a vida humana. 

DS: A quarentena na cidade foi decretada até o dia 7 de abril. Existe a possibilidade de prorrogar essa data? 

Ashiuchi: Depende dos números. É uma decisão que passa pelas mãos da prefeitura, mas ela tem um alinhamento com o Ministério Público, com a Câmara de vereadores, com a Associação Comercial, e também estamos vendo o posicionamento do governo estadual. Isso vai depender de vários fatores, mas no caso de Suzano, vai depender também do posicionamento da nossa equipe de Saúde e pelo seu comitê. O nosso intuito não é de prejudicar a economia, até porque a prefeitura depende dessa economia. Mas vamos fazer tudo com muito pé no chão e muita responsabilidade e prezando a vida. É hora de ser comedido, responsável, disciplinado e resolver da melhor maneira possível com Suzano fazendo sua parte.

DS: Recentemente recebemos a notícia de que o secretário de Saúde, Luis Cláudio Guillaumon estaria com suspeita de coronavírus, mas parece que o caso dele deu negativo. É isso mesmo?

Ashiuchi: Estamos monitorando principalmente todos os profissionais da área da saúde, que estão na linha de frente nesse processo. Existia uma possibilidade do nosso secretário ter o Covid-19, a gente pediu que ele ficasse afastado pelo final de semana observando e avaliando os sintomas. Ele fez o teste e deu negativo. Ela já vai retornar as atividades para combater esse mal que assola a cidade, o país e o mundo.

DS: O senhor anunciou na semana passada a criação de novos leitos na cidade. Como que isso vai funcionar na necessidade utilização desses leitos?

Ashiuchi: Vamos fazer uma estrutura na Arena Suzano, usando todas as suas salas e na quadra central. Vai virar uma grande referência nessa questão do coronavírus. A princípio, apenas na quadra central, nós vamos ter 40 vagas iniciais, com a possibilidade de chegar a 100 vagas dentro do complexo. O HC (Hospital das Clínicas), com a ajuda dos deputados estaduais e federais, estamos trabalhando para que seja aberto o quanto antes. O Hospital Regional de Suzano já assinamos o contrato com uma nova empresa, que está no processo de iniciar as obras no local. A Santa Casa adiantamos uma reforma que tinha no setor de fisioterapia, e vamos mudar temporariamente, o Pronto Socorro Adulto para lá, e até o final do semestre o PS Adulto vai começar a funcionar ali na Santa Casa mesmo. A UBS da Vila Amorim também está pronta, e nós só não abrimos ainda porque estamos usando todos os recursos humanos nessa questão do coronavírus.

DS: Qual a recomendação da Secretaria de Saúde quanto aos casos confirmados de coronavírus a cidade? Os funcionários têm acompanhado as famílias, como é feito esse acompanhamento?

Ashiuchi: O acompanhamento é padrão, feito por telefone. Essas pessoas estão em suas casas. A gente vê como está evoluindo o quadro de cada um, e caso haja uma piora, em uma questão respiratória, é tomada as devidas providências.

DS: Alguns comerciantes de Suzano são contra a quarentena. Inclusive na semana passada havia um protesto marcado, que acabou não acontecendo. O que o senhor teria a dizer para esses comerciantes?

Ashiuchui: Só peço aos comerciantes paciência para a gente não errar. Porque o erro nesse momento pode ser fatal, pode matar muitas pessoas, não só em Suzano como no Estado, como no país. A gente não pode ter os erros que outros países cometeram. Então nós estamos trabalhando com muito pé no chão aqui, com dados, com o pessoal da saúde monitorando constantemente. Estamos trabalhando também em sintonia com o Ministério Público, com a Associação Comercial e assim que tiver novidades, a gente vai repassando através dos veículos de comunicação para os comerciantes. Suzano não teve a manifestação, porque eu tenho um contato muito grande com os comerciantes. Então conversei com todos, eles entenderam o lado da prefeitura e estamos juntos.

DS: A Câmara Técnica de Finanças do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) fez uma reunião recentemente e projetaram uma perca na arrecadação de impostos de 20% nos municípios do Alto Tietê. Suzano trabalha com essa mesma projeção?

Ashiuchi: Eles foram até conservadores. Acredito que vai ser bem mais que isso, até porque depois que parou tudo, até voltar a engrenar tudo novamente demora um pouco. A gente projeta o cenário ruim que vai vir pela frente, mas a nossa preocupação no momento é com a família e com a saúde. Obvio que tenho que ter pé no chão como gestor e administrador, mas não adianta cuidar da finança e não cuidar de quem traz a finança, e o maior bem da cidade que são as pessoas.

