terça-feira, 5 de julho de 2011

Deputado André do Prado consegue Via Rápida para o Emprego na Região do Alto Tietê

 Paulo Alexandre.jpg


Parlamentar afirma que Região terá 300 vagas para cursos profissionalizantes

Os dez municípios da Região do Alto Tietê serão contemplados com o Via Rápida para o emprego, programa que oferecerá cursos de curta duração para que as pessoas possam se qualificar e se inserir no mercado de trabalho. A informação é do deputado estadual André do Prado (PR), que reivindicou ao secretario estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes na região. 

Na audiência, vários projetos foram tratados e a primeira conquista de Prado foi à inclusão dos municípios no Projeto Via Rápida para o Emprego, prestes a ser lançado pelo governo do Estado, por meio desta Secretaria. O parlamentar, que é membro efetivo das Comissões de Educação e do Trabalho, afirmou que tem como prioridade em seu mandato as políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda e ao aumento da qualificação de mão-de-obra. 



Para o deputado André do Prado, a qualificação profissional é uma das principais exigências do mercado de trabalho. “O programa Via Rápida para o Emprego oferece cursos profissionalizantes de curta duração, por meio das escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza, a fim de qualificar jovens e desempregados para o mercado de trabalho. Os cursos são oferecidos de acordo com a necessidade da região onde ele é implantando, podendo ser para pedreiros, marceneiros, soldador, costureiras, eletricista, entre outras funções”, destacou o parlamentar ao destacar que cerca de 300 vagas para cursos técnicos serão implantados na Região.  “O aluno não precisa fazer o exame de seleção, não precisa ter o ensino médico completo. São vários cursos de até 200 horas”.  

André do Prado afirmou que acredita na rapidez e na colocação certa no mercado de trabalho. "Com o programa, a profissionalização vai se tornar mais rápida. Para isso, o governo vai buscar parcerias com a iniciativa privada, que tem o maior interesse, porque hoje o que falta é a mão-de-obra qualificada. De um lado temos pessoas desempregadas, de outro falta quem saiba fazer os serviços. O Via Rápida vai fazer o elo entre o setor produtivo e a formação profissional", completou.

FOTO: SEGUE EM ANEXO - Deputado André do Prado em audiência com o secretario do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa

Clarissa Johara
Assessora de Imprensa
Deputado André do Prado (PR)

Trem-bala cada dia mais difícil. Não seria hora de reativar o

A entrevista de Zhao Jian, professor da Universidade de Transportes da China, concedida ontem ao "Estadão", joga mais um balde de água fria sobre os planos de implantação de um trem-bala no Brasil para ligar Campinas e São Paulo ao Rio de Janeiro. Um dos maiores especialistas em ferrovias daquele País, Jian disse que a China não irá participar da licitação para o trem de alta velocidade no Brasil porque há indícios de todos os lados de que o projeto irá operar no vermelho. "Não importa quem construa, o trem-bala será deficitário", disse Jian, um crítico dos grandes investimentos que a China vem fazendo em sua malha de trens rápidos. Na China, o débito do Ministério das Ferrovias já está em US$ 309 bilhões, devendo dobrar em quatro anos. E como os trens não são lucrativos, o Ministério não terá receita suficiente, podendo-se abrir uma grave crise da dívida. No caso do Brasil, o especialista alega que a concentração e a densidade populacional são muito baixas. Isso significa, segundo ele, que não importa quem vai construir o trem-bala brasileiro. "Ele será deficitário", garante Jian, lembrando que o governo brasileiro não deseja assumir riscos com o trem de alta velocidade, exigindo que os construtores venham a operar as linhas. Algo que pode desestimular ainda mais os investidores. Tanto que, por várias vezes, a concorrência do trem-bala já foi adiada. Diante do impasse uma solução seria o governo brasileiro modificar seus planos e, em lugar do audacioso projeto, promover uma recuperação geral das linhas já existentes e hoje utilizadas apenas para o transporte de cargas, para receberem também os trens de passageiros. Não haveria necessidade de um megaprojeto, mas de algo funcional e eficiente, com trens que executassem o trajeto entre São Paulo e Rio cm conforto e rapidez, ainda que não atingindo a supervelocidade do trem-bala. Vontade política do governo e coragem para admitir que erra quando tenta implantar algo economicamente inviável seriam fundamentais para se dar um passo seguro pela volta do trem de passageiros ao País.


