sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Malas afiveladas



O ex-vereador e médico Austelino Ferreira Mattos anuncia oficialmente hoje o seu desligamento do Diretório Municipal do Partido Republicano (PR), na cidade, do deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy. O motivo é a falta de espaço político na agremiação que, na semana passada, ganhou novos integrantes com potencial de voto.

Daniel Carvalho/ Adriano Vaccari/ Maurício Sumiya







PT ou PP?

Mattos não esconde de ninguém que pretende sair candidato a prefeito em 2012, mas não sabe se viabilizará este sonho no PT, como já foi cogitado, ou no PP, que abriu as portas para o político. O maior problema no PT é que todos os filiados são submetidos a uma prévia entre os interessados. Lá, já tem gente como o sindicalista Clodoaldo Aparecido Martins e a ex-vereadora Sônia Sampaio.





Sinal verde

No PP, no entanto, não há concorrentes. O sinal verde foi dado pelo advogado Gustavo Ferreira, que garantiu legenda a Mattos, assim que ele der o sinal de sim e ingressar no Partido Progressista.









Concorrência

"No PR, já não tinha mais a oportunidade de galgar degraus maiores. Lá já tem o Marcos Damásio (secretário de Desenvolvimento) e o Bibo (Rubens Benedito Fernandes, o Bibo), e talvez tenha também o Mauro Araújo (atual presidente da Câmara hoje no PSDB). Lá não tem espaço para mim".







Bom governo

Nos bastidores políticos, Mattos, que promete ser um dos principais adversários do atual prefeito Marco Bertaiolli (DEM) em sua tentativa de reeleição, elogia o atual governo: "Bertaiolli está fazendo um bom governo, mas eu serei a 3ª via".







Cafezinho

Cabo Chico, que foi candidato a vereador nas eleições passadas e obteve 1.832 votos, encontra-se hoje com o prefeito Marco Bertaiolli para um bate papo e um café no próprio gabinete do prefeito. Nas eleições passadas, Cabo Chico caminhou lado a lado com o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), mas agora que filiou-se recentemente ao PR, aproveita a oportunidade para se aproximar do DEM, que é parceiro do PR na cidade: "Hoje, eu sou Bertaiolli", garante.

Fonte: Mogi News

SaúdeSamu deve ficar pronto até maio

SaúdeSamu deve ficar pronto até maioSecretaria de Obras fará marcação para que a empresa responsável pelo projeto respeite os prazos de construção Marcelo Pascotto


Da reportagem local Amilson Ribeiro



Base do Samu deve desafogar o atendimento dos casos de acidentes de trânsito e outras emergências feitas pelo Corpo de BombeirosO secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, confirmou ontem, após a apresentação do balanço do último trimestre do ano passado na Câmara Municipal, que se reuniu com a Secretaria de Obras e a pasta vai exigir que a empresa vencedora do processo licitatório para construção da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) cumpra os prazos de execução da obra. A expectativa é de que o imóvel que abrigará o centro operacional do serviço, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros, no Shangai, seja finalizado até maio.

"Isso é necessário porque os técnicos do Ministério da Saúde virão para Mogi para vistoriar o prédio e autorizar a instalação dos equipamentos para sala de controle, antes de entrar em operação", comentou. Carvalho confessou que houve atraso no início das obras devido às chuvas dos últimos dias. A previsão inicial da Prefeitura era de que o serviço estivesse em funcionamento em janeiro deste ano. O Consórcio Regional de Saúde (Cresamu), formado pelas Prefeituras de Mogi, Salesópolis e Biritiba Mirim com a finalidade de executar ações e gerenciar os recursos financeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será o responsável pela contratação da equipe.

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Marcello Cusatis, informou que o estatuto do consórcio está em execução e deverá ficar pronto ainda este mês, quando os chefes do Executivo das três cidades farão uma reunião. Mogi atualmente ocupa a presidência do consórcio, porque detém maior participação no Samu. Nesta assembleia, os prefeitos deverão deliberar o modelo de contratação de toda a equipe, até aquelas que atuarão em Salesópolis e Biritiba Mirim. Na avaliação da administração municipal há três opções: concurso público, contrato de gestão ou de terceirização. "A verba de custeio do serviço, enviada pelo Ministério da Saúde vem destinada ao município que, por sua vez, repassa ao consórcio", descreveu.

O Ministério da Saúde depositou R$ 274 mil para a construção da Central do Samu, sendo que a Prefeitura deverá completar o restante dos R$ 400 mil necessários para a obra, como forma de contrapartida. Isso se deve à interlocução do deputado federal Valdemar da Costa Neto (PR), o Boy. No total, este equipamento de saúde terá 150 profissionais entre médicos, enfermeiros, motorista, auxiliares, entre outros, que farão o atendimento dos casos de urgência e emergência nos três municípios que aderiram ao projeto.



A base de operações será construída em Mogi, onde ficarão a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel e mais cinco ambulâncias. Biritiba Mirim e Salesópolis também terão suas equipes e um veículo cada município para que possam prestar o socorro imediato. A vinda do Samu vai desafogar o atendimento dos casos de acidentes de trânsito e outras emergências feitas pelo Corpo de Bombeiros.