quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Gilberto Kassab propõe aliança a Alckmin em SP

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) avisou a aliados que irá propor um acordo ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) para tentar reeditar nas eleições municipais de 2012 a aliança que o levou à Prefeitura em 2004, como vice de José Serra (PSDB), informa reportagem de Daniela Lima e Vera Magalhães, publicada na edição desta quinta-feira da Folha (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).


Almeida Rocha - 15.set.2011/Folhapress
Kassab e Alckmin durante inauguração da linha 4-amarela
Kassab e Alckmin durante inauguração da linha 4-amarela
Fundador do PSD, o prefeito quer atrair o PSDB na disputa à sucessão na capital.


E em nome dessa aliança, Kassab tem afirmado que está disposto a abrir mão da candidatura ao governo em 2014 para apoiar a reeleição de Alckmin, colocando sua sigla e o próprio nome à disposição para compor a chapa encabeçada pelo tucano.


Para Kassab, juntos, PSD e PSDB têm chances se manter no comando da capital.


Leia mais na edição da Folha desta quinta-feira, que já está nas bancas.


Assine a Folha

Destino do DEM

O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) está negociando com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) o comando do DEM em Mogi após a debandada geral iniciada pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli, que já está no PSD. A conversa já teria sido até feita com o deputado estadual Rodrigo Garcia, presidente municipal da sigla, e o deputado federal Jorge Tadeu Mudalen, presidente estadual, ambos do DEM. Assim, Alckmin continuaria com o DEM fazendo parte de sua base aliada de apoio em Mogi, cidade importante estrategicamente no Estado de São Paulo.


Candidata
Em troca, Gondim terá de lançar a esposa, Jane Hallage, como candidata. Ontem, o deputado estadual e liderança dos democratas na Assembleia Legislativa do Estado, deputado Estevam Galvão de Oliveira, afirmou que "levantará" a situação do partido no município.


Estevam x Mauro
Durante entrevista à jornalista Marilei Schiavi, âncora e apresentadora do programa Radar Noticioso, o deputado Estevam criticou o presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo, pelo fato de a Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat) ter marcado audiência com o secretário de Gestão, Sidney Beraldo, para a instalação de uma clínica para dependentes de álcool e drogas na região. Estevam disse que não entendeu porque Araújo pediu que ele intermediasse a questão e depois marcou direto o encontro com o secretário em São Paulo, e não o teria avisado: "Não faço política desse jeito". 


Prefeita?
Estevam revelou uma conversa que teve com Mudalen. O deputado teria dito que existe em Mogi uma candidata a prefeita que poderia sair pelo DEM. Quem é: Marilei Schiavi, que já declinou do convite e disse que a sua praia é mesmo o jornalismo e não a política.


Maurício Sumiya

Idoso
Durante a entrega oficial dos uniformes para os atletas que irão representar Mogi da Cruzes nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira revelou que pretende participar das competições, não se sabe se agora ou mais para frente. Uniforme Cuco Pereira já tem, ele ganhou um ontem durante a solenidade.


Trocando as bolas
Ainda na cerimônia, o vereador Osvaldo dos Santos, ex-PPS, cometeu uma gafe. Trocou os nomes das secretárias municipais. Ele cumprimentou Marinês Piva (Assistência Social) como sendo Maria Geny Borges Ávila Horle, esta sim secretária municipal da Educação. 


Tô nem aí
Indagado sobre a situação dos democratas em Mogi ontem, o prefeito Marco Bertaiolli afirmou que o partido segue a vida sem ele e agora os deputados estaduais Estevam Galvão de Oliveira e Rodrigo Garcia devem verificar como ficará a situação de Mogi. 


Debandada geral
Bertaiolli foi citado ontem na Folha de S. Paulo na lista dos prefeitos do DEM em São Paulo que migraram para o PSD do prefeito Gilberto Kassab. Além de Bertaiolli, estão na lista Darcy Vera, de Ribeirão Preto, e Silvio Peccioli, de Santana do Parnaíba. Em outra frente, o partido também deve receber a adesão de mais dois vereadores na capital: Milton Leite, que vai deixar o DEM, e Antonio Goulart, do PMDB. Caso se confirmem as novas filiações, o PSD ficará com a segunda maior bancada no Legislativo municipal. 



Turma jovem
A direção do PRP em Mogi das Cruzes está com uma comissão provisória e com uma chapa de 35 pré-candidatos às eleições de 2012. Uma reunião de pré-lançamento ocorreu anteontem à noite na sede do partido, localizado na rua Francisco Franco, no centro. Todos os possíveis candidatos são jovens e desenvolvem algum trabalho social. 


