quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Falso médico morre em hospital

Falso médico morre em hospital
QUA, 18 DE SETEMBRO DE 2013 00:43
A-A+

Marcel foi autuado por exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica pelo delegado Peretti / Foto: Arquivo

Após complicações de saúde, o falso médico pediatra Marcel Carlos Neri, de 45 anos, morreu, na noite de anteontem (16), no Hospital Luzia de Pinho Melo, no Bairro do Mogilar, onde se encontrava internado há duas semanas sob escolta policial. Desde abril, estava recolhido no CDP (Centro de Detenção Provisória), no Bairro do Taboão.

Em 26 de abril, ele foi autuado em flagrante pelo delegado Eduardo Peretti, então titular de uma das equipes básicas de atendimento ao público, no Distrito Central, pelos crimes de exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica.

A denúncia contra Marcel foi feita pelo médico Marcel Delili. Ele descobriu o crime depois de ser informado que estava sendo intimado por um erro médico em Mogi. O acusado usava ilegalmente o CRM de Delili. Por mais de seis meses, Marcel Neri trabalhou no Hospital Mogi D’or, na Rua Marechal Deodoro, próximo ao Largo Francisco Ribeiro Nogueira, no Centro.

Ele atendia crianças de diversas idades e surgiram muitas acusações contra o falso médico. Os pais ficaram revoltados. Marcel Neri foi preso pela Polícia Militar em seu consultório, no Mogi D’or. Segundo o delegado Peretti, ele estava sujeito a uma pena que variava de 1 a 5 anos de reclusão.

Com o falso médico, foram apreendidos jalecos, receita médica, carimbos e equipamentos. Na Delegacia, ficou desesperado por ter sido descoberto. Marcel Neri chegou a ser removido do CDP  para um centro hospitalar, na Capital, destinado a detentos. Depois de um período de internação, recebeu alta e voltou ao presídio.

Com a sua morte, os processos criminais serão arquivados, como ordena a legislação penal, por extinção da punibilidade. A equipe com Toninho, Nilson, Rogério de Moura e Luiz Claro, do 1º DP, atenderam Ana Cláudia e o marido Reginaldo Faria. O filho do casal, de 5 anos, foi medicado pelo impostor. Marcel chegou a ferir até um bebê, no ano passado. (Laércio Ribeiro)

Fonte:O Diário de Mogi

Semana que vem Mogi terá primeiro fórum sobre mobilidade urbana

Semana que vem
Mogi terá primeiro fórum sobre mobilidade urbana
Daniel Carvalho

Problemas no trânsito serão discutidos durante o encontro
Na próxima semana, Mogi das Cruzes sediará o I Fórum Mogiano de Mobilidade Urbana. O evento ocorrerá entre os dias 23 e 24 no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Mogilar, e contará com palestras e debates sobre o assunto. A iniciativa é da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, além disso, diversas entidade, como a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi (Aeamc), devem participar do encontro.

O fórum será aberto às 9h45 com a participação do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). Em seguida, serão discutidos os aspectos jurídicos dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana. Depois, ocorrerá uma palestra sobre o Polo Gerador de Tráfego (PGT) de Guarulhos. Ao meio-dia, está prevista a abertura da discussão dos assuntos ao público.

Às 13h45, deve ocorrer uma apresentação com o assunto "Vivendo em São Paulo sem carro". Além das experiências da capital, o fórum contará com a participação de representantes de outras cidades, como o projeto Integração de Bicicletas Públicas no Transporte Coletivo de Sorocaba. 
A partir das 15h30, um dos principais assuntos do fórum deve ser apresentado, que é a proposta do PGT de Mogi. A apresentação será realizada pela Secretaria Municipal de Transportes. Logo após a discussão, haverá um painel sobre a implantação do PGT na cidade. O moderador do debate será o vereador Juliano Abe (PSD). 
O último dia do evento será aberto com a discussão sobre os desafios dos planos de mobilidade urbana no Brasil, que terá como tema "Integração entre mobilidade e desenvolvimento urbano". Durante a manhã, será realizada também uma palestra sobre plano para cidades mais sustentáveis. Na programação, ainda está prevista a participação de representantes da Aeamc, que discutirão ideias para Mogi.

