terça-feira, 20 de novembro de 2012

Digitalização ainda gera polêmica



Digitalização ainda gera polêmica
TER, 20 DE NOVEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

Com exceção da Vara da Fazenda, as demais aceitam apenas ações eletrônicas / Foto Arquivo

A digitalização do Poder Judiciário, considerada positiva como uma ferramenta de aceleração dos tramites processuais, tem sido motivo de polêmica em Mogi das Cruzes. Os advogados da Cidade consideram curto o prazo concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para adaptação ao novo modelo. Desde o último dia 8, são aceitas apenas ações eletrônicas (com exceção da Vara da Fazenda) e somente os advogados que realizaram a certificação digital conseguem exercer a atividade. A situação tem causado um enorme desconforto entre a classe. Profissionais ouvidos ontem por O Diário relatam as dificuldades, que vão desde a necessidade de investimento para modernização dos escritórios até a pouca familiarização com os meios digitais.

A decisão do TJ foi comunicada oficialmente ao diretor do fórum central, Luiz Renato Bariani Peres, dois meses antes da efetivação do novo modelo. Imediatamente, o Judiciário local e a 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) uniram-se em um esforço a fim de capacitar advogados e servidores para o novo modelo. A OAB chegou a encaminhar uma petição do TJ pedindo dilação do prazo fixado inicialmente. A solicitação era para que houvesse um período de adaptação, em que as ações em papel ainda pudessem ser recebidas até que os escritórios estivessem totalmente adaptados, porém, o Tribunal negou. (Júlia Guimarães)
Leia mais na edição impressa

Fonte:O Diário de Mogi

Mendigos voltam a incomodar



Mendigos voltam a incomodar
TER, 20 DE NOVEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

Morador de rua dorme, em plena luz do dia, nos paralelepípedos do Largo do Carmo / Foto Gustavo Rejani

Moradores de rua, usuários de drogas e álcool estão causando transtornos para quem reside na área central, trabalhadores ou para quem simplesmente passa no entorno do Largo Bom Jesus, da Praça do Shangai e também Largo do Carmo. Ontem (19), a reportagem de O Diário flagrou um casal que faz parte deste grupo, formado por oito pessoas, mantendo relação sexual, às 10h30, na calçada da Rua Dr. Ricardo Vilela.
Depois, mais tarde, o casal se juntou aos demais no Largo Bom Jesus e todos passaram a abordar os pedestres para pedir dinheiro, cigarro ou, até mesmo, para mexer com as pessoas, usando, para isso, palavrões e ameaças.
Um dos moradores de rua, Emerson Leandro, 30 anos, aceitou falar com a reportagem. Ele negou que fizesse parte do grupo, mas contou que é natural do Paraná, mas que preferiu “curtir a vida” e que por isso peregrina pelas cidades. “Eu estava no Litoral, mas vim para cá só para descansar. Depois, vou voltar para lá. Aqui em Mogi a gente fica sossegado e se precisar comer alguma coisa tem gente que dá e para tomar banho vou no abrigo”, relatou Leandro. Após a breve entrevista, ele pediu dinheiro para a repórter e ao fotógrafo e passou a ameaçar ambos, quando teve uma resposta negativa.