DS: Qual é a mensagem final para o morador de Suzano, que vai passar o aniversário da cidade em meio a essa questão que é o coronavírus?

Ashiuchi: Agora é o momento de estarmos juntos, batalhando numa guerra que é de todos que é contra o coronavírus. Essa guerra é de todas as religiões, de todas as classes sociais, é de todos sem tirar ninguém. Espero que todos estejam mais solidários, mais amigos. Hoje a gente não pode abraçar, e nem pegar na mão de alguém, mas podemos dar uma palavra amiga, estarmos juntos, sermos parceiros. Essa é uma das maiores crises da humanidade, não só do século XXI, mas da humanidade. A mensagem que quero deixar é que o maior presente que podemos dar para a cidade, é cuidar daqueles que ela mais ama. A maior riqueza de Suzano são os seus 300 mil habitantes. O que eu espero agora no aniversário de Suzano é que cada um cuide da sua família e nos ajude a cuidar da cidade.

Fonte:O Diário de Suzano

Larissa Ashiuchi pede doações às vítimas do Covid-19: “Temos de evoluir e sair mais humanos dessa pandemia”

Por Redação -02/04/2020
Larissa Ashiuchi pede doações às vítimas do Covid-19: “Temos de evoluir e sair mais humanos dessa pandemia”
Larissa Ashiuchi pede doações às vítimas do Covid-19: “Temos de evoluir e sair mais humanos dessa pandemia”
A frente de uma campanha emergencial para o recolhimento e distribuição de alimentos para centenas de pessoas carentes, Larissa Ashiuchi pediu para que todos que façam doações ao Fundo Social de Suzano/ Foto: Divulgação
Câmara Municipal de Mogi das Cruzes 
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Suzano, Larissa Ashiuchi, fez um apelo aos suzanenses em sua participação, ao vivo, no “Café na Redação – Remoto”.

Confira a Live na íntegra

A frente de uma campanha emergencial para o recolhimento e distribuição de alimentos para centenas de pessoas carentes (que estão passando por mais dificuldades financeiras nesse período de isolamento social e fechamento do comércio), Larissa Ashiuchi pediu para que todos que façam doações ao Fundo Social de Suzano.

“Tem irmãos nossos, suzanenses que estão precisando de comida, precisando de sabonete e de utensílios básicos de limpeza. A quantidade de pessoas que procuram a Assistência Social e o Fundo Social de Suzano cresceu muito nos últimos dias e estamos fazendo um esforço enorme para ajudar a todos aqueles que precisam”, destacou a esposa do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL).

Ela observou que os estoques de produtos para doação no Fundo Social estão baixos,  principalmente por causa do aumento exponencial da procura.

“Uma das principais recomendações dos especialistas em saúde é para que as pessoas lavem as mãos várias vezes ao dia. Como é que as pessoas vão seguir essa recomendação se não tem sabonete em casa? Como as pessoas vão manter o equilíbrio durante o isolamento social? São situações que me incomodam muito e faz o Fundo Social se esforçar ainda mais para atender essas famílias. Todos que puderem nos ajudar vão contribuir para que outras pessoas também consigam passar por esse momento de dificuldade que afeta a todos”, ressaltou Larissa.

A primeira-dama também falou sobre a necessidade de as pessoas terem mais empatia e respeito umas com as outras.

“Meu sentimento e minha expectativa é que precisamos aproveitar esse momento de crise e de isolamento para refletirmos, estudarmos e ficarmos mais próximos de nossos familiares. Temos de sair dessa pandemia muito melhores como seres humanos”, argumentou a presidente do Fundo Social.

Durante a Live, Larissa lamentou os ataques que ela e o governo de seu esposo sofrem, inclusive em um período de tantas dificuldades e desafios como o vivenciado por todos em razão do avanço da Covid-19.

“Por mais que a gente lute, por mais que trabalhamos, sempre tem gente apontando o dedo, espalhando informações falsas de que o Fundo Social não trabalha e que a Prefeitura não trabalha. É inacreditável a falta de empatia e de respeito demonstrada por muitas pessoas. Da minha parte vou continuar me dedicando de corpo, alma e coração para essa cidade”.