Para o vice-presidente da Aeamc, Jolindo Rennó, o fórum será importante para que os mogianos discutam os desafios de mobilidade para a cidade. "Esse evento é de grande valor, pois qualquer fórum sempre traz ideias boas. Teremos, ainda, a participação de diversos segmentos da sociedade", avaliou. (L.N.)

Fonte:Mogi News

Oportunidades Emprega Mogi oferece 272 vagas de emprego em 72 cargos diferentes

Oportunidades
Emprega Mogi oferece 272 vagas de emprego em 72 cargos diferentes
O programa presta ainda serviços como emissão de carteiras profissionais e seguro desemprego, além de cursos
Daniel Carvalho

Além de encaminhamento, oportunidades de especialização
O Emprega Mogi, parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o Governo do Estado, iniciou esta semana com 272 vagas de emprego disponíveis para 72 cargos diferentes, com destaque para 100 oportunidades para operadores de telemarketing, cargos de gerência e na área de vendas. Os interessados podem procurar as unidades do programa que ficam nos terminais Central e Estudantes.

As vagas para operador de telemarketing são para ativo e receptivo e podem se candidatar homens e mulheres, moradores de Mogi das Cruzes, com idade acima de 17 anos e Ensino Médio Completo. Para a área de vendas são 41 oportunidades, sendo 20 para promotor de vendas, 13 para consultor, 4 para vendedor interno, 3 para assistente e uma vaga para gerente. Também estão disponíveis outros cargos de gerência, são duas oportunidades para gerente comercial e outra para gerente de restaurante.

Os interessados devem levar os documentos pessoais e currículo para uma das duas unidades, onde é feito um cadastro dos concorrentes à vaga. Cada candidato tem o perfil analisado e, se forem atendidos os pré-requisitos para as vagas em aberto, a Prefeitura faz o encaminhamento dos profissionais. Mesmo que a pessoa não seja contratada, seu nome fica no cadastro e ela pode ser encaminhada para outras vagas e para programas de qualificação profissional.

Empregos e serviços
O Emprega Mogi faz uma captação dupla: de um lado, cadastra os cidadãos que estão à procura de emprego e de outro, capta as vagas de empresas da cidade que precisam contratar. O programa presta ainda serviços como emissão de carteiras profissionais e seguro desemprego e promove cursos de capacitação, como o Time do Emprego, realizado em parceria com o Governo Estadual.

A cada mês, cerca de 4,5 mil atendimentos são feitos nas duas unidades. O número de consultas e encaminhamentos, de janeiro a julho deste ano, já superou o total do ano passado. Em 2012 foram 24.471 e somente nos primeiros sete meses de 2013, foram 26.850. Mais informações pelo telefone 4699-1900.

Fonte:Mogi News

Transporte público Vereadores apresentam moção contra dupla função em ônibus

Transporte público
Vereadores apresentam moção contra dupla função em ônibus
Parlamentares querem evitar que motoristas também tenham de fazer a cobrança de passagem
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Divulgação

Assunto, que está gerando polêmica, foi discutido ontem pelos parlamentares, durante sessão ordinária na Câmara Municipal
Os vereadores Caio Cunha (PV) e Iduigues Martins (PT) protocolaram uma moção que será enviada à Câmara dos Deputados para pedir a aprovação da lei que proíbe a dupla função de motorista/cobrador. 
Na semana passada, o projeto de lei de autoria do vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes e do suplente Rodrigo Valverde, ambos do PT, que determinava a mesma iniciativa em Mogi das Cruzes havia sido rejeitada na Câmara Municipal.

Os vereadores que votaram contra a proposta na última sessão afirmaram que não era possível legislar sobre uma lei que já que está tramitando em uma instância maior. Alguns parlamentares que assinaram a moção argumentaram que a lei servirá para regulamentar o fim da dupla função, além de diminuir o risco de acidentes.