Mulheres – 1


Das 116 cadeiras existentes nas câmaras municipais de 10 cidades da Região, somente 12 vagas são ocupadas por mulheres. Diante desse quadro, o movimento Articulação Regional Mulheres do Alto Tietê vem buscando aumentar a participação do público feminino em questões ligadas à política partidária. Neste final de semana, 50 representantes de oito municípios se reuniram em Suzano, buscando unificar propostas para a reforma política em andamento no Congresso.







Mulheres – 2


Do encontro saíram, entre outras propostas, o financiamento público de campanha, lista alternada (com presença obrigatória de 50% de mulheres candidatas) e a exigência – quase absurda – de que a metade dos eleitos de cada partido seja mulheres, sob pena de punição. A Articulação pretende se reunir agora com as vereadoras e depois, nos dias 16 e 17 de agosto, participar de uma Marcha a Brasília para exigir dos congressistas a inclusão de tais propostas na reforma que deverá valer para as eleições de 2014.







Na "Folha"


A edição de domingo da "Folha" deu destaque aos impactos que o empreendimento Reserva Serra do Itapety poderá produzir em Mogi. Além de questões de ordem ambiental, a publicação destaca os efeitos no aumento do tráfego, da geração de esgotos e elevação da demanda por água e serviços públicos como saúde, educação e transporte. A Alden, empresa responsável pela obra, atesta a sua sustentabilidade e garante que os impactos serão "positivos".







No conforto


"Estamos confortáveis", disse ontem o presidente do Diretório Municipal do PMDB, vereador Geraldo Tomaz Augusto, em relação à montagem da chapa de candidatos à Câmara Municipal para as eleições do próximo ano. Segundo ele, faltam apenas dez nomes para fechar o grupo, o que ele acredita que conseguirá, sem problemas, nos próximos dois meses.


Fonte:O Diário de Mogi

Alfredo Nascimento: abre sindicância sobre acusação


APOIO Nascimento ainda conta com a confiança da presidente Dilma


BRASÍLIA
O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, divulgou ontem nota informando que foi instituída uma comissão de sindicância investigativa para apurar as supostas irregularidades na pasta denunciadas pela revista "Veja" no fim de semana. A decisão será publicada hoje no Diário Oficial da União por meio da portaria 154. Foi estabelecido o prazo de 30 dias para a conclusão da investigação. Para a condução dos trabalhos da comissão, foram designados três servidores.


Reportagem publicada pela revista "Veja" revela o funcionamento de um esquema montado nos Transportes baseado na cobrança de propinas de 4% das empreiteiras e de 5% das empresas de consultoria que elaboram os projetos de obras em rodovias e ferrovias. A maior parte dos desvios, segundo a "Veja", ia para o PR, partido presidido pelo ministro Alfredo Nascimento, e uma parcela era distribuída aos parlamentares dos Estados onde a obra era realizada.


Nascimento informa também que encaminhou ao ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União (CGU), um pedido de instauração de auditoria nos contratos mencionados na reportagem. O pedido foi enviando por meio do aviso 089.


Em outro aviso, sob o número 1238, Nascimento pede ao presidente do Conselho de Administração da Valec que delibere sobre o afastamento preventivo do diretor-presidente da companhia, José Francisco das Neves, até a conclusão das investigações.


O ministro dos Transportes também se colocou à disposição do Congresso Nacional para prestar os esclarecimentos sobre o caso e informou que a execução das obras em questão seguirá o curso normal. Nascimento recebeu parlamentares do PR para esclarecer o caso e obter apoio. A reunião foi realizada na sede do Ministério.


As denúncias de corrupção repercutiram no velório do ex-presidente Itamar Franco, em Belo Horizonte. Logo após acompanhar a cerimônia no Palácio da Liberdade ao lado da presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) cobrou uma "investigação profunda" do caso, que levou ao afastamento de quatro dirigentes da pasta.


Presente ao velório, o ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) recorreu justamente ao exemplo de Itamar enquanto presidente para sugerir a saída de Nascimento.