Fonte:O Diário de Mogi

Governo e Farc retomam negociação



Governo e Farc retomam negociação
TER, 20 DE NOVEMBRO DE 2012 08:04
A-A+

Negociações serão retomadas hoje em Havana, na capital cubana / Foto Divulgação

As negociações em busca de um acordo de paz entre os integrantes do governo colombiano e os das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército do Povo (EP) serão retomadas hoje (20), em Havana, na capital cubana, para a discussão sobre a questão agrícola.
Os guerrilheiros querem garantias do governo sobre as medidas de reforma agrária que poderão ser implementadas no país. O diálogo é mediada pelos governos de Cuba, da Venezuela, do Chile e da Noruega. Há cerca de 50 anos, a guerrilha age na região. Na Colômbia, as Farc são consideradas um grupo terrorista.
As negociações ocorrem no momento em que o ministro da Defesa colombiano, Juan Carlos Pinzón, anunciou que as forças de segurança do país continuarão as operações militares, apesar da trégua unilateral anunciada pelas Farc. Pinzón disse que a ordem seguirá sendo "sempre a mesma": "Combater os grupos ilegais em todo o território nacional".
A guerrilha, que se encontra na etapa inicial das negociações de paz com o governo colombiano em Cuba, anunciou, por conta própria, o cessar-fogo da meia-noite de ontem (19) até 20 de janeiro de 2013. O coordenador dos negociadores das Farc, Ivan Márquez, foi quem anunciou a decisão do grupo de interromper as operações militares ofensivas durante dois meses.
No segundo dia do diálogo, os temas principais serão a execução de programas de desenvolvimento territorial e social (saúde, educação, habitação e erradicação da pobreza) e os incentivos à  produção agrícola e à economia de solidariedade e cooperação.
Após esta etapa de negociações, será aberto um prazo de dez dias, a partir de domingo (25), para marcar uma nova data para a próxima reunião. (Renata Giraldi – ABr)

Fonte:O Diário de Mogi

Correios lançam selo comemorativo



Correios lançam selo comemorativo
TER, 20 DE NOVEMBRO DE 2012 08:28
A-A+

O lançamento será às 14h, no município de União dos Palmares, em Alagoas / Foto Divulgação

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lança hoje (20) uma edição especial de selos com a imagem do Parque Memorial dos Palmares, considerado a maior referência africana das Américas. O lançamento será às 14h, no município de União dos Palmares, em Alagoas, e faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra.
Com a emissão do selo, a ECT procurou destacar a importância cultural e histórica do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, um dos símbolos da resistência negra no Brasil. O parque temático é o único a retratar a cultura negra do país.
A imagem panorâmica do parque, localizado na Serra da Barriga (AL), é do pintor e escultor Luciomar Sebastião de Jesus. Ele disse que procurou mostrar o local com o máximo de detalhes.
"O espaço de reprodução era pequeno, por isso, em minhas pesquisas, selecionei as imagens que quis enfatizar e adicionei o patrimônio imaterial, como a questão da religiosidade, representado pelas mulheres. Acho importante tentar incorporar também uma certa humanidade nas obras".
Luciomar contou à Agência Brasil que ficou surpreso e orgulhoso ao receber a notícia de que sua imagem havia sido escolhida para a ilustrar o selo. "Sou negro e tenho orgulho de minha origem. Quando a proposta foi aceita, fiquei muito feliz, pois era uma forma de homenagear minha cultura. Mas sei que sou apenas um coadjuvante nesse processo".
A pintura com fundo azul ilustra a Muxima de Palmares (Coração de Palmares) em homenagem aos comandantes em chefe do conselho deliberativo do quilombo; a Onjo Cruzambê (Casa do Campo Santo), espaço de apoio à prática das religiões africanas; uma oca indígena que representa a cultura dos primeiros moradores da serra e duas figuras femininas, para lembrar as práticas religiosas do espaço sagrado.
Com tiragem de 300 mil exemplares, os selos terão valor de R$ 1,20 cada. Três mil cartões com a ilustração também serão emitidos. As peças podem ser compradas até 31 de dezembro de 2015 na loja virtual dos Correios, na Central de Vendas a Distância e nas agências dos correios.
O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 e a data de 20 de novembro foi fixada para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo, que representa a luta dos negros contra a escravidão na época da colonização do país. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Vandalismo Visitantes reclamam da falta de segurança no Botyra


Vandalismo
Visitantes reclamam da falta de segurança no Botyra
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

As paredes externas dos banheiros estão todas pichadas
O parque Botyra Camorim Gatti continua sofrendo com as constantes ações de vandalismo. As pinturas do artista plástico Paulo Seccomandi estão, em sua maioria, encobertas por marcas de spray e tinta. Além das pichações, os usuários do local reclamam do tráfico e consumo de drogas. Segundo eles, o problema ocorre principalmente nas sextas-feiras à noite.