O vereador Mauro Araújo (PMDB) afirmou que a Câmara não havia se posicionado contra o projeto de lei apresentado na última sessão. "O projeto que proíbe a dupla função está tramitando há mais de dez anos na Câmara Federal, nós não nos posicionamos contra, muito pelo contrário", disse. 
O vereador Iduigues Martins, que foi o único a dar o voto favorável ao projeto de lei, avaliou que a dupla função exercida por alguns profissionais da cidade aumenta os riscos de acidentes no trânsito. 
"Os problemas que afetam os trabalhadores do transporte foram reconhecidos por todos, pois isso aumenta os riscos de acidente e o tempo de viagem, além de ampliar a exploração do trabalho. Essa é uma discussão jurídica, se a Prefeitura pode estabelecer o trajeto, o número de ônibus e o preço da passagem, por que ela não pode regulamentar a forma de trabalho?", indagou.

O vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) afirmou que a decisão de rejeitar o projeto de lei proposto por Moraes e Valverde se baseou em um parecer dado pela Comissão de Justiça e Redação. 
"Discutir não é o problema, mas a lei precisa de um embasamento e a Comissão de Justiça e Reda-ção deu parecer de inconstitucionalidade", argumentou.

Fonte:Mogi News

No Luzia Chico Bezerra denuncia falta de médicos

No Luzia
Chico Bezerra denuncia falta de médicos

A falta de médicos no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo foi denunciada ontem pelo vereador Francisco Moacir Bezerra (PSB), o Chico Bezerra, que também é médico. 
Segundo ele, o problema foi identificado no sábado à noite e no domingo, quando não houve plantonista de emergência, que cuida dos casos mais graves. Segundo Bezerra, os médicos não trabalharam porque o hospital não cumpriu um acordo firmado anteriormente.

Fonte:Mogi News

Polo regional Hospital Dr. Arnaldo será referência para tratar dependentes químicos

Polo regional
Hospital Dr. Arnaldo será referência para tratar dependentes químicos
Pacientes que não conseguem se livrar das drogas e do álcool terão atendimento especializado em Mogi
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Em visita a Mogi, ontem, Geraldo Alckmin anunciou a implantação de um polo para dependentes químicos no Dr. Arnaldo
Mogi das Cruzes ganhará um polo de tratamento de dependentes químicos no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiapeba. Além de contar com a clínica com 80 leitos, o local deverá receber a unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). Na tarde de ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) inauguraram os 20 primeiros leitos da clínica, que serão destinados ao atendimento de mulheres.

"Começamos nosso processo de regionalização do tratamento de dependentes. Inauguramos hoje 20 leitos e queremos licitar ainda em setembro a construção de um prédio para o atendimento de mais 60 leitos, para que em no máximo 90 dias as obras possam ter início", detalhou o tucano. 
Inicialmente, a previsão era que a clínica do Alto Tietê contasse com apenas 60 leitos no total. "A estrutura em Mogi será semelhante ao projeto implantado em Botucatu (interior de São Paulo), um minihospital especialista em dependentes. Poderemos ter 80 leitos, mas se a direção do hospital avaliar ser o melhor, poderá reservar 60 leitos para esse tipo de tratamento e o restante para outras doenças mentais", disse Alckmin.

A Prefeitura buscava há alguns meses uma área para construir o Caps AD. A proposta de construção do prédio no terreno do Dr. Arnaldo foi feita ontem pelo prefeito e foi bem aceita. 
O diretor técnico do hospital, Eduardo Augusto Guidolin afirmou que a ideia é viável, inclusive, a área conta com um prédio inutilizado que pode atender a demanda do Caps AD. "Ele precisa apenas de uma reforma e uma adaptação. Trata-se de um espaço com 20 enfermarias", contou. "Assim que o governador autorizar a cessão, a Prefeitura poderá iniciar os trabalhos. Será importante contar com os dois atendimentos em um mesmo terreno, mesmo que os tratamentos sejam distintos. O Caps cuida da parte ambulatorial e a clínica da internação", afirmou Guidolin.

Além do polo, o Dr. Arnaldo passou a contar com o Pronto Atendimento com capacidade para 50 pacientes por dia. "É exclusivo para atendimentos clínicos para adultos. Vamos completar a rede municipal, por isso, solicitei a intensificação das linhas de ônibus", disse. 
O Dr. Arnaldo recebe uma reforma avaliada em R$ 12 milhões. O hospital ganhará novas alas de fisioterapia e nutrição, além de um auditório.