A denúncia levou ao afastamento do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, do presidente da Valec Engenharia, José Francisco das Neves, do chefe de gabinete do ministério, Mauro Barbosa Silva, e do assessor Luís Tito Bonvini


Ontem Dilma divulgou nota manifestando confiança no ministro dos Transportes e argumentando que Nascimento é o responsável pelo processo de apuração das denúncias.


Fonte:O Diário de Mogi

Solidariedade Campanha "Corrente do Bem" pela AACD começa oficialmente em Mogi

Os cofrinhos já podem ser retirados na Associação Comercial para que recebam doações da população
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Expectativa em torno da campanha é grande diante da participação da população, que pode depositar moedas nos cofrinhos
A campanha "Corrente do Bem" foi oficialmente lançada na manhã de ontem em solenidade na Prefeitura, comandada pelo prefeito em exercício José Antonio Cuco Pereira (PSDB). A meta é que a cidade consiga arrecadar com os cofres da campanha pelo menos R$ 400 mil. Esse valor será entregue para o próximo município que irá receber uma unidade da Associação de Assistência da Criança Deficiente (AACD). A entrega será no programa Teleton, do SBT, entre os dias 21 e 22 de outubro.


Um dos objetivos do evento de ontem foi mostrar como abrir os cofres para fazer a retirada do dinheiro, que será doado pela população. Onélia Miranda, coordenadora voluntária da campanha em prol do Centro de Reabilitação de Mogi das Cruzes, unidade afiliada da AACD, informou que serão distribuídos dois tipos de cofres, um de tamanho grande e outro pequeno. Cada um comporta, respectivamente, R$ 450 e R$ 50 em moedas de R$ 1. "O cofre que será distribuído nas escolas terá uma barra roxa. Já para o comércio, a cor será turquesa", explicou. No cofre aberto ontem por Cuco havia R$ 52,81. O recipiente foi distribuído no dia 25 de maio, para as autoridades, no lançamento da pedra fundamental do prédio da AACD. A secretária de Assistência Social, Marinês Piva, está confiante no sucesso da campanha. "Temos o processo de conscientização da importância da participação da cidade na campanha. O objetivo é arrecadar no mínimo R$ 400 mil para a próxima cidade que será contemplada pela AACD. Por Mogi ter pessoas comprometidas, acredito que essa meta será alcançada, porque a sociedade está envolvida", destacou.


O prefeito ressaltou que todos os segmentos da sociedade estão envolvidos em prol da "Corrente do Bem". "A causa é uma das mais nobres e deve superar nossas expectativas. Como as entidades da cidade, também haverá eventos para que possamos alcançar nosso objetivo", acrescentou. O vereador Protássio Nogueira (DEM) irá contribuir com a campanha por meio de uma galinhada, que será servida para 200 pessoas, no dia 7 de agosto no Sesi (Serviço Social da Indústria).




Pela cidade
São 2.680 cofrinhos que poderão ser retirados na ACMC. "Será um mês de diagnóstico para ver quantos cofres serão solicitados. As moedas devem ser contadas e trocadas por cédulas antes de ser entregues na ACMC. No momento da entrega, haverá um comprovante em três vias, uma do doador, outra do centro de reabilitação e a última para a ACMC", detalhou Onélia. Os cofres abertos devem ser entregues com o dinheiro arrecadado para serem reciclados.




Cofres
Somente as pessoas que possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) podem retirar os cofres da campanha na sede da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, na rua Barão de Jaceguai, 674, centro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. É necessário apresentar ainda comprovante de endereço, telefone e e-mail. As pessoas físicas que quiserem fazer doação devem realizar a entrega por meio de cheque administrativo ou dinheiro na própria tesouraria da entidade. A campanha irá até o dia 30 de setembro.