“Eu e o Rodrigo temos uma missão de vida que é fazer o bem, promover o desenvolvimento da nossa cidade que nesse dia 2 vai completar 71 anos e apesar das críticas e ataques injustos sinto que estamos cumprindo com as promessas que fizemos ao povo desta cidade e garanto que vamos continuar lutando para transformar (para o bem) a vida das pessoas”, finalizou Larissa que também é coordenadora do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe).

Fonte:Jornal Oi

Mais R$ 2,3 milhões pagos para a saúde de Suzano

Por Redação -02/04/2020
Mais R$ 2,3 milhões pagos para a saúde de Suzano
Mais R$ 2,3 milhões pagos para a saúde de Suzano
O montante no valor de mais de R$ 2,3 milhões chega à Suzano em um momento difícil, dado que a administração municipal, comandada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, tem concentrado os esforços para ações que visem o enfrentamento e controle do novo coronavírus que assola o país, visto que nesta semana o município teve seu primeiro óbito recorrente da pandemia/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi COVID 19
O deputado federal Marcio Alvino em parceria com deputado estadual André do Prado (PL) e o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), sempre trabalhou buscando investimentos para todos os setores de Suzano.

Este ano, somado ao pagamento ocorrido esta semana, são R$ 6,3 milhões destinados à saúde do município.

O montante no valor de mais de R$ 2,3 milhões chega à Suzano em um momento difícil, dado que a administração municipal, comandada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, tem concentrado os esforços para ações que visem o enfrentamento e controle do novo coronavírus que assola o país, visto que nesta semana o município teve seu primeiro óbito recorrente da pandemia.

Como presidente da Frente Parlamentar Mista de Manutenção das Unidades de Saúde e ex-prefeito, o parlamentar tem desenvolvido um trabalho intenso em todos os municípios do Alto Tietê nos últimos anos, principalmente no que se diz respeito à investimentos na área da saúde, já são mais de R$ 11 milhões destinados somente para Suzano.

“Eu e o deputado estadual André do Prado temos a saúde pública como prioridade em nossos mandatos e vamos continuar dedicados trabalhando por Suzano, em conjunto com o prefeito Rodrigo Ashiuchi e com os vereadores. Esse momento que nosso país está passando a união de todos os setores é de extrema importância para vencermos o coronavírus.” ressalta Marcio Alvino.

O deputado federal Marcio Alvino agradece ao Governo do Estado de São Paulo, o governador João Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia, pela oportunidade da indicação e liberação do recurso para Suzano e aproveita para parabenizar o prefeito Rodrigo Ashiuchi pelas ações e investimentos realizados em todo município.

Fonte:Jornal Oi

Marcus Melo destaca a luta do governo contra o Covid-19 e diz que não irá tolerar ações politiqueiras e bagunça em Mogi

Por Redação -02/04/2020
Marcus Melo destaca a luta do governo contra o Covid-19 e diz que não irá tolerar ações politiqueiras e bagunça em Mogi
Marcus Melo destaca a luta do governo contra o Covid-19 e diz que não irá tolerar ações politiqueiras e bagunça em Mogi
Marcus Melo, durante a entrevista, destacou também que o governo mogiano está preocupado com todos os efeitos da Covid-19/ Foto: Divulgação
Câmara Municipal de Mogi das Cruzes 
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), afirmou em sua participação, ao vivo, no “Café na Redação – Remoto” que respeita o direito de manifestação de empresários e comerciantes que querem reabrir o mais rapidamente possível os seus negócios, mas que não permitirá que as legítimas manifestações de empreendedores sejam utilizadas por politiqueiros e oportunistas que tentam se aproveitar da situação (provocada pela pandemia do Covid-19) para obterem vantagens políticas, denegrir o governo municipal e confundir as pessoas.

Confira a Live na íntegra

“Não vamos aceitar bagunça aqui em nossa cidade e todas as medidas judiciais necessárias e possíveis serão utilizadas pelo nosso governo para evitar bagunça e politicagem. Vimos nessa manhã (de segunda-feira, dia 30) pessoas com carro importado fazendo ataques ao governo”.

“Essas acham que a gente não sabe quais são os seus propósitos. Nem vou perder meu tempo falando de nomes, mas afirmo que  ações politiqueiras contra o governo e em prejuízo da cidade não serão aceitas”, afirmou.

Marcus Melo, durante a entrevista, destacou também que o governo mogiano está preocupado com todos os efeitos da Covid-19.

