quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Semana que vem Mogi terá primeiro fórum sobre mobilidade urbana

Semana que vem
Mogi terá primeiro fórum sobre mobilidade urbana
Daniel Carvalho

Problemas no trânsito serão discutidos durante o encontro
Na próxima semana, Mogi das Cruzes sediará o I Fórum Mogiano de Mobilidade Urbana. O evento ocorrerá entre os dias 23 e 24 no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Mogilar, e contará com palestras e debates sobre o assunto. A iniciativa é da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, além disso, diversas entidade, como a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi (Aeamc), devem participar do encontro.

O fórum será aberto às 9h45 com a participação do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). Em seguida, serão discutidos os aspectos jurídicos dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana. Depois, ocorrerá uma palestra sobre o Polo Gerador de Tráfego (PGT) de Guarulhos. Ao meio-dia, está prevista a abertura da discussão dos assuntos ao público.

Às 13h45, deve ocorrer uma apresentação com o assunto "Vivendo em São Paulo sem carro". Além das experiências da capital, o fórum contará com a participação de representantes de outras cidades, como o projeto Integração de Bicicletas Públicas no Transporte Coletivo de Sorocaba. 
A partir das 15h30, um dos principais assuntos do fórum deve ser apresentado, que é a proposta do PGT de Mogi. A apresentação será realizada pela Secretaria Municipal de Transportes. Logo após a discussão, haverá um painel sobre a implantação do PGT na cidade. O moderador do debate será o vereador Juliano Abe (PSD). 
O último dia do evento será aberto com a discussão sobre os desafios dos planos de mobilidade urbana no Brasil, que terá como tema "Integração entre mobilidade e desenvolvimento urbano". Durante a manhã, será realizada também uma palestra sobre plano para cidades mais sustentáveis. Na programação, ainda está prevista a participação de representantes da Aeamc, que discutirão ideias para Mogi.

Para o vice-presidente da Aeamc, Jolindo Rennó, o fórum será importante para que os mogianos discutam os desafios de mobilidade para a cidade. "Esse evento é de grande valor, pois qualquer fórum sempre traz ideias boas. Teremos, ainda, a participação de diversos segmentos da sociedade", avaliou. (L.N.)

Fonte:Mogi News