Fonte:Mogi News

Radar dedo-duro Motoristas podem licenciar veículo sem pagar multas

Procedimento pode ser burocrático, mas é um direito dos condutores autuados pelo radar
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Osvaldo Birke

Procedimento é possível graças à liminar concedida pela Justiça que acatou um pedido do MP de suspender as multas do radar dedo-duro, que fica na Mogi-Bertioga
De acordo com o advogado José Carlos de Souza, o Charutinho, e o especialista em Direito Administrativo Ediel Braz Soares, os motoristas multados por excesso de velocidade pelo radar dedo-duro, instalado no km 58,6 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), podem licenciar ou transferir os veículos sem pagar as infrações. 
Segundo eles, o procedimento torna-se viável em virtude da liminar concedida pela Justiça que acatou um pedido do Ministério Público (MP) e solicitou a suspensão das autuações aplicadas pelo equipamento. Como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ainda não foi notificado, o cancelamento segue sem prazo para ser concretizado. O órgão terá 48 horas para cumprir as exigências.


Charutinho, que tem um blog para auxiliar os motoristas multados pelo radar (http://blog.clickgratis.com.br/charutinho), contou que a página na Internet tem disponível um modelo de "pedido de licenciamento de veículo". 
No documento, que deve ser copiado e alterado apenas nos espaços indicados, ele relata que "existem inúmeras irregularidades no funcionamento do aparelho" e revela que a Justiça acatou a liminar do MP e, por isso, é preciso que sejam autorizados os pagamentos das taxas legais para o serviço em questão, sem que haja a obrigação da quitação das multas. 
"Esse documento precisa ser impresso, preenchido e levado à Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), onde deverá ser protocolado. Possivelmente, o delegado responsável dará um parecer desfavorável, no entanto, a solicitação deverá ser encaminhada ao Fórum, para que a Justiça determine que a liminar seja cumprida", explicou Charutinho.




Justiça
Já Soares acredita que o procedimento a ser adotado deve ser o inverso: primeiramente a Justiça, depois a Ciretran. "Entendo ser preciso entrar com uma petição judicial no Fórum. Caberá ao juiz oficiar o delegado do Departamento de Trânsito para que ele atenda à decisão do Judiciário", afirmou.


Quando a petição for encaminhada à Circunscrição Regional de Trânsito, ela seguirá com uma cópia da liminar. "Quem determina se pode ou não ser licenciado é o juiz, então, o delegado terá simplesmente de cumprir a legislação". O único empecilho para a concretização do licenciamento sem multa é a burocracia. "Não existe um prazo determinado para que o juiz se manifeste sobre a petição", informou.


Fonte:Mogi News

Trabalho: Câmara quer limpar pauta antes do recesso

Legislativo mogiano não terá sessões no período de 16 a 31 de julho. Antes disso, principais propostas em análise devem ser votadas pelos vereadores
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Guilherme Berti

Araújo: Principais projetos vão ser votados antes do recesso
Faltando pouco para o recesso e com pelo menos 20 projetos de lei em tramitação, o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (PSDB), afirmou que as principais propostas ainda analisadas pelas comissões permanentes serão votadas até a paralisação dos trabalhos. O Legislativo fica "em férias" de 16 a 31 de julho. Serão duas semanas sem sessões. O primeiro compromisso ocorrerá em 2 de agosto.


Dos 20 textos no aguardo para entrar em plenário, 15 deles são de origem do Executivo. Daqueles apresentados pelos parlamentares, dois são para batizar ruas. Araújo afirmou que há dois projetos que merecem atenção e, provavelmente, serão colocados na ordem do dia de uma das sessões desta semana. São eles: a regulamentação do consórcio para o funcionamento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e a lei que obriga a notificação compulsória dos casos de violência, comprovados ou suspeitos, praticados contra crianças e adolescentes na cidade. "Pedi que os membros da Comissão de Justiça e Redação dêem prioridade a análise destas iniciativas para colocarmos em discussão o quanto antes", afirmou.


Na quarta-feira passada, o presidente da Câmara chegou a cobrar a Prefeitura sobre a demora para o encaminhamento de projetos importantes ao município. Ele se referia justamente ao consórcio do Samu e da notificação compulsória dos casos de violência. As ambulâncias que farão o serviço de resgate chegaram à cidade em dezembro do ano passado e a divulgação da notificação das agressões contra crianças e adolescentes ocorreu em junho.


Um dia após a última sessão deste semestre, Araújo prometeu apresentar o balanço da atuação do Legislativo nestes primeiros seis meses do ano, marcado por polêmicas como novas mudanças de zoneamento e ampliação no número de vereadores. 
Entre as propostas em tramitação se destaca a lei que estabelece as normas para repressão à comercialização e ao consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e conjuntos poliesportivos, em eventos esportivos profissionais e amadores.


