Digitalização ainda gera polêmica
TER, 20 DE NOVEMBRO DE 2012 00:00
A-A+
Com exceção da Vara da Fazenda, as demais aceitam apenas ações eletrônicas / Foto Arquivo
A digitalização do Poder Judiciário, considerada positiva como uma ferramenta de aceleração dos tramites processuais, tem sido motivo de polêmica em Mogi das Cruzes. Os advogados da Cidade consideram curto o prazo concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para adaptação ao novo modelo. Desde o último dia 8, são aceitas apenas ações eletrônicas (com exceção da Vara da Fazenda) e somente os advogados que realizaram a certificação digital conseguem exercer a atividade. A situação tem causado um enorme desconforto entre a classe. Profissionais ouvidos ontem por O Diário relatam as dificuldades, que vão desde a necessidade de investimento para modernização dos escritórios até a pouca familiarização com os meios digitais.
A decisão do TJ foi comunicada oficialmente ao diretor do fórum central, Luiz Renato Bariani Peres, dois meses antes da efetivação do novo modelo. Imediatamente, o Judiciário local e a 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) uniram-se em um esforço a fim de capacitar advogados e servidores para o novo modelo. A OAB chegou a encaminhar uma petição do TJ pedindo dilação do prazo fixado inicialmente. A solicitação era para que houvesse um período de adaptação, em que as ações em papel ainda pudessem ser recebidas até que os escritórios estivessem totalmente adaptados, porém, o Tribunal negou. (Júlia Guimarães)
Leia mais na edição impressa
Fonte:O Diário de Mogi
Mendigos voltam a incomodar
TER, 20 DE NOVEMBRO DE 2012 00:00
A-A+
Morador de rua dorme, em plena luz do dia, nos paralelepípedos do Largo do Carmo / Foto Gustavo Rejani
Moradores de rua, usuários de drogas e álcool estão causando transtornos para quem reside na área central, trabalhadores ou para quem simplesmente passa no entorno do Largo Bom Jesus, da Praça do Shangai e também Largo do Carmo. Ontem (19), a reportagem de O Diário flagrou um casal que faz parte deste grupo, formado por oito pessoas, mantendo relação sexual, às 10h30, na calçada da Rua Dr. Ricardo Vilela.
Depois, mais tarde, o casal se juntou aos demais no Largo Bom Jesus e todos passaram a abordar os pedestres para pedir dinheiro, cigarro ou, até mesmo, para mexer com as pessoas, usando, para isso, palavrões e ameaças.
Um dos moradores de rua, Emerson Leandro, 30 anos, aceitou falar com a reportagem. Ele negou que fizesse parte do grupo, mas contou que é natural do Paraná, mas que preferiu “curtir a vida” e que por isso peregrina pelas cidades. “Eu estava no Litoral, mas vim para cá só para descansar. Depois, vou voltar para lá. Aqui em Mogi a gente fica sossegado e se precisar comer alguma coisa tem gente que dá e para tomar banho vou no abrigo”, relatou Leandro. Após a breve entrevista, ele pediu dinheiro para a repórter e ao fotógrafo e passou a ameaçar ambos, quando teve uma resposta negativa.
Fonte:O Diário de Mogi
Governo e Farc retomam negociação
TER, 20 DE NOVEMBRO DE 2012 08:04
A-A+
Negociações serão retomadas hoje em Havana, na capital cubana / Foto Divulgação
As negociações em busca de um acordo de paz entre os integrantes do governo colombiano e os das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército do Povo (EP) serão retomadas hoje (20), em Havana, na capital cubana, para a discussão sobre a questão agrícola.
Os guerrilheiros querem garantias do governo sobre as medidas de reforma agrária que poderão ser implementadas no país. O diálogo é mediada pelos governos de Cuba, da Venezuela, do Chile e da Noruega. Há cerca de 50 anos, a guerrilha age na região. Na Colômbia, as Farc são consideradas um grupo terrorista.
As negociações ocorrem no momento em que o ministro da Defesa colombiano, Juan Carlos Pinzón, anunciou que as forças de segurança do país continuarão as operações militares, apesar da trégua unilateral anunciada pelas Farc. Pinzón disse que a ordem seguirá sendo "sempre a mesma": "Combater os grupos ilegais em todo o território nacional".
A guerrilha, que se encontra na etapa inicial das negociações de paz com o governo colombiano em Cuba, anunciou, por conta própria, o cessar-fogo da meia-noite de ontem (19) até 20 de janeiro de 2013. O coordenador dos negociadores das Farc, Ivan Márquez, foi quem anunciou a decisão do grupo de interromper as operações militares ofensivas durante dois meses.
No segundo dia do diálogo, os temas principais serão a execução de programas de desenvolvimento territorial e social (saúde, educação, habitação e erradicação da pobreza) e os incentivos à produção agrícola e à economia de solidariedade e cooperação.