Democratas
São, em sua maioria, ex-filiados aos democratas que depositam no PRP a chance de saírem candidatos: "Praticamente o DEM não dava oportunidade e agora teremos e estamos montando uma chapa forte", afirmou o presidente da comissão provisória, Michael Della Torre Neto. A legenda deve protocolar no Cartório Eleitoral 150 fichas de novos filiados.


Reeleição
O partido tem quase 800 filiados no município e poderá lançar candidatura majoritária ou apoiar a eventual reeleição do prefeito Marco Bertaiolli. O partido estava nas mãos do Braz Anastácio, o Braz Passarinheiro, que teria sido convidado pela direção nacional a se "retirar" da legenda.


Justiça Eleitoral
Já o presidente da Comissão Provisória do PSL, Ricardo Sebá, está tendo trabalho para conseguir novos filiados ao PSL, que ameaçam procurar outras legendas, já que havia a informação de o partido não existia perante a Justiça Eleitoral. 


Medalhão
A Comissão Provisória da legenda em Mogi está vigente do último dia 14 de setembro a 14 de março do ano que vem. Provavelmente, o partido deverá se coligar com o chapão (cerca de 12 partidos) que vão apoiar a reeleição do atual prefeito. 
Divulgação





César de Souza
O partido não tem nenhum medalhão, mas alguns bons nomes para concorrer, como o Sidnei da Lenha e o Trakinas, lideranças de César de Souza. O próprio Sebá, que será candidato também, teve 455 votos na eleição passada.


Fonte:Mogi News

Semana que vem Bertaiolli adia reunião em Brasília sobre viadutos

Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Placa anuncia obras que até hoje não saíram do papel
Foi adiada para quinta-feira da próxima semana a reunião entre o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) e técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, para tratar da suspensão das obras dos viadutos sobre a linha férrea de Mogi das Cruzes, em Jundiapeba e na Vila Industrial. 
A remarcação da data foi solicitada pelo próprio prefeito em função da agenda dele nos dias de hoje, quando o encontro deveria ocorrer, e amanhã. Desde a crise no Ministério dos Transportes, que tem o deputado Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, como suposto envolvido, as obras estão suspensas e sem prazo para começar em Mogi.


Bertaiolli confirmou o adiamento da reunião na manhã de ontem em entrevista coletiva durante a entrega dos uniformes da delegação mogiana que participa dos Jogos Regionais do Idoso, entre hoje e domingo, na cidade de Guaratinguetá. "Eu estou com alguns compromissos na cidade nestes dias e pedi que fosse marcada uma nova reunião, o que vai ocorrer na próxima semana", disse o prefeito.


Com isso, a situação dos viadutos em Mogi segue sem novidades. As obras, cujo contrato foi assinado em 24 de maio último, não têm previsão para sair do papel por três motivos principais. O primeiro deles é a suspensão do edital 205/11 que prevê a contratação de uma empresa especializada pelo Dnit - órgão do Ministério responsável pela obra - para fiscalizar os trabalhos do consórcio vencedor da licitação. Esse é um procedimento normal do Dnit e sem a contratação não há viaduto. 
O segundo ponto são as desapropriações de imóveis de até 57 famílias, das quais 34 em Jundiapeba, que devem ser afetadas pelos viadutos. Um convênio entre Prefeitura e Dnit autorizando o município a negociar com as famílias está para ser assinado. A principal dúvida quanto a isso é o empenho do valor de até R$ 15 milhões consequente dessa etapa das obras e que foi garantida pelo ex-diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, na assinatura do contrato em Mogi. Pagot foi demitido por suposta participação de superfaturamento nas obras do Dnit. Além dele, Costa Neto, também estava correndo em Brasília para levantar o recurso que nunca chegou a estar garantido, pelo menos oficialmente pelo órgão federal. Há rumores de que o Dnit está pedindo à Prefeitura de Mogi uma contrapartida nas desapropriações. Isso não foi confirmado pela administração municipal ou pelo próprio órgão federal.


O último ponto diz respeito à questão ambiental envolvida na obra. Esse ponto foi objeto de discussão no último dia 21 entre técnicos do Dnit e o secretário de Planejamento de Mogi, João Francisco Chavedar, em reunião em Brasília. Detalhes também não foram informados.