Fonte:Mogi News

Mogi-Dutra: Estado fará licitação para obra em Arujá

O Governador Geraldo Alckmin durante evento no Teatro Municipal de Santo André.14/06/2011
O processo licitatório para a duplicação da rodovia Mogi-Dutra (SP-88), no trecho de Arujá, vai ter início em aproximadamente 45 dias. A estimativa foi divulgada ontem ao Mogi News pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Não foram informadas as expectativas quanto ao valor e prazos da obra, antiga reivindicação dos moradores, políticos e empresários do Alto Tietê.


Considerada, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), prioritária em relação à intervenção na rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), a duplicação faz parte de um novo projeto do DER, de terceirização dos projetos que apontem as melhorias necessárias às rodovias estaduais. Previsões do superintendente da autarquia, Clodoaldo Pelissioni, dão conta de que licitações sejam abertas para definir as obras prioritárias para todos os 15,5 mil quilômetros de estradas estaduais.


A duplicação da Mogi-Dutra será a conclusão de um trabalho realizado em 2005, quando, em 16 de janeiro, em mandato anterior, Alckmin entregou a segunda pista entre os quilômetros 40 e 50 - este na entrada da cidade. Agora, com a conclusão da obra, deve ser duplicado todo o trecho entre os quilômetros 40 e 32, na entrada de Arujá. Outro ponto positivo que deve resultar da obra é a redução de acidentes. No trecho entregue em 2005, a queda chegou a 31,4% na comparação entre os anos de 2004, último com pista simples, e 2010. 


Cempre
Ainda não há prazos para que o DER conclua a análise ao pedido da Prefeitura de Mogi para a doação de parte da área de 8,5 mil metros quadrados que a autarquia possui no bairro do Socorro. O objetivo da administração municipal é construir a terceira unidade do Cempre, com capacidade para atender 1.040 alunos em tempo integral. Recentemente o superintendente se mostrou favorável à disponibilização da área, que atualmente não vem sendo usada pelo Estado. (W.A.)


Fonte:Mogi News

alternativa: Após corte de verba, Abomoras pede doação

Secretaria Municipal de Assistência Social cortou subvenção de quase R$ 18 mil por mês por causa de supostas irregularidades na entidade
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Na Abomoras, vários moradores de rua da cidade são atendidos diariamente. Alguns apenas passam a noite e outros vivem na entidade
A direção da Associação Beneficente Onde Moras? (Abomoras) informou que precisará contar com doações para conseguir manter o atendimento na entidade, que teve a subvenção de R$ 207.921,00 anuais que recebia da Secretaria Municipal de Assistência Social suspensa na semana passada. O dinheiro era usado, segundo a instituição, para atender 35 pessoas no Projeto Novo Rumo. 
Com o corte de quase R$ 18 mil por mês, o presidente da Abomoras, Laudislau Lopes, disse que ficará difícil manter em dia as despesas da entidade, que, só no ano passado, fez 106 atendimentos a moradores de rua. Fora esse valor, a associação precisa dar uma contrapartida de R$ 5,1 mil por mês para cobrir todos os gastos. Na local, permanecem 33 pessoas atendidas pela verba da subvenção, além de outras que vivem na entidade e são atendidas por outros projetos. "Teremos um rombo nas finanças de mais de R$ 20 mil a partir de julho. Precisaremos da ajuda dos nossos fornecedores e vamos contar muito com as doações para continuarmos fazendo este trabalho social na cidade", explicou a auxiliar-administrativa e responsável pelas finanças da entidade, Adriana Reis. 
A associação também pretende acionar juridicamente a Prefeitura de Mogi para requerer R$ 19.017,00, valor referente a três parcelas da subvenção que não foram pagas à entidade nos meses de abril, maio e junho. "Este valor é de repasses estadual e federal, que, às vezes, atrasam. Não sei se a secretaria recebeu e não nos repassou ou se eles também são vítimas do atraso. O fato é que nós fomos prejudicados desde abril com a falta do dinheiro. Eu gostaria que pelo menos o valor a que temos direito fosse pago para ajudar a diminuir as dívidas".


