quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Defensoria vai atender também Brás Cubas

Defensoria vai atender também Brás Cubas
Moradores do distrito terão atendimento jurídico gratuito a partir de abril. Atualmente, este serviço é prestado pela Ordem dos Advogados do Brasil
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Em poucos meses, os moradores de Brás Cubas contarão com atendimento jurídico gratuito da Defensoria Pública do Estado
Os serviços de assistência judiciária gratuita da Defensoria Pública do Estado serão ampliados aos moradores de Brás Cubas a partir de abril. Atualmente, o atendimento deste serviço no distrito é realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em sua sede, na rua Cândido Xavier de Almeida e Souza. Uma norma da Defensoria Geral de São Paulo determina que os defensores mogianos sejam responsáveis pelo acolhimento dos casos das pessoas que vivem no centro, em César de Souza e no município de Biritiba Mirim.
Para rever esta situação, o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (PSDB), acompanhado do coordenador das defensorias do Alto Tietê, Gediel Claudino Araújo Júnior, se encontrou com a defensora-geral de São