Mogi terá primeiro fórum sobre mobilidade urbana
Daniel Carvalho
Problemas no trânsito serão discutidos durante o encontro
Na próxima semana, Mogi das Cruzes sediará o I Fórum Mogiano de Mobilidade Urbana. O evento ocorrerá entre os dias 23 e 24 no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Mogilar, e contará com palestras e debates sobre o assunto. A iniciativa é da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, além disso, diversas entidade, como a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi (Aeamc), devem participar do encontro.
O fórum será aberto às 9h45 com a participação do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). Em seguida, serão discutidos os aspectos jurídicos dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana. Depois, ocorrerá uma palestra sobre o Polo Gerador de Tráfego (PGT) de Guarulhos. Ao meio-dia, está prevista a abertura da discussão dos assuntos ao público.
Às 13h45, deve ocorrer uma apresentação com o assunto "Vivendo em São Paulo sem carro". Além das experiências da capital, o fórum contará com a participação de representantes de outras cidades, como o projeto Integração de Bicicletas Públicas no Transporte Coletivo de Sorocaba.
A partir das 15h30, um dos principais assuntos do fórum deve ser apresentado, que é a proposta do PGT de Mogi. A apresentação será realizada pela Secretaria Municipal de Transportes. Logo após a discussão, haverá um painel sobre a implantação do PGT na cidade. O moderador do debate será o vereador Juliano Abe (PSD).
O último dia do evento será aberto com a discussão sobre os desafios dos planos de mobilidade urbana no Brasil, que terá como tema "Integração entre mobilidade e desenvolvimento urbano". Durante a manhã, será realizada também uma palestra sobre plano para cidades mais sustentáveis. Na programação, ainda está prevista a participação de representantes da Aeamc, que discutirão ideias para Mogi.
Para o vice-presidente da Aeamc, Jolindo Rennó, o fórum será importante para que os mogianos discutam os desafios de mobilidade para a cidade. "Esse evento é de grande valor, pois qualquer fórum sempre traz ideias boas. Teremos, ainda, a participação de diversos segmentos da sociedade", avaliou. (L.N.)
Fonte:Mogi News