O espaço, que foi entregue no início de 2011 após uma série de reformas e adequações, hoje não lembra a aparência que conservava quando foi inaugurado. Todas as paredes do parque estão pichadas, os banheiros estão depredados e muitas pessoas têm receio de transitar lá durante a noite.

O comerciante Eurípedes Vecchi, de 57 anos, tem um trailer próximo à praça e contou que vê muitos jovens usando drogas no espaço. "O meu trailer mesmo já foi pichado. Precisamos de mais segurança na praça. Na última confusão a polícia apareceu e os jovens saíram quebrando o que encontravam pela frente", contou. 
Por meio da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, o secretário de Segurança, Eli Nepomuceno, informou que os problemas apresentados são de conhecimento da Administração Municipal, que vem adotando, dentro de suas responsabilidades, medidas para combatê-los.

Segundo a nota, estão sendo realizadas diversas ações em conjunto com a Polícia Militar, que também buscam combater as infrações relativas à Lei do Silêncio. Além disso, a Prefeitura mantém uma unidade da Guarda Municipal e câmeras de monitoramento.

Fonte:Mogi News

Em crise Marialva desiste de presidir Banco de Olhos


Em crise
Marialva desiste de presidir Banco de Olhos
Engenheiro explicou que acúmulo de dívidas na entidade o levou a repensar sobre o retorno à direção da entidade que ele ajudou a criar
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Rubens Marialva: "É praticamente inviável assumir a presidência do Banco de Olhos neste momento"
O engenheiro aposentado Rubens Marialva não deve mais assumir a presidência do Banco de Olhos de Mogi das Cruzes. O anúncio oficial da desistência do cargo - que estava certo até duas semanas atrás, segundo apurou o Mogi News, e chegou a ser publicado na coluna Contracapa, no fim de semana - será feita durante assembleia ordinária da diretoria, marcada para a próxima segunda-feira, dia 26. Ontem pela manhã, Marialva esteve na Redação do Mogi News e explicou que o acúmulo de dívidas da entidade, entre outras pendências de gestões anteriores, o levaram a repensar sobre o retorno ao comando da entidade que ajudou a fundar em 1992. 
"Tem muita coisa em jogo. Não é apenas assumir a presidência. Quando recebi o pedido, fiquei muito balançado porque é uma entidade que ajudei a criar, na qual atuei por anos como voluntário e que, com muita garra, consegui alguns doadores de córneas. Não há emoção maior do que testemunhar uma pessoa que nunca enxergou na vida ver as primeiras imagens. É como um milagre. Porém, há questões administrativas que tive de avaliar e ainda estou avaliando. Mas da forma como está, é praticamente inviável", justificou, referindo-se à dívida da entidade junto à Prefeitura de Mogi. 
Marialva, que está com 66 anos, e já atuou em várias outras entidades assistenciais, entre elas o Lions Clube e a Amoa não quis citar valores, mas prometeu apresentar, na próxima semana, um relatório detalhado da situação financeira do Banco de Olhos. Contudo, segundo apurou o Mogi News, o Banco de Olhos tem, hoje, um passível com a Prefeitura de mais de R$ 60 mil, além de dívidas trabalhistas, entre outras pendências. 
No mês passado, após assembleia, o então presidente João da Cruz Braga Junior pediu demissão do cargo. Na oportunidade, segundo ele, a dívida do Banco de Olhos chegava a R$ 50 mil. Ao ser questionado sobre os valores, Rubens Marialva respondeu: "Vou apresentar tudo na assembleia. Lá, tudo será esclarecido, inclusive sobre a nova diretoria", desconversou. 
Aliás, com a desistência de Rubens Marialva - e sem nenhum outro nome para a presidência - tudo indica que o Banco de Olhos está prestes de fechar. Caso isso aconteça, Mogi e demais municípios do Alto Tietê dependerão do Banco de Olhos de Sorocaba, o maior do País, porque uma córnea que for retirada em solo mogiano vai para Sorocaba e quando um morador da região precisar do órgão, ela fará o caminho de volta, num processo que pode levar até seis dias.

Fonte:Mogi News

Homenagem Dia da Consciência Negra é celebrado


Homenagem
Dia da Consciência Negra é celebrado
Data comemorada hoje será marcada pela entrega da Medalha Zumbi dos Palmares a personalidades da região
Fernanda Nascimento
Da Reportagem Local
Divulgação

Maristela da Silva será uma das homenageadas pela Câmara
O Brasil comemora hoje o Dia da Consciência Negra. Na capital e em algumas cidades paulistas, assim como em outras do País, é feriado, em homenagem à população negra brasileira, que, segundo o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chega a 15 milhões de pessoas, totalizando 7,6% que se declararam negros. Este número é 1,4% maior que os 6,2% que se declararam negros no Censo anterior, de 2000. 
Em Mogi das Cruzes, não é feriado, porém, a data não passará em branco. Por meio de uma iniciativa do vereador Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão, será realizada uma sessão solene para a entrega da "Medalha Zumbi dos Palmares" a diversas personalidades da região. O evento acontecerá na sexta-feira, dia 23, a partir das 20 horas, na Câmara Municipal, na avenida Narciso Yague Guimarães, 381, no Centro Cívico.

A homenagem faz menção a um grande símbolo da luta contra a escravidão e a repressão dos negros no Brasil, o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, e o dia escolhido é a data de sua morte, em 1695.

Uma das personalidades que serão homenageadas é a professora de educação infantil Maristela Pinho da Silva. Ela se diz reconhecida pela comunidade negra regional e muito gratificada. Maristela, que desenvolve com seus alunos um trabalho de conscientização, afirma que, se o negro não conhece suas raízes, de onde veio e qual era a cultura dos seus ancestrais, também não terá condições de saber para onde vai. "É necessária uma maior inserção do negro na sociedade, pois a história é contada apenas do ponto de vista do homem branco e isso desvaloriza a nossa cultura", opinou a professora, que gosta de pesquisar sobre o assunto.

O Dia da Consciência Negra foi oficializado pela Lei 10.639, de 2003, que inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. A lei também prevê o estudo da História da África, bem como a luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a cultura e a identidade desse povo.

Fonte:Mogi News

Conselheiro: O advogado Paulo Passos foi "nomeado"


Daniel Carvalho

Conselheiro
O advogado Paulo Passos foi "nomeado" conselheiro na chapa encabeçada pelo advogado Ricardo Sayeg, que disputa a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo. Isso significa que, caso seja eleito, Passos representará Mogi em São Paulo levando os pedidos e reivindicações da classe. A indicação foi dada durante a visita de Ricardo Sayeg em Mogi na semana passada, em plena campanha eleitoral para pedir votos aos advogados da cidade.

Propostas
Uma das principais bandeiras de campanha de Sayeg é colocar em prática o prédio da Caasp, a Caixa de Assistência dos Advogados. É uma sede administrativa que presta serviços de farmácia, livros e etc. Outra proposta bastante forte é o devido respeito aos advogados que atuam nos convênios com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.


Conselhos
"São mais de 60 conselheiros em todo o Estado e o conselheiro analisa e aconselha todos os assuntos pertinentes à ordem, como aquisições e futuras modificações. Não é um órgão meramente consultivo, mas autorizativo também. Cada subseção nas cidades têm um representante junto à OAB paulista", afirmou Passos à coluna, que já atuou nesta função na época do ex-presidente Luiz Flávio D´Urso.

Fonte:Mogi News

Dr. Dori Boucault


Amilson Ribeiro

Dr. Dori Boucault
Você já viu ou leu as histórias contadas pelo coordenador do Procon de Mogi, Dori Boucault? Cada uma delas é mais engraçada do que a outra. Se ainda não, ou quer rir novamente, basta acessar a página dr. Dori Boucault no Facebook.
Histórias para rir
Ele criou uma fan page na rede de relacionamentos para que todos tenham acesso aos causos e abasteçam a página com dúvidas sobre relações de consumo que podem se tornar os próximos casos a serem comentados.


E tirar dúvidas
Referência quando o assunto é consumidor, Dori Boucault conta, entre outras, a história do aparelho de ginástica peniana e da mulher de cabelo verde? Mas, não para por aí. 

Assuntos atuais
Também são dadas orientações sobre compras com o cartão de crédito, mensalidades escolares, e todos os outros assuntos atuais. Tem dúvidas sobre algum assunto, quer tirá-las? Então escreva que ele vai fazer tópicos com os assuntos esclarecendo os principais temas elencados pelos seguidores.


Stand up
Na página do Facebook, dá para ter acesso ainda a entrevista de Dori Boucault no programa do Jô e ele também se "oferece" para fazer apresentações tipo stand up sobre casos curiosos, boa pedida para quem quer ensinar de maneira divertida sobre o que diz o Código de Defesa do Consumidor. Tem até vídeos do programa Frente a Frente, da TV Mogi News, na época apresentado pelo jornalista Márcio Siqueira, que fizeram sucesso. O próximo passo é reunir tudo num e-book para divulgar todos os casos e assuntos coletados no Procon de Mogi. 


Fonte:Mogi News

Crueldade


Crueldade
Padrasto confessa que matou menina a facadas
André Graciano de Souza, de 36 anos, assassinou a própria enteada para se vingar da mãe dela. Polícia Civil vai investigar se ele também a estuprou
Leandro Dilon
De Suzano
Divulgação

André de Souza confessou o assassinato de Fernanda (destaque)
O eletricista André Graciano de Souza, de 36 anos, confessou anteontem à polícia que assassinou sua enteada, a estudante Fernanda Vicente Moral, 11, no dia 14 deste mês, no Jardim Colorado, em Suzano. Ele falou que queria se vingar da mãe da criança. A equipe de investigação da Polícia Civil desconfia que o homem também tenha estuprado a menina, já que o corpo dela apresentava indícios de abuso sexual.

Para o delegado-titular da Delegacia Central, Jorge Neves Esteves, pelo menos três fatores levaram a polícia a pedir a prisão temporária do acusado. "Primeiro: a irmã da Fernanda viu ele próximo da casa dela minutos antes do crime. Segundo: o cadeado do portão não estava arrombado, ou seja, o assassino tinha acesso ao imóvel. E terceiro: ele jogou uma bolsa azul no mato, onde estavam a faca e uma luva cheia de sangue".

Esteves contou ainda que enfermeiros que constataram a morte de Fernanda encontraram indícios de estupro na vítima, mas a comprovação do abuso só poderá ocorrer daqui a um mês. "Precisamos aguardar os laudos da perícia para confirmar o estupro", disse o delegado.

André foi detido no sábado, após familiares da vítima entregar a bolsa azul com a faca para a polícia. Na ocasião, ele negou a autoria do crime, mas, no domingo, confessou o assassinato aos investigadores da delegacia. No entanto, ele falou que não cometeu o estupro e que queria apenas se vingar da esposa, que estaria perturbando ele.

O delegado-assistente, Alexandre Batalha, estuda agora se pede a prisão preventiva do acusado. "Acredito que o pedido será feito, até mesmo para manter a ordem pública, já que um assassino pode causar medo e pânico estando solto nas ruas", comentou.

No dia 14 de novembro, por volta das 20h30, a mãe de Fernanda encontrou a filha morta no quarto da casa, que fica na rua Beatriz Batista de Souza. A jovem tinha ferimentos causados por arma branca nas costas, no peito, nos ombros, na barriga e nas mãos.

Fonte:Mogi News