terça-feira, 5 de julho de 2011

Deputado André do Prado consegue Via Rápida para o Emprego na Região do Alto Tietê

 Paulo Alexandre.jpg


Parlamentar afirma que Região terá 300 vagas para cursos profissionalizantes

Os dez municípios da Região do Alto Tietê serão contemplados com o Via Rápida para o emprego, programa que oferecerá cursos de curta duração para que as pessoas possam se qualificar e se inserir no mercado de trabalho. A informação é do deputado estadual André do Prado (PR), que reivindicou ao secretario estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes na região. 

Na audiência, vários projetos foram tratados e a primeira conquista de Prado foi à inclusão dos municípios no Projeto Via Rápida para o Emprego, prestes a ser lançado pelo governo do Estado, por meio desta Secretaria. O parlamentar, que é membro efetivo das Comissões de Educação e do Trabalho, afirmou que tem como prioridade em seu mandato as políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda e ao aumento da qualificação de mão-de-obra. 



Para o deputado André do Prado, a qualificação profissional é uma das principais exigências do mercado de trabalho. “O programa Via Rápida para o Emprego oferece cursos profissionalizantes de curta duração, por meio das escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza, a fim de qualificar jovens e desempregados para o mercado de trabalho. Os cursos são oferecidos de acordo com a necessidade da região onde ele é implantando, podendo ser para pedreiros, marceneiros, soldador, costureiras, eletricista, entre outras funções”, destacou o parlamentar ao destacar que cerca de 300 vagas para cursos técnicos serão implantados na Região.  “O aluno não precisa fazer o exame de seleção, não precisa ter o ensino médico completo. São vários cursos de até 200 horas”.  

André do Prado afirmou que acredita na rapidez e na colocação certa no mercado de trabalho. "Com o programa, a profissionalização vai se tornar mais rápida. Para isso, o governo vai buscar parcerias com a iniciativa privada, que tem o maior interesse, porque hoje o que falta é a mão-de-obra qualificada. De um lado temos pessoas desempregadas, de outro falta quem saiba fazer os serviços. O Via Rápida vai fazer o elo entre o setor produtivo e a formação profissional", completou.

FOTO: SEGUE EM ANEXO - Deputado André do Prado em audiência com o secretario do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa

Clarissa Johara
Assessora de Imprensa
Deputado André do Prado (PR)