quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Minha Casa, Minha Vida Moradores do São João são transferidos para Jundiapeba

Minha Casa, Minha Vida
Moradores do São João são transferidos para Jundiapeba
Ney Sarmento/PMMC

Áreas onde famílias viviam foram invadidas e ofereciam riscos
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria de Habitação, iniciou nesta semana o trabalho de transferência de 28 famílias do bairro São João para apartamentos do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. 
Trata-se de uma área pública e de risco que foi ocupada irregularmente e, agora, após a conclusão desse trabalho, será erradicada. Com isso, o município não terá mais áreas públicas com adensamento urbano e as famílias passam a morar em casas próprias, seguras e regularizadas. 
Por se tratar de uma área pertencente ao município, a Prefeitura ingressou, no passado, com uma ação judicial pedindo a saída das famílias e obteve uma sentença favorável. Não havia, entretanto, na ocasião, apartamentos para onde encaminhar essas pessoas, portanto, a administração municipal negociou com o Ministério Público para permitir a permanência na área até haver unidades disponíveis do programa habitacional.

Essas unidades passaram a estar disponíveis assim que foi entregue, em 16 de agosto, o empreendimento Jundiapeba I. Nesse mesmo dia, as famílias fizeram a assinatura dos contratos e agora estão gradativamente se mudando, com o auxílio da Prefeitura. A previsão é de que até o fim desta semana todas já tenham saído da área.

"Fizemos todo o acompanhamento das famílias, inserimos elas no programa Minha Casa, Minha Vida e aguardamos até haver unidades prontas para transferi-las. Elas assinaram os contratos com a Caixa Econômica Federal no dia 16 de agosto e agora estão efetivamente se mudando para suas novas casas", declarou a coordenadora municipal de Habitação, Dalciani Felizardo.

"A cidade deixa de ter mais uma área de risco, então, avançamos mais uma importante etapa nesse nosso trabalho e as famílias, por outro lado, podem dormir tranquilas, porque passam a morar na casa própria, sem qualquer risco", acrescentou. 
Este é mais um exemplo do amplo trabalho de transferência de famílias de áreas de risco que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura. Desde o lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, já foram erradicadas as maiores áreas de risco da cidade, como a encosta do Jardim Lair, a encosta da Vila Oroxó e a beira do Rio Jundiaí, que era a mais populosa. 
Apenas dessa região, a Prefeitura transferiu 411 famílias que viviam sob o risco constante de alagamento e sem saneamento básico.

Fonte:Mogi News