O presidente também vai solicitar cópia do dossiê feito pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), que apontou irregularidades na entidade para justificar a suspensão. A Secretaria de Assistência Social informou que houve um atraso no repasse da subvenção e que, assim que os recursos forem liberados, serão encaminhados à Abomoras.


Fonte:Mogi News

Assinaturas PSD busca 15 mil nomes em Mogi

Equipe do deputado federal Junji Abe já atingiu a marca de 9,6 mil apoios e promete intensificar trabalho
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Xiol disse que a intenção é reunir o volume de assinaturas para criar o novo partido em agosto
A menos de um mês de encerrar a coleta de assinaturas para o manifesto de criação do Partido Social Democrático (PSD), a equipe do deputado federal Junji Abe já atingiu a marca de 9,6 mil apoios e promete intensificar o trabalho nos próximos dias. A meta é chegar até o final do mês com 15 mil nomes. 
Ainda nesta semana, os primeiros lotes de documentos serão encaminhados aos cartórios eleitorais para serem validados. As rubricas, os nomes e os números do título eleitoral dos participantes serão analisados. A checagem deverá ser feita em até 15 dias.


Nobuo Aoki Xiol, coordenador da campanha de coleta no Alto Tietê e Vale do Paraíba, informou que o prazo estipulado pela sigla para encerrar o manifesto é 30 de julho. Ele foi estendido. A data inicial era hoje. 
"No começo de agosto já queremos estar com o volume suficiente para criar o partido", informou Xiol. A Justiça eleitoral determina que uma nova legenda só possa ser constituída caso arrecade 491 mil assinaturas em todo o Brasil. O PSD deverá contar com 1,2 milhão. "Vamos passar longe do estipulado", garantiu o coordenador.


Junji Abe saiu do DEM para se dedicar ao PSD. Ele é o responsável por buscar o maior apoio possível no Alto Tietê e no Vale. 
O objetivo é atingir em toda esta região a marca de 50 mil pessoas apoiando a criação da sigla. "Esta validação é importante porque em alguns casos a assinatura feita no manifesto não é igual a que consta no cartório eleitoral ou até mesmo o nome inserido no documento é o de solteiro e o que está registrado na Justiça é o de casado", explicou.


Em Mogi, o PSD trabalha com a meta de 10 mil cadastros válidos e em todo o Alto Tietê, 20 mil. "É importante lembrar que a pessoa que participa do manifesto de criação do partido em hipótese alguma está se filiando à legenda", frisou Xiol. 
"Ela apenas permite que um novo partido possa ser criado. A etapa de filiação é posterior a esta realizada neste momento", disse. Após a criação, também terá início a instalação dos diretórios municipais.


Fonte:Mogi News

Ministério dos Transportes

Viadutos devem ser mantidos mesmo com crise, diz Cuco
Ele acredita que obras não sofrerão atrasos em razão de escândalo político em Brasília
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Divulgação

As obras em Mogi estão sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Um dos viadutos passará pelo distrito de Jundiapeba
O prefeito em exercício José Antonio Cuco Pereira (PSDB) acredita que as denúncias de um suposto esquema de corrupção no Ministério dos Transportes não devem afetar as obras para a construção de dois viadutos no município, em Jundipeba e Vila Industrial. As obras são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão ligado ao Ministério e cujo diretor-geral, Luiz Antonio Pagot, foi afastado temporariamente da função. 
As denúncias de um esquema de cobrança de propina foram feitas pela revista "Veja" desta semana. Pagot é uma das pessoas apontadas como membro do grupo que agiria ilegalmente dentro do Ministério. Além dele, foram afastados dos cargos: Mauro Barbosa da Silva, chefe de Gabinete do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento; Luís Tito Bonvini, assessor do Gabinete do ministro, e José Francisco das Neves, diretor-presidente da Valec (empresa vinculada ao Ministério e responsável pela construção de ferrovias).