“O foco agora é promover o isolamento social e evitar que o vírus se espalhe. Para isso é preciso que as pessoas fiquem e em casa e sigam as recomendações de higiene. Não é fácil para um prefeito determinar que o comércio da cidade feche as portas. Para citar um só exemplo o Paradise de Mogi suspendeu todas as suas atividades  e poderá afastar cerca de 300 colaborares”.

“Sabemos dos reflexos do Covid-19 na saúde, na economia e na vida das pessoas. Estou trabalhando intensamente para dar as respostas mais rápidas e eficientes possíveis aos desafios que surgem a todo dia e a toda a hora. Com trabalho e responsabilidade vamos sair dessa”, ressaltou o prefeito.

Melo se comprometeu em não deixar faltar comida para os mogianos mais humildes que estão sendo os mais afetados pela paralisação das atividades econômicas.

“Por meio do Fundo Social, da Secretaria de Assistência Social, e vários outros setores do nosso governo, estamos fazendo todo o esforço para que os mogianos, especialmente os mais vulneráveis, não fiquem desamparados. Garanto que não faltará apoio e comida para aqueles que realmente precisam”.

Na conversa que teve a duração de aproximadamente 40 minutos, o prefeito de Mogi detalhou todas as ações de seu governo para fazer frente ao Covid-19 que produziu a sua primeira vítima fatal na maior cidade da região nesta semana.

Por outro lado, o prefeito não deixou de responder uma pergunta sobre os pré-candidatos salvadores da pátria que denunciam eventuais fraquezas da sua gestão e prometem resolver todos os problemas da cidade a partir de 2021.

Melo destacou que eleitores de Mogi, Suzano e outras cidades da região já conseguem avaliar quais lideranças políticas são sérias, responsáveis e comprometidas com o povo e com a cidade de Mogi. E que ‘milagreiros’ deverão ser ignorados pelos eleitores.

Fonte:Jornal Oi

Adriano Leite: Prefeito de Guararema assume Condemat

Foto:


Chefe do Executivo guararemense não disputará eleições e assumirá a presidência
O prefeito de Guararema, Adriano de Toledo Leite (PL), é o novo presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), conforme Assembleia Extraordinária realizada ontem, por videoconferência. Ele vai suceder o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), que pediu a desincompatibilização do cargo em razão da campanha para a reeleição municipal.
Adriano Leite, que já esteve na presidência do Condemat em 2017, informou que a prioridade continua a ser, neste momento, o apoio aos municípios para o enfrentamento ao coronavírus. Ontem, inclusive, o Conselho de Prefeitos deliberou sobre a criação de um Protocolo Regional de Testagem e também os estudos de viabilidade para a compra emergencial de testes rápidos de Covid-19. "Estamos levantando a demanda e os trâmites internos de viabilidade da compra em caráter emergencial, com a utilização das verbas federais e estaduais recebidas pelos municípios. Isso possibilitará que todas as cidades da região tenham os testes", ressalta o presidente Adriano Leite.
O Condemat também apoiará a Prefeitura de Arujá na distribuição, aos municípios da região, da carga de máscaras cirúrgicas apreendida na cidade. São mais de 200 mil unidades que, por determinação judicial, deverão ser usadas para atender a demanda de Arujá e o restante dividido entre as cidades que integram a Diretoria Regional de Saúde. "
Mudança
Além de Marcus Melo, também pediram a desincompatibilização de cargos o vice-presidente Vanderlon Oliveira Gomes, o 2º tesoureiro Gustavo Henric Costa, o Secretário Celso Simão Leite que integravam a Diretoria do Consórcio e são candidatos à reeleição. O presidente e membros do Conselho Fiscal também apresentaram o pedido de desincompatibilização dos respectivos cargos. Com isso, o prefeito Adriano e Mamoru Nakashima, que não vão concorrer na eleição municipal, foram indicados para a presidência e 1ª tesouraria do Condemat, respectivamente, permanecendo os demais cargos na vacância neste exercício de 2020.
Compartilhe

Fonte:Mogi News

Suporte ao hospital municipal: Hospital de Campanha começa a ser implantado na Av. Cívica

Montagem levará cerca de dez dias e abrigará pacientes com sintomas iniciais ou em recuperação da UTI
Foto: Mariana Acioli