Luzia
Alckmin afirmou que a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), responsável pela administração do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, recebeu autorização para receber o casamata (equipamento radiológico) para o atendimento de radioterapia. "A parte de cirurgia oncológica já sendo feita. O setor de quimioterapia está ativo desde junho e na próxima segunda-feira os pacientes terão ressonância magnética. Só falta a radioterapia, que terá dois aceleradores lineares", contou Alckmin.

Fonte:Mogi News

Minha Casa, Minha Vida Moradores do São João são transferidos para Jundiapeba

Minha Casa, Minha Vida
Moradores do São João são transferidos para Jundiapeba
Ney Sarmento/PMMC

Áreas onde famílias viviam foram invadidas e ofereciam riscos
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria de Habitação, iniciou nesta semana o trabalho de transferência de 28 famílias do bairro São João para apartamentos do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. 
Trata-se de uma área pública e de risco que foi ocupada irregularmente e, agora, após a conclusão desse trabalho, será erradicada. Com isso, o município não terá mais áreas públicas com adensamento urbano e as famílias passam a morar em casas próprias, seguras e regularizadas. 
Por se tratar de uma área pertencente ao município, a Prefeitura ingressou, no passado, com uma ação judicial pedindo a saída das famílias e obteve uma sentença favorável. Não havia, entretanto, na ocasião, apartamentos para onde encaminhar essas pessoas, portanto, a administração municipal negociou com o Ministério Público para permitir a permanência na área até haver unidades disponíveis do programa habitacional.

Essas unidades passaram a estar disponíveis assim que foi entregue, em 16 de agosto, o empreendimento Jundiapeba I. Nesse mesmo dia, as famílias fizeram a assinatura dos contratos e agora estão gradativamente se mudando, com o auxílio da Prefeitura. A previsão é de que até o fim desta semana todas já tenham saído da área.

"Fizemos todo o acompanhamento das famílias, inserimos elas no programa Minha Casa, Minha Vida e aguardamos até haver unidades prontas para transferi-las. Elas assinaram os contratos com a Caixa Econômica Federal no dia 16 de agosto e agora estão efetivamente se mudando para suas novas casas", declarou a coordenadora municipal de Habitação, Dalciani Felizardo.

"A cidade deixa de ter mais uma área de risco, então, avançamos mais uma importante etapa nesse nosso trabalho e as famílias, por outro lado, podem dormir tranquilas, porque passam a morar na casa própria, sem qualquer risco", acrescentou. 
Este é mais um exemplo do amplo trabalho de transferência de famílias de áreas de risco que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura. Desde o lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, já foram erradicadas as maiores áreas de risco da cidade, como a encosta do Jardim Lair, a encosta da Vila Oroxó e a beira do Rio Jundiaí, que era a mais populosa. 
Apenas dessa região, a Prefeitura transferiu 411 famílias que viviam sob o risco constante de alagamento e sem saneamento básico.

Fonte:Mogi News

Ambiental Recicla Mogi é tema de aula inaugural

Ambiental
Recicla Mogi é tema de aula inaugural
A Universidade Livre do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes iniciou ontem de manhã as suas atividades
Divulgação

Ontem ocorreu a primeira atividade da programação de cursos e seminários voltados à comunidade
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, na manhã de ontem, a aula inaugural da Universidade Livre do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes. Esta foi a primeira atividade da programação de cursos e seminários gratuitos voltados à comunidade e contou com a participação da diretora do Departamento de Educação Ambiental da Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UmaPAZ), Maria José de Andrade Filha. Gestores da rede municipal de ensino foram os primeiros atendidos com uma formação sobre as cartilhas do programa Recicla Mogi.

"Hoje é o início efetivo das atividades da Unilivre de Mogi das Cruzes, um projeto idealizado pelo prefeito Marco Bertaiolli. É uma articulação para levar à comunidade em geral conhecimentos sobre o meio ambiente e preparo para trabalhar na área ambiental", disse o secretário de Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, Romildo Campello. Os próximos a serem atendidos pela Universidade Livre são os catadores de materiais recicláveis que participarão do curso Eco Empreendedores nos dias 22 de setembro e 6 de outubro. 
A diretora da UmaPAZ destacou a importância da iniciativa mogiana. "O trabalho que fazemos na capital não consegue chegar a todo o Estado de São Paulo, só com trabalhos como este que Mogi está começando hoje conseguiremos capacitar um número maior de pessoas, expandindo conhecimentos e a cultura de preservação". Maria apresentou o trabalho realizado pela instituição paulistana. A aula inaugural também contou com a presença da secretária de Educação de Mogi, Rose Roggero e a adjunta da Pasta, Valéria Campolino.