Presidente do partido do ministro, o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) é apontado como um dos mentores do suposto esquema. Em nota oficial, ele negou todas as denúncias. "Ninguém está autorizado a discutir qualquer contrato público, em nenhum lugar, em nome do Partido da República. Portanto, caso haja esta ocorrência, tal conduta é criminosa e não diz respeito ao PR", diz o documento, que pode ser conferido integralmente no site do partido.


Na manhã de ontem, Cuco comentou o assunto. "Tomei conhecimento sobre o escândalo no Ministério pela Imprensa. Sobre os viadutos que vamos construir, a concorrência já foi fechada e os trabalhos vão começar logo. Não acredito em problemas".


O Ministério deve responder hoje aos questionamentos do Mogi News sobre se os afastamentos e se a sindicância interna que apura as supostas irregularidades pode afetar ou até mesmo paralisar a obra dos viadutos. Apesar de a ordem de serviço já estar assinada, a empresa vencedora da licitação ainda depende da conclusão do projeto executivo das obras de arte para, efetivamente, começar as obras, conforme disse na última semana ao Mogi News o engenheiro responsável pelo contrato, Marcos Rogério de Freitas.


A situação das desapropriações também pode atrapalhar o andamento das obras. Isso porque a Prefeitura de Mogi espera do Dnit a confirmação do firmamento de um convênio que irá autorizá-la a negociar com as 57 famílias que podem ser afetadas. O custo das desapropriações foi bancado por Pagot, recentemente, em visita a Mogi. O valor é de até R$ 15 milhões. (Colaborou Luana Nogueira)


Fonte:Mogi News

Carrefour

Há pelo menos 15 anos correm notícias desencontradas e sem concretização sobre uma eventual vinda da rede francesa de supermercados Carrefour para Mogi das Cruzes. 
Novela sem fim
No fim da década de 90, uma área que pertencia ao chanceler da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e ex-prefeito Manoel Bezerra de Melo era tida e havida como o local da instalação. Depois, com a primeira grande reforma do Mogi Shopping, entre 2006 e 2007, voltou-se a falar do Carrefour em Mogi. Recentemente, a coluna noticiou negociações de uma grande área na avenida Francisco Rodrigues Filho, entre o centro e César de Souza. 
Agora, vai!
Nos últimos dias, com a polêmica negociação entre o Grupo Pão de Acúcar e o Carrefour, com direito a uma avalanche de verba do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e muita confusão entre o empresário Abílio Diniz e o grupo Casino, pode ser que, enfim, Mogi ganhe diversas unidades do Carrefour numa tacada só.

Reprodução
"Carrepão"
É simples: o "Carrepão", uma vez fundido numa só marca, abarcaria, nos próximos anos, todas as unidades do Grupo Pão de Açúcar Brasil adentro, inclusive em Mogi. Quem sabe assim, a bandeira Extra, metamorfoseada em Carrefour, possa atender com qualidade e dar melhores preços, condições e variedade de produtos ao consumidor do Alto Tietê. Tudo é possível.

Efeito estufa
A demissão do diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, e de outros dois manda-chuvas do Ministério dos Transportes por ordem expressa da presidente Dilma Rousseff, a partir de uma reportagem publicada pela última edição da revista Veja, que fez referências ao deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), pode dificultar o andamento das obras dos dois viadutos em Mogi das Cruzes?
Pagot para todos
Já licitadas as obras, parece difícil que se emperrem os tão esperados serviços logo agora. Pagot, que veio duas vezes a Mogi nos últimos dois anos, foi derrubado por Dilma para reduzir estragos generalizados do governo. Durante esta semana, será possível avaliar as consequências políticas e administrativas das acusações contidas em Veja e se vai resvalar alguma coisa disso em Mogi.

Divulgação
História de Itamar
A morte do ex-presidente Itamar Franco, ocorrida no sábado, faz puxar um link mogiano: a noite do carnaval de 1994, no Rio de Janeiro, em que Costa Neto apresentou a modelo Lílian Ramos a Itamar. As fotos falaram por si durante muito tempo. Sem calcinha, Lílian ficou sambando ao lado do hoje saudoso Itamar.

Reprodução
Mogi na Folha
Deu na capa do caderno Cotidiano, da Folha de S. Paulo, de domingo: "Região de mata atlântica vai ´ganhar´ 113 mil habitantes em SP". Segue a notícia: "A cidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, deve ter nos próximos anos uma ´cidade´ de 113.255 habitantes, com casas, apartamentos, lojas e escritórios entre a várzea do rio Tietê e a serra do Mar e ocupando outras áreas de mata atlântica". 
Alphaville mogiano
Prossegue: "A área, de 1.000 hectares (1.345 campos de futebol), onde ficará a nova "cidade", corresponde ao dobro da que deu origem nos anos 1970, em Barueri, ao Alphaville, o maior loteamento fechado de uso misto da região, com 50 mil moradores". 
Obstáculos
Mas há questões ambientais tocadas na matéria: "A reserva, embora classificada pelos empreendedores como ´o projeto com maior sustentabilidade que existe´, vai provocar impactos ambientais e viários e exercer pressão sobre a rede de serviços públicos de Mogi das Cruzes".

Estrago previsto
Mais detalhes: "No ambiente, deverá haver erosão e assoreamento de rios e córregos, redução da permeabilidade do solo, afugentamento de fauna e supressão de 317 hectares de vegetação (ou 400 campos de futebol) - a maior parte (188 hectares) referente a área de reflorestamento".

Apocalipse
E conclui: "Outros impactos são aumento do tráfego de veículos, geração de esgotos acima da capacidade do município, elevação da demanda por água e maior pressão por serviços públicos como saúde, educação e transporte".

Galinhada do Protássio
O vereador Protássio Nogueira (DEM) fará uma galinhada no Sesi de Brás para arrecadar fundos para a AACD, por meio da campanha "Corrente do Bem", no dia 7 de agosto. O objetivo é levantar R$ 4 mil, ou 1% da cota a ser passada por Mogi para o próximo Teleton. 
Guilherme Bertti
Correção
A coluna errou ao imputar ao ex-manda-chuva da Construtora Queiroz Galvão Raul Vasconcellos a presença, ao lado de diretores do Bunkyo, no restaurante Daruma, da rua Ricardo Vilela, logo após ter sabido de sua demissão. Vasconcellos esteve no Da-ru-ma, também especializado em comida oriental, na rua Américo Rodrigues, no Mogilar.
e-mails do leitor
Sem saúde
Eu, brasileiro, 30 anos, trabalho 10 horas por dia, 5 dias por semana para sobreviver. Por acreditar em ter dignidade, pago para meu filho um plano de saúde de uma certa carteirinha verde. Quanto maior a empresa de saúde, parece-me mais problemas para usar, menor o valor pago aos médicos, com mais atrasos etc. 
Por outro lado, quanto mais nome o médico tem, mais cara a consulta, menos espaço em sua agenda, mais rico, menos humano etc. Coisas de seres humanos. Aconteceu comigo: levei meu filho a uma consulta pelo plano da carteirinha verde em uma famosa clinica de pediatria de Mogi com nome de santo. Foi pedido pela doutora que o atendeu uma bateria de exames: sangue, urina, fezes, para um "check-up" geral na situação! Fui com minha carteirinha verde, ou melhor, do meu filho, para realizá-los e, com a vida corrida que levamos, consegui finalizar todo o processo em exatamente 42 dias até ir ao balcão da mesma famosa clinica para o "retorno"! Chegando lá, a notícia: "Não atendemos mais o tal convênio". 
Na minha inocência, disse: "Mas trata-se de um retorno para leitura dos exames, pois a doutora da famosa clinica, que atendeu meu filho, solicitou. Sendo assim, poderia nos atender por não se configurar uma nova consulta. Quando me surge a provável proprietária da tal clínica (olhos de $) e diz: "Trata-se de um procedimento, faz mais de 30 dias da consulta e não atendemos mais o plano da carteirinha verde!". Quando eu indaguei: "Se eu pagar pelo atendimento particular, ela atende meu filho e irá analisar os exames?" Resposta: "Claro, senhor!". Peço aos médicos (principalmente a eles) uma só coisa: bom senso. 
Thiago Costa
costa-tf@uol.com.br
Imagem do dia
Adriano Vaccari
Escalada na obra
Serviços do córrego dos Canudos, em Brás Cubas, dão nova dinâmica para que crianças da Vila Joia brinquem sobre tubos

Fonte:Mogi News