200 leitos ficarão de retaguarda para o Hospital Municipal de Braz Cubas
Mogi das Cruzes iniciou ontem a implantação do Hospital de Campanha na Avenida Cívica, ao lado do Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, no Mogilar. No total, serão 3 mil metros quadrados de área construída e capacidade para acomodar 200 leitos de retaguarda, que serão divididos em quatro enfermarias.
A montagem da estrutura deve prosseguir pelos próximos dez dias. "O Hospital de Campanha dará suporte para o Centro de Referência para Coronavírus instalado no Hospital Municipal e também para todos os outros hospitais do município, conforme definido pelo Comitê Gestor do Coronavírus", adiantou o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.
Segundo ele, o novo hospital deverá abrigar pacientes leves, com sintomas iniciais da doença, ou pacientes em recuperação, com alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo. Além das enfermarias, a futura unidade contará com outros espaços como recepção, triagem, área médica, embarque e desembarque de pacientes, vestiários, sanitários e armazenagem de medicamentos e insumos. Haverá infraestrutura para gases medicinais (vácuo, ar comprimido e oxigênio).
Depois de vários estudos, a localização do Hospital de Campanha foi definida com objetivo de para aproveitar toda infraestrutura existente no Ginásio Municipal, como banheiros, vestiários, espaços para armazenamento de medicamentos, insumos e equipamentos, rede wi-fi, estacionamento, além da facilidade de acesso. A estrutura será utilizada, ainda, para distribuição dos alimentos e outros serviços de apoio necessários.
O Comitê Gestor do Coronavírus na cidade está finalizando outros detalhes do funcionamento do novo hospital, como a forma de gerenciamento, a futura contratação dos profissionais e os custos estimados para sua manutenção.
Referência
Em funcionamento desde 18 de março, o Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes tem entrada exclusiva pelo Bloco "B", que fica na rua Capitão Francisco de Almeida, nº 466, no distrito de Braz Cubas, e está disponível para pacientes com idade a partir dos 13 anos. Para menores, o atendimento continua sendo realizado no PA 24 horas Infantil da mesma unidade.
Casos
Mogi das Cruzes registrou, até o momento, 301 casos suspeitos do novo Covid-19, dos quais 31 casos foram confirmados, 97 aguardam resultados de exames e 173 foram descartados (86 negativos e 87 sem coleta).
Compartilhe

Fonte:Mogi News

INFORMAÇÃO: Folclore Político (CXXX) Disputa por placas de ruas

29 de março de 20204 min. - Tempo de leitura
Darwin Valente
Darwin Valente
Compartilhe!

VETERANO Argêu Batalha, já falecido, foi um dos mais longevos assessores da Prefeitura mogiana: conhecia tudo que havia lá dentro. (Foto: arquivo O Diário)
Campanha acirradíssima deixou sequelas entre os principais adversários

No ano de 2004, o publicitário mogiano José Miguel Hallage representava, em Mogi, uma empresa da Capital especializada em sinalização de vias públicas. Como era ano de eleições municipais, ele dividia o seu tempo como marqueteiro da campanha de seu cunhado, o médico Luiz Carlos Gondim Teixeira, que duelava contra o então prefeito e candidato à reeleição, Junji Abe. A campanha, bastante pesada, deixou graves sequelas e, logo após a divulgação dos resultados, com Junji reeleito, uma das primeiras medidas do prefeito foi determinar a abertura de convites para empresas interessadas em realizar os serviços feitos, até então, pela firma que Hallage representava. Abertos os envelopes, uma nova empresa ganhou a licitação e tudo caminhava para que a forra contra o seu adversário de campanha se concretizasse. Não fosse um pequeno detalhe: sem ter alguém conhecido na cidade que pudesse cuidar dos seus serviços em Mogi, quem acabou contratado pela nova empresa? O próprio Hallage que, para surpresa do prefeito, continuou exercendo as mesmas funções. Por ordem expressa de Junji, coube ao chefe de gabinete, João Gilberto Moro, conduzir o empresário ganhador da concorrência até ele para discutir o assunto. Surpreso, o homem disse que desconhecia o problema político da cidade, mas que tomaria as devidas providências. Para Gilberto Moro sobrou uma carraspana daquelas que o prefeito costumava passar em quem contrariava suas ordens. Melhor para José Miguel Hallage que, desempregado e sem o comodismo do antigo emprego, foi à luta e hoje é um bem-sucedido dublê de publicitário e restaurateur, sócio-proprietário de um dos mais concorridos endereços gastronômicos de Mogi e de São Paulo, o Djapa, ironicamente especializado em comidas… japonesas.