Unilivre - MC
A Universidade Livre será um espaço de difusão de educação socioambiental para toda a comunidade. Suas bases são a construção do conhecimento, o estímulo à criatividade, a visão crítica de processos e a incorporação de novos hábitos e atitudes que privilegiem a sustentabilidade. Além das atividades no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, estão previstos cursos em outros núcleos, como a Ilha Marabá e os parques Centenário e Leon Feffer.

Os interessados em conhecer a programação podem entrar em contato com a Unilivre-MC pelo telefone 4790-3529, além do e-mail parquenaturalmunicipal@pmmc.com.br.

Fonte:Mogi News

Polêmica Por 17 a 5, Câmara sepulta proposta de sessão noturna e tribuna livre

Polêmica
Por 17 a 5, Câmara sepulta proposta de sessão noturna e tribuna livre
Foram três horas de sessão tumultuada que rejeitou as duas propostas e aprovou o novo regimento interno
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC

A sessão de ontem foi polêmica: apenas cinco vereadores foram a favor da sessão noturna e da tribuna livre; as alterações no regimento interno foram aprovadas
Em uma sessão longa, confusa e tumultuada, a Câmara Municipal rejeitou as propostas de sessão noturna e tribuna livre. Foram 17 votos contrários e 5 favoráveis (veja quadro nesta página). Sem as emendas que possibilitariam a efetivação dos projetos, um novo regimento interno foi aprovado pelos vereadores. 
Entre as alterações, o novo texto aumenta o número de ocupantes da mesa diretiva, cria a figura do segundo vice-presidente, oferece mais poderes ao líder de bancada, diminui a quantidade de assinaturas necessárias para a formação de Comissão Especial de Inquérito (CEI) - cai de dois terços da Câmara para apenas um terço -, e muda o horário da primeira sessão da legislatura: de 11 horas de 1º de janeiro para às 15 horas da mesma data.

Os cinco vereadores favoráveis à sessão noturna e à tribuna livre - Ana Karina Pirillo (PCdoB), Iduigues Ferreira Martins e Clodoaldo Aparecido de Moraes, ambos do PT, Marcos Furlan e Caio Cunha, do PV - tentaram adiar a votação. Todos os pedidos feitos pelo grupo, de vista e adiamento, foram rejeitados.

A análise do projeto de resolução original apresentado pela comissão especial de estudos, formada para analisar as mudanças necessárias no regimento, que não citavam a realização da sessão noturna, às 19 horas, e a tribuna livre, não estava na pauta de votação desta quarta-feira.

Foi um requerimento apresentado pelo vereador Mauro Araújo (PMDB), relator do grupo, que analisou o regimento que solicitou a inclusão. "O texto está tramitando há quase oito meses na Câmara, inclusive, com as informações disponíveis na Internet, e chegou a hora de votá-lo", argumentou o peemedebista, relator do grupo que estudou as alterações.

Iduigues Martins ponderou que "um assunto tão importante não deveria ser votado sem a participação da sociedade civil". Cunha, Furlan, Moraes e Karina pediram para que Araújo retirasse o requerimento. Ele não acatou a solicitação e o projeto foi incluído na pauta do dia. 
Cunha tentou um último recurso ao pedir vista. Ele argumentou que duas subemendas e uma emenda modificativa haviam sido apresentadas 55 minutos antes da sessão, e, por isso, não havia tempo hábil para analisar tais as mudanças. Elas alteravam o horário da primeira sessão do mandato e possibilitava a participação de integrantes da mesa diretiva nas comissões permanentes. A sessão foi suspensa por cinco minutos e cópias das subemendas foram distribuídas aos parlamentares. "O plenário é soberano e a aprovação do requerimento mostra que as subemendas poderão ser votadas hoje", argumentou Araújo. A justificativa foi acatada pelo presidente da Câmara em exercício, Pedro Komura.

Após quase três horas de sessão, o novo regimento, sem sessão noturna e tribuna livre foi aprovado.

Fonte:Mogi News