terça-feira, 20 de novembro de 2012

Homenagem Dia da Consciência Negra é celebrado


Homenagem
Dia da Consciência Negra é celebrado
Data comemorada hoje será marcada pela entrega da Medalha Zumbi dos Palmares a personalidades da região
Fernanda Nascimento
Da Reportagem Local
Divulgação

Maristela da Silva será uma das homenageadas pela Câmara
O Brasil comemora hoje o Dia da Consciência Negra. Na capital e em algumas cidades paulistas, assim como em outras do País, é feriado, em homenagem à população negra brasileira, que, segundo o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chega a 15 milhões de pessoas, totalizando 7,6% que se declararam negros. Este número é 1,4% maior que os 6,2% que se declararam negros no Censo anterior, de 2000. 
Em Mogi das Cruzes, não é feriado, porém, a data não passará em branco. Por meio de uma iniciativa do vereador Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão, será realizada uma sessão solene para a entrega da "Medalha Zumbi dos Palmares" a diversas personalidades da região. O evento acontecerá na sexta-feira, dia 23, a partir das 20 horas, na Câmara Municipal, na avenida Narciso Yague Guimarães, 381, no Centro Cívico.

A homenagem faz menção a um grande símbolo da luta contra a escravidão e a repressão dos negros no Brasil, o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, e o dia escolhido é a data de sua morte, em 1695.

Uma das personalidades que serão homenageadas é a professora de educação infantil Maristela Pinho da Silva. Ela se diz reconhecida pela comunidade negra regional e muito gratificada. Maristela, que desenvolve com seus alunos um trabalho de conscientização, afirma que, se o negro não conhece suas raízes, de onde veio e qual era a cultura dos seus ancestrais, também não terá condições de saber para onde vai. "É necessária uma maior inserção do negro na sociedade, pois a história é contada apenas do ponto de vista do homem branco e isso desvaloriza a nossa cultura", opinou a professora, que gosta de pesquisar sobre o assunto.

O Dia da Consciência Negra foi oficializado pela Lei 10.639, de 2003, que inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. A lei também prevê o estudo da História da África, bem como a luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a cultura e a identidade desse povo.

Fonte:Mogi News