Após esta etapa de negociações, será aberto um prazo de dez dias, a partir de domingo (25), para marcar uma nova data para a próxima reunião. (Renata Giraldi – ABr)
Fonte:O Diário de Mogi
Correios lançam selo comemorativo
TER, 20 DE NOVEMBRO DE 2012 08:28
A-A+
O lançamento será às 14h, no município de União dos Palmares, em Alagoas / Foto Divulgação
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lança hoje (20) uma edição especial de selos com a imagem do Parque Memorial dos Palmares, considerado a maior referência africana das Américas. O lançamento será às 14h, no município de União dos Palmares, em Alagoas, e faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra.
Com a emissão do selo, a ECT procurou destacar a importância cultural e histórica do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, um dos símbolos da resistência negra no Brasil. O parque temático é o único a retratar a cultura negra do país.
A imagem panorâmica do parque, localizado na Serra da Barriga (AL), é do pintor e escultor Luciomar Sebastião de Jesus. Ele disse que procurou mostrar o local com o máximo de detalhes.
"O espaço de reprodução era pequeno, por isso, em minhas pesquisas, selecionei as imagens que quis enfatizar e adicionei o patrimônio imaterial, como a questão da religiosidade, representado pelas mulheres. Acho importante tentar incorporar também uma certa humanidade nas obras".
Luciomar contou à Agência Brasil que ficou surpreso e orgulhoso ao receber a notícia de que sua imagem havia sido escolhida para a ilustrar o selo. "Sou negro e tenho orgulho de minha origem. Quando a proposta foi aceita, fiquei muito feliz, pois era uma forma de homenagear minha cultura. Mas sei que sou apenas um coadjuvante nesse processo".
A pintura com fundo azul ilustra a Muxima de Palmares (Coração de Palmares) em homenagem aos comandantes em chefe do conselho deliberativo do quilombo; a Onjo Cruzambê (Casa do Campo Santo), espaço de apoio à prática das religiões africanas; uma oca indígena que representa a cultura dos primeiros moradores da serra e duas figuras femininas, para lembrar as práticas religiosas do espaço sagrado.
Com tiragem de 300 mil exemplares, os selos terão valor de R$ 1,20 cada. Três mil cartões com a ilustração também serão emitidos. As peças podem ser compradas até 31 de dezembro de 2015 na loja virtual dos Correios, na Central de Vendas a Distância e nas agências dos correios.
O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 e a data de 20 de novembro foi fixada para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo, que representa a luta dos negros contra a escravidão na época da colonização do país. (Folhapress)
Fonte:O Diário de Mogi
Vandalismo
Visitantes reclamam da falta de segurança no Botyra
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
As paredes externas dos banheiros estão todas pichadas
O parque Botyra Camorim Gatti continua sofrendo com as constantes ações de vandalismo. As pinturas do artista plástico Paulo Seccomandi estão, em sua maioria, encobertas por marcas de spray e tinta. Além das pichações, os usuários do local reclamam do tráfico e consumo de drogas. Segundo eles, o problema ocorre principalmente nas sextas-feiras à noite.
O espaço, que foi entregue no início de 2011 após uma série de reformas e adequações, hoje não lembra a aparência que conservava quando foi inaugurado. Todas as paredes do parque estão pichadas, os banheiros estão depredados e muitas pessoas têm receio de transitar lá durante a noite.
O comerciante Eurípedes Vecchi, de 57 anos, tem um trailer próximo à praça e contou que vê muitos jovens usando drogas no espaço. "O meu trailer mesmo já foi pichado. Precisamos de mais segurança na praça. Na última confusão a polícia apareceu e os jovens saíram quebrando o que encontravam pela frente", contou.
Por meio da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, o secretário de Segurança, Eli Nepomuceno, informou que os problemas apresentados são de conhecimento da Administração Municipal, que vem adotando, dentro de suas responsabilidades, medidas para combatê-los.
Segundo a nota, estão sendo realizadas diversas ações em conjunto com a Polícia Militar, que também buscam combater as infrações relativas à Lei do Silêncio. Além disso, a Prefeitura mantém uma unidade da Guarda Municipal e câmeras de monitoramento.
Fonte:Mogi News
Em crise
Marialva desiste de presidir Banco de Olhos
Engenheiro explicou que acúmulo de dívidas na entidade o levou a repensar sobre o retorno à direção da entidade que ele ajudou a criar
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Rubens Marialva: "É praticamente inviável assumir a presidência do Banco de Olhos neste momento"
O engenheiro aposentado Rubens Marialva não deve mais assumir a presidência do Banco de Olhos de Mogi das Cruzes. O anúncio oficial da desistência do cargo - que estava certo até duas semanas atrás, segundo apurou o Mogi News, e chegou a ser publicado na coluna Contracapa, no fim de semana - será feita durante assembleia ordinária da diretoria, marcada para a próxima segunda-feira, dia 26. Ontem pela manhã, Marialva esteve na Redação do Mogi News e explicou que o acúmulo de dívidas da entidade, entre outras pendências de gestões anteriores, o levaram a repensar sobre o retorno ao comando da entidade que ajudou a fundar em 1992.