Inocência

Competente, experiente, honesto e, acima de tudo, discreto, Argêu Batalha assessorou mais de uma dezena de prefeitos. Conhecia tudo na Prefeitura. Certa vez, um prefeito recém-empossado passou a chamá-lo com frequência acima do normal ao seu gabinete. Parecia querer algo, mas preferia conversa inútil, até que um dia, ele não resistiu e foi direto ao assunto: “Professor, estou há sete semanas no cargo. Como a gente faz para ganhar um dinheirinho aqui na Prefeitura?”

Difícil

Outra dele: dizem que um desalentado prefeito de Mogi estava de mal com a vida, quando decidiu pedir conselhos ao velho Argêu sobre a equipe de governo que não funcionava. “O que o senhor acha de seus assessores?” – indagou o conselheiro ao prefeito, que foi direto: “A metade não é capaz de nada e a outra metade é capaz de tudo”. Nem Argêu encontrou solução para o problema.

No grito

Historinha contada por Sebastião Nery: Nestor Duarte, deputado e escritor baiano, viajava pelo interior de seu Estado com o jornalista Nílson de Oliva. Conheceram um pistoleiro cego. “Como o senhor faz para matar sem ver?”. A resposta: “Ah, doutor, eu grito o nome do cabra. Quando ele responde, atiro um palmo abaixo do berro. Não erro um.”

Eleição

Candidato a vereador por insistência do amigo Waldemar Costa Filho, o mogiano Toninho Andari estava confiante nos resultados de sua campanha feita junto a seus incontáveis amigos, entre eles os frequentadores do Centro Espírita Caminheiros, onde costumava servir sopa aos carentes, semanalmente. Dias antes do pleito, Waldemar o chamou e disse: “Precisamos comprar uns 200 votos para você se eleger.” Ele se irritou: “Vou ganhar por conta de meu trabalho!” Perdeu a eleição por pouco mais de 150 votos.

Tem alguma boa história do folclore político da região para contar? Então envie para:

darwin@odiariodemogi.com.br

Fonte:O Diário de Mogi

Cidade perde o paratleta Dirceu Pinto aos 39 anos

1 hora atrás2 min. - Tempo de leitura
Gerson Lourenço
Compartilhe!

EXEMPLO Com as conquistas, Dirceu reuniu milhares de admiradores. (Foto: arquivo)
Bicampeão paralímpico individual e de duplas e maior incentivador da bocha adaptada na Região do Alto Tietê, Dirceu José Pinto foi vítima de problemas cardíacos e faleceu na tarde de ontem, aos 39 anos, nesta cidade. Atleta da Associação Desportiva de Mogi Das Cruzes (ADMC), Dirceu também era filiado na Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande). O horário do sepultamento não foi divulgado até o fechamento desta edição.

Nascido em Francisco Morato, na Grande São Paulo, Dirceu Pinto era bicampeão paralímpico da modalidade, com quatro medalhas de ouro nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, no simples e nas duplas, além de uma prata por equipes nos Jogos Rio 2016. Também conquistou dois ouros no Mundial de 2010 e uma prata no Mundial de 2014.

Ele veio ainda garoto para o Bairro de Pindorama, em Mogi, onde seu pai iria administrar uma propriedade rural, onde eram cultivadas plantas ornamentais.

E foi durante as caminhadas diárias para a Escola Américo Sugai, a alguns quilômetros de sua casa, que Dirceu sentiu as primeiras dores nas pernas, sintomas de um processo de distrofia progressiva que, anos mais tarde, o levaria, em definitivo para uma cadeira de rodas.

Os sinais de paralisia dos membros inferiores tornaram a vida do garoto e, depois, do jovem Dirceu um verdadeiro sacrifício. E ele, por pouco, não enveredou pelos perigosos caminhos das drogas e bebidas. A fé e o apoio da família foram decisivos para sua vida.

Até que um dia, enquanto realizava tratamento na Fisioterapia do Clube Náutico, descobriu a recém-criada bocha adaptada. Se apaixonou pelo esporte, treinou e foi parar nas Paralimpíadas da China. Voltou campeão, com duas medalhas de ouro. E não parou mais.

Em Mogi, Dirceu coordenava as atividades e os treinamentos da Associação Desportiva Mogi das Cruzes (ADMC), na condição de responsável pelo Centro Paradesportivo Cid Torquato, uma megaestrutura criada pela Prefeitura de Mogi no bairro do Rodeio para atender exclusivamente a mais de 400 pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física, especialmente aqueles que possuem forte ligação com as diversas modalidades do paradesporto, da cidade e de toda a Região.

Fonte:O Diário de Mogi