Fonte:Mogi News

Oncológicos Vereadora propõe isenção de IPTU para pacientes

Maurício Sumiya

Emília: "Isenção de IPTU"
A vereadora Emília Letícia Rossi Rodrigues (PT do B) apresentou um anteprojeto de lei que estabelece a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o proprietário de imóvel que seja diagnosticado com câncer ou em nome do responsável legal do portador da doença. O encaminhamento da proposta à Prefeitura foi feito por meio de indicação, durante a sessão de ontem na Câmara Municipal. 
O objetivo do projeto, segundo explicou a parlamentar, é minimizar os impactos econômicos causados pelas complicações da doença. "As dificuldades do paciente e seus familiares vão muito além do alto custo dos medicamentos, do tratamento especializado, deslocamento e dos exames. Este mal tem com resultados a perda do emprego e a diminuição da produtividade, sem contar com o grande desgaste emocional", frisou Emília. 
De acordo com ela, cerca de dois mogianos poderão ser beneficiados com a medida. "O número é baixo e não vai onerar um município tão grande como o de Mogi. Cidades menores do Estado já adotaram esta prática", revelou. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Política Suplentes de vereadores do DEM mogiano já migram para o PSD

O ex-vereador Antonio Lino da Silva e o médico Otto Fábio Flores de Rezende se filiaram ao novo partido
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Antonio Lino migrou para o PSD; em 2008, teve 2.833 votos
Até mesmo os suplentes de vereadores do DEM acompanharam a decisão do prefeito Marco Bertaiolli e migraram ao recém criado PSD. Antonio Lino da Silva, que conquistou 2.833 votos nas eleições de 2008, e o médico Otto Fábio Flores de Rezende, com 2.193, se filiaram a nova legenda brasileira. Os três vereadores eleitos pelo Democratas - Nabil Nahi Safiti, Protássio Ribeiro Nogueira e Carlos Evaristo da Silva - já haviam anunciado a saída da sigla.


O DEM corre o risco de não disputar as eleições do próximo ano em decorrência do esvaziamento registrado nos últimos dias. Não só em Mogi, mas em todo o Alto Tietê. O comando na região está nas mãos do deputado estadual suzanense, Estevam Galvão de Oliveira.


Além dos suplentes, o PSD ganhou o reforço de nomes como a consultora de negócios Fádua Sleiman, a empresária Penha Cardoso, o radialista Edi Souza, Iran da UBC, e o presidente do Grupo Alto Tietê de Esclerose Múltipla (Gatem), Wilson Gomieiro. O diretório municipal é presidido pelo deputado federal Junji Abe e tem como vice-presidente Marlene Alabarce.


O coordenador da campanha de criação do partido, Nobuo Aoki Xiol, garantiu que a legenda já conta com cerca de 60 filiados e "40 fichas aguardam a concretização de entrada". "A prioridade está sendo dada aos possíveis pré-candidatos e pessoas que irão compor a diretoria das comissões provisórias e dos diretórios municipais", revelou.


Osvaldo
Não é só o PSD que movimenta o cenário político mogiano nesta semana, o vereador Osvaldo Ferreira dos Santos deixou o PPS acusando a direção do partido de ter praticado "grave discriminação pessoal". Oficialmente, ele saiu da sigla na manhã de ontem e ainda hoje deverá se filiar ao PP. O presidente do PPS em Mogi, o advogado Delmiro Goveia, prometeu entrar com uma ação de infidelidade partidária nesta semana para rever o mandato.


Odete
Quem apresenta a situação mais complicada é a vereadora Odete Rodrigues Alves Souza, que abandonou o PDT após sofrer uma intervenção estadual, quando presidia o partido. Descontente com a situação, ela se pediu a desfiliação e agora luta contra o tempo para buscar uma legenda até o prazo máximo da janela eleitoral, que se encerra amanhã. O futuro dela deverá ser o PTB ou o PP. Um dos possíveis destinos, o PPS, descartou receber a parlamentar. "Ela não nos procurou e não a procuramos. A vereadora não tem espaço dentro do PPS", garantiu Goveia.


Fonte:Mogi News

Movimento regional Abaixo-assinado para clínica é entregue

Secretário recebeu lista com 50 mil nomes pedindo a implantação de clínica regional para tratamento de dependentes químicos no Alto Tietê
Divulgação

Secretário disse que projeto tem grande chance porque é parte da política do governo do Estado implantar unidades de atendimento
Presidentes dos Legislativos da região que compõem a Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Tietê (Acat), acompanhados do deputado estadual André do Prado (PR), participaram ontem de uma reunião com o secretário estadual da Casa Civil, Sidney Beraldo, para a entrega ao governo do Estado de um abaixo-assinado com mais de 50 mil nomes pedindo a implantação de uma clínica regional para tratamento de dependentes químicos no Alto Tietê. O secretário afirmou que já conhecia o pedido e inclusive tinha visto imagens do local disponibilizado pela Prefeitura de Mogi. Disse ainda que o projeto tem toda possibilidade de ser atendido.


"Este projeto tem grandes chances de ser atendido, pois é parte da política do governo do Estado implantar unidades de atendimento regionais, ainda mais em se tratando de uma região importante quanto o Alto Tietê", destacou Beraldo.


O secretário afirmou que entregaria o abaixo-assinado, acompanhado de um dossiê sobre o caso, ao secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri, com quem teria uma reunião no mesmo dia. "Vou pedir que seja priorizado este projeto. Não posso assumir um prazo de imediato, mas certamente é uma iniciativa muito boa e que tem tudo para ser implantada logo". No dossiê, constam reportagens Mogi News sobre as dificuldades que a região enfrente diante da falta de uma clínica.


O presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), considerou a reunião produtiva e disse que está confiante na instalação da clínica: "Tínhamos a esperança de sairmos daqui com um compromisso firmado, mas foi importante esta entrega e especialmente saber que o secretário já tinha conhecimento deste tema, o que significa que o processo para recebermos a clínica tem avançado. A população pode estar certa de que vamos continuar cobrando até que alcancemos esta conquista para a região".


Já o deputado André do Prado salientou que pretende marcar uma visita do secretário estadual da Saúde ao imóvel que deve receber a clínica: "Nossa região não conta com nenhum local público de tratamento a dependentes e este é grande um pedido da população. Queremos que o governo priorize o Alto Tietê para instalar esta clínica".


A instalação da primeira clínica estadual de atendimento a dependentes químicos é um pedido da Acat desde 2009, já que a região não conta com nenhuma unidade estadual nesta área. No ano passado, o então secretário de Estado da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa assinou um protocolo de intenções com o município para a implantação da clínica, que deve atender a pacientes dos dez municípios que compõem a região. A assinatura do documento ocorreu durante vistoria da área oferecida pelo município para a unidade de atendimento, na Serra do Itapeti.


Participaram do encontro os presidentes das Câmaras Ferraz de Vasconcelos, Edson Elias Khouri (PSB), presidente-eleito da Acat; de Salesópolis, Sebastião Rodrigues de Campos Júnior (PSDB); Santa Isabel, Silvio Adriano da Silva (DEM), e Guararema, Dirceu Jacinto Granato (PDT). Também participou o prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior, o Inho.


Fonte:Mogi News

Jardim Araci Empreiteira leva aditivo em obra mais do que atrasada

Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

DER achou necessária a adição de alguns serviços à obra, que deveria terminar em 2010
As dificuldades geológicas, como o grande número de rochas a serem escavadas, foram responsáveis pelo atraso da construção da alça de acesso que ligará a rodovia Mogi-Dutra (SP-88) à rua Benedicto Pereira Farias, no Jardim Araci. É o que disse o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).


Há poucos dias, o órgão, ligado à Secretaria de Estado dos Transportes, anunciou, por meio de edital publicado no Diário Oficial, um novo termo aditivo de prazo e do valor do projeto. Trata-se do quinto "termo aditivo e modificativo" publicado após o início das atividades na rodovia, em novembro de 2009. A construção, de responsabilidade da construtora DP Barros, já está avaliada em R$ 5,8 milhões e "para enfrentar a execução do acréscimo dos trabalhos" foi autorizado um aumento de quase 20% (R$ 973 mil) no contrato.


A Assessoria de Imprensa do DER justificou o acréscimo: "Com a finalidade de proporcionar melhorias nas condições de segurança, trafegabilidade e acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência, o departamento considerou necessária a adição de alguns serviços ao contrato, como implantação de barreira rígida de concreto nos trechos com maior desnível, regularização da pista com a eliminação de depressões junto a obra de arte nos dois sentidos da rodovia, reconstrução do pavimento da rua Benedicto Faria que se encontrava deteriorado e a implantação de calçadas".


Previsto para ser entregue em julho de 2010, o cronograma de conclusão sofreu a quarta prorrogação de prazo, desta vez por três meses, e a previsão passou para 3 de novembro, quando completará dois anos de serviços. O aditivo só oficializou o atraso já constatado.


Fonte:Mogi News

Mogi x Caieiras Área que poderá receber aeroporto será visitada

Representantes da Câmara Municipal e da Prefeitura irão visitar, amanhã, a partir das 10 horas, a área no Taboão que poderá receber o terceiro aeroporto do Estado. A iniciativa de conhecer o terreno foi do vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), que, recentemente, apresentou a proposta de criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que tratará sobre os assuntos relacionados a possível instalação do empreendimento. A visita seria realizada após a resposta do requerimento elaborado por Tobias o qual questionava o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Marco Bertaiolli se Mogi tinha áreas para a instalação de um aeroporto e onde seria. "Tivemos acesso ao estudo técnico e resolvemos analisar o local". 
(C.L.)


Fonte:Mogi News

Casa própria Famílias participam de sorteio de chaves

Elas sairão da reunião, que será no Cemforpe, sabendo qual apartamento irão ocupar nos condomínios. Entrega oficial para famílias será no dia 21
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Condomínios estão prontos para receber moradores; que hoje participarão do sorteio das chaves
As primeiras 280 famílias contempladas pelo programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida em Mogi das Cruzes devem se mudar para as novas unidades até o fim deste mês. Hoje, a partir das 10 horas, eles vão participar do sorteio de chaves e já sairão da reunião, realizada no Cemforpe, sabendo qual apartamento irão ocupar nos condomínios Orquídea a Azaleia, na Vila Melchizedec. A assinatura dos contratos e a entrega das chaves estão marcadas para o dia 21 deste mês. 
Serão sorteadas as chaves de 140 apartamentos em cada um dos condomínios. "Vale ressaltar que estas pessoas já passaram por diversos processos do programa e foram aprovadas. Nesta reunião elas vão obter, por meio de um sorteio, a sua localização do apartamento", disse Dalciani Felizardo, coordenadora municipal de Habitação. 
Parte das unidades é destinada a famílias com deficientes físicos e idosos. "Para este público, 3% dos imóveis já estão separados. Temos também uma demanda específica para moradores de áreas de risco". As famílias serão acompanhadas por assistentes sociais após a entrada no imóvel durante um ano. O objetivo é orientar os moradores sobre como respeitar os espaços comuns, já que muitos não estão acostumados a morar em condomínios. "Fazemos um balanço muito positivo com a primeira entrega porque estamos trabalhando no projeto desde março de 2009, quando o programa foi lançado pelo governo federal. E acompanhar o processo de celebração do convênio com o município, até a entrega do empreendimento, é emocionante". 
Os apartamentos são destinados às famílias com renda mensal de zero a três salários mínimos. Até janeiro de 2012, serão entregues 3 mil apartamentos. Até o fim deste ano, devem ser entregues os apartamentos dos prédios 7 e 8, em Jundiapeba, a outras 280 famílias, entre elas os chacareiros do Conjunto Santo Ângelo. O mesmo deve acontecer nos prédios do Jardim Lair - Santa Antonieta 1 e 2. Já em dezembro, a estimativa é entregar as 200 unidades do condomínio Bromélia, em Jundiapeba, prédios 1, 2, 3, 5 e 6, totalizando 2.060 famílias. O prédio 4 está previsto para janeiro.


Fonte:Mogi News

Obras de recuperação Duplicação da Mogi-Guararema terá também seis novas rotatórias

Pacote de melhorias inclui recapeamento da pista, pavimentação de acostamentos faixas adicionais
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

O cronograma de serviços prevê a construção de até pelo menos seis rotatórias ao longo dos 36 quilômetros da Mogi-Guararema
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) abriu ontem a licitação de contratação de empresa para a execução das obras de manutenção e ampliação da rodovia Henrique Eroles (SP-66), também conhecida como Mogi-Guararema. O cronograma de serviços prevê a construção de até pelo menos seis rotatórias ao longo dos 36 quilômetros de extensão da pista que liga as cidades de Mogi das Cruzes, Guararema e Jacareí. Também será realizado o recapeamento da pista, pavimentação de acostamentos, implantação de faixas adicionais em alguns trechos, além de outras melhorias.


As empresas têm até as 14h30 do dia 8 de novembro para apresentarem suas propostas. Os projetos devem ser entregues na sede do DER em São Paulo, na avenida do Estado, 777, 5º andar. Na mesma data, os envelopes serão abertos. 
Em junho deste ano, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), já havia anunciado o investimento de R$ 48 milhões na recuperação da rodovia. Entre os trechos beneficiados com duplicação da estrada está o do quilômetro 4,5, que começa no trevo que dá acesso a César de Souza e corta o Botujuru. As melhorias foram solicitadas pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) durante audiência com o diretor-superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, no dia 26 de maio, em São Paulo. O projeto também prevê a correção de curvas nos quilômetros 73,3 e 75,9. O DER também confirmou a instalação de rotatórias com intervalos de 4 a 6 quilômetros ao longo da rodovia. Com isso, serão instaladas de 6 a 9 dispositivos de acesso, que aumentarão a segurança no tráfego.




Mogi-Dutra
Durante reunião da Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat) com o secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, o deputado estadual André do Prado (PR) falou sobre os estudos da duplicação da rodovia Mogi-Dutra. 
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já iniciou os estudos para a realização da obra em um trecho de 8 quilômetros, que liga o distrito do Taboão com a cidade de Arujá. O projeto executivo deve ser contratado no início de 2012, segundo previsão inicial divulgada pelo governo estadual.


Fonte:Mogi News

Morre Steve Jobs, fundador da Apple e revolucionário da Tecnologia

Morre Steve Jobs, fundador da Apple e revolucionário da Tecnologia
À frente da empresa que criou, o executivo foi o responsável pelo lançamento de aparelhos que mudaram o mundo, como o iPad, o iPhone e o Macintosh
 - Divulgação
O Estado de S. Paulo
CUPERTINO - Morreu, aos 56 anos, Steve Jobs, cofundador da Apple. Ele havia renunciado à presidência da empresa em agosto, após 14 anos no comando. "Estamos profundamente entristecidos com o anúncio de que Steve Jobs morreu hoje", informou a empresa, em um pequeno comunicado. "O brilho, paixão e energia de Steve são fontes de inúmeras inovações que enriqueceram e melhoraram todas as nossas vidas. O mundo é imensuravelmente melhor por causa de Steve."


VEJA TAMBÉM


Bill Gates lamenta morte de Steve Jobs
Jobs, um visionário no topo da inovação tecnológica
Ele sabia o que você queria muito antes de você mesmo
Tudo sobre Steve Jobs
Tim Cook: ‘Mundo perde um ser humano maravilhoso’
+ ampliar


Divulgação
Jobs foi responsável por lançamentos de equipamentos que mudaram o mundo, como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Ele sofreu por anos de uma forma rara de câncer pancreático e passou por um transplante de fígado.  Tim Cook foi seu substituto na presidência na Apple e, na quarta-feira, fez o primeiro lançamento como CEO, apresentando o iPhone 4S. A nova versão do smartphone foi mal recebida pelo mercado.


Neste ano, Jobs apareceu publicamente em março, para lançar o iPad 2, no lançamento do iCloud, em junho, e também esteve presente em um jantar organizado pelo presidente Barack Obama. Nessas ocasiões, o fundador da Apple, sempre vestido com seu jeans e a camiseta de gola alta preta, estava bem mais magro, apesar de apresentar enorme disposição, sem deixar transparecer algum problema.


Em 2004, Jobs foi submetido a uma cirurgia para tratamento de câncer no pâncreas. Cinco anos mais tarde, precisou realizar um transplante de fígado. Os dois procedimentos são complicadíssimos e de elevado risco para a vida do paciente.





Trajetória


A Apple tem 35 anos e foi fundada por Jobs, ainda jovem, com Steve Wozniak, e revolucionou o mercado de tecnologia pela primeira vez ao lançar o Apple II, o primeiro computador pessoal a ser considerado um produto de massa.


Porém, ele deixaria a empresa em 1985, depois de uma queda de braço com o conselho de administração. Ele retornou cerca de dez anos depois, e se consolidou como um dos maiores inovadores de toda uma geração da área de tecnologia.


O iPod revolucionou a forma de as pessoas ouvirem música. O iPhone transformou-se no mais bem-sucedido aparelho celular de toda a história. O iPad é o último produto a transformar a vida dos consumidores, que cada vez mais deixam os PCs de lado e optam por tablets.


"A Apple perdeu um visionário e um gênio criativo e o mundo perdeu um ser humano incrível", escreveu Tim Cook, em comunicado aos funcionários. "Aqueles de nós que foram afortunados o bastante por ter conhecido e trabalhado com Steve perderam um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que somente ele poderia ter construído, e seu espírito será para sempre a fundação da Apple." (Com agências internacionais)


Texto atualizado às 23h38


Fonte:O Estado de S.Paulo