"Tem muita coisa em jogo. Não é apenas assumir a presidência. Quando recebi o pedido, fiquei muito balançado porque é uma entidade que ajudei a criar, na qual atuei por anos como voluntário e que, com muita garra, consegui alguns doadores de córneas. Não há emoção maior do que testemunhar uma pessoa que nunca enxergou na vida ver as primeiras imagens. É como um milagre. Porém, há questões administrativas que tive de avaliar e ainda estou avaliando. Mas da forma como está, é praticamente inviável", justificou, referindo-se à dívida da entidade junto à Prefeitura de Mogi.
Marialva, que está com 66 anos, e já atuou em várias outras entidades assistenciais, entre elas o Lions Clube e a Amoa não quis citar valores, mas prometeu apresentar, na próxima semana, um relatório detalhado da situação financeira do Banco de Olhos. Contudo, segundo apurou o Mogi News, o Banco de Olhos tem, hoje, um passível com a Prefeitura de mais de R$ 60 mil, além de dívidas trabalhistas, entre outras pendências.
No mês passado, após assembleia, o então presidente João da Cruz Braga Junior pediu demissão do cargo. Na oportunidade, segundo ele, a dívida do Banco de Olhos chegava a R$ 50 mil. Ao ser questionado sobre os valores, Rubens Marialva respondeu: "Vou apresentar tudo na assembleia. Lá, tudo será esclarecido, inclusive sobre a nova diretoria", desconversou.
Aliás, com a desistência de Rubens Marialva - e sem nenhum outro nome para a presidência - tudo indica que o Banco de Olhos está prestes de fechar. Caso isso aconteça, Mogi e demais municípios do Alto Tietê dependerão do Banco de Olhos de Sorocaba, o maior do País, porque uma córnea que for retirada em solo mogiano vai para Sorocaba e quando um morador da região precisar do órgão, ela fará o caminho de volta, num processo que pode levar até seis dias.
Fonte:Mogi News
Homenagem
Dia da Consciência Negra é celebrado
Data comemorada hoje será marcada pela entrega da Medalha Zumbi dos Palmares a personalidades da região
Fernanda Nascimento
Da Reportagem Local
Divulgação
Maristela da Silva será uma das homenageadas pela Câmara
O Brasil comemora hoje o Dia da Consciência Negra. Na capital e em algumas cidades paulistas, assim como em outras do País, é feriado, em homenagem à população negra brasileira, que, segundo o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chega a 15 milhões de pessoas, totalizando 7,6% que se declararam negros. Este número é 1,4% maior que os 6,2% que se declararam negros no Censo anterior, de 2000.
Em Mogi das Cruzes, não é feriado, porém, a data não passará em branco. Por meio de uma iniciativa do vereador Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão, será realizada uma sessão solene para a entrega da "Medalha Zumbi dos Palmares" a diversas personalidades da região. O evento acontecerá na sexta-feira, dia 23, a partir das 20 horas, na Câmara Municipal, na avenida Narciso Yague Guimarães, 381, no Centro Cívico.
A homenagem faz menção a um grande símbolo da luta contra a escravidão e a repressão dos negros no Brasil, o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, e o dia escolhido é a data de sua morte, em 1695.
Uma das personalidades que serão homenageadas é a professora de educação infantil Maristela Pinho da Silva. Ela se diz reconhecida pela comunidade negra regional e muito gratificada. Maristela, que desenvolve com seus alunos um trabalho de conscientização, afirma que, se o negro não conhece suas raízes, de onde veio e qual era a cultura dos seus ancestrais, também não terá condições de saber para onde vai. "É necessária uma maior inserção do negro na sociedade, pois a história é contada apenas do ponto de vista do homem branco e isso desvaloriza a nossa cultura", opinou a professora, que gosta de pesquisar sobre o assunto.
O Dia da Consciência Negra foi oficializado pela Lei 10.639, de 2003, que inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. A lei também prevê o estudo da História da África, bem como a luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a cultura e a identidade desse povo.
Fonte:Mogi News
Daniel Carvalho
Conselheiro
O advogado Paulo Passos foi "nomeado" conselheiro na chapa encabeçada pelo advogado Ricardo Sayeg, que disputa a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo. Isso significa que, caso seja eleito, Passos representará Mogi em São Paulo levando os pedidos e reivindicações da classe. A indicação foi dada durante a visita de Ricardo Sayeg em Mogi na semana passada, em plena campanha eleitoral para pedir votos aos advogados da cidade.
Propostas
Uma das principais bandeiras de campanha de Sayeg é colocar em prática o prédio da Caasp, a Caixa de Assistência dos Advogados. É uma sede administrativa que presta serviços de farmácia, livros e etc. Outra proposta bastante forte é o devido respeito aos advogados que atuam nos convênios com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Conselhos
"São mais de 60 conselheiros em todo o Estado e o conselheiro analisa e aconselha todos os assuntos pertinentes à ordem, como aquisições e futuras modificações. Não é um órgão meramente consultivo, mas autorizativo também. Cada subseção nas cidades têm um representante junto à OAB paulista", afirmou Passos à coluna, que já atuou nesta função na época do ex-presidente Luiz Flávio D´Urso.
Fonte:Mogi News
Amilson Ribeiro
Dr. Dori Boucault
Você já viu ou leu as histórias contadas pelo coordenador do Procon de Mogi, Dori Boucault? Cada uma delas é mais engraçada do que a outra. Se ainda não, ou quer rir novamente, basta acessar a página dr. Dori Boucault no Facebook.
Histórias para rir
Ele criou uma fan page na rede de relacionamentos para que todos tenham acesso aos causos e abasteçam a página com dúvidas sobre relações de consumo que podem se tornar os próximos casos a serem comentados.
E tirar dúvidas
Referência quando o assunto é consumidor, Dori Boucault conta, entre outras, a história do aparelho de ginástica peniana e da mulher de cabelo verde? Mas, não para por aí.
Assuntos atuais
Também são dadas orientações sobre compras com o cartão de crédito, mensalidades escolares, e todos os outros assuntos atuais. Tem dúvidas sobre algum assunto, quer tirá-las? Então escreva que ele vai fazer tópicos com os assuntos esclarecendo os principais temas elencados pelos seguidores.
Stand up
Na página do Facebook, dá para ter acesso ainda a entrevista de Dori Boucault no programa do Jô e ele também se "oferece" para fazer apresentações tipo stand up sobre casos curiosos, boa pedida para quem quer ensinar de maneira divertida sobre o que diz o Código de Defesa do Consumidor. Tem até vídeos do programa Frente a Frente, da TV Mogi News, na época apresentado pelo jornalista Márcio Siqueira, que fizeram sucesso. O próximo passo é reunir tudo num e-book para divulgar todos os casos e assuntos coletados no Procon de Mogi.
Fonte:Mogi News
Crueldade
Padrasto confessa que matou menina a facadas
André Graciano de Souza, de 36 anos, assassinou a própria enteada para se vingar da mãe dela. Polícia Civil vai investigar se ele também a estuprou
Leandro Dilon
De Suzano
Divulgação
André de Souza confessou o assassinato de Fernanda (destaque)
O eletricista André Graciano de Souza, de 36 anos, confessou anteontem à polícia que assassinou sua enteada, a estudante Fernanda Vicente Moral, 11, no dia 14 deste mês, no Jardim Colorado, em Suzano. Ele falou que queria se vingar da mãe da criança. A equipe de investigação da Polícia Civil desconfia que o homem também tenha estuprado a menina, já que o corpo dela apresentava indícios de abuso sexual.
Para o delegado-titular da Delegacia Central, Jorge Neves Esteves, pelo menos três fatores levaram a polícia a pedir a prisão temporária do acusado. "Primeiro: a irmã da Fernanda viu ele próximo da casa dela minutos antes do crime. Segundo: o cadeado do portão não estava arrombado, ou seja, o assassino tinha acesso ao imóvel. E terceiro: ele jogou uma bolsa azul no mato, onde estavam a faca e uma luva cheia de sangue".
Esteves contou ainda que enfermeiros que constataram a morte de Fernanda encontraram indícios de estupro na vítima, mas a comprovação do abuso só poderá ocorrer daqui a um mês. "Precisamos aguardar os laudos da perícia para confirmar o estupro", disse o delegado.
André foi detido no sábado, após familiares da vítima entregar a bolsa azul com a faca para a polícia. Na ocasião, ele negou a autoria do crime, mas, no domingo, confessou o assassinato aos investigadores da delegacia. No entanto, ele falou que não cometeu o estupro e que queria apenas se vingar da esposa, que estaria perturbando ele.
O delegado-assistente, Alexandre Batalha, estuda agora se pede a prisão preventiva do acusado. "Acredito que o pedido será feito, até mesmo para manter a ordem pública, já que um assassino pode causar medo e pânico estando solto nas ruas", comentou.
No dia 14 de novembro, por volta das 20h30, a mãe de Fernanda encontrou a filha morta no quarto da casa, que fica na rua Beatriz Batista de Souza. A jovem tinha ferimentos causados por arma branca nas costas, no peito, nos ombros, na barriga e nas mãos.
Fonte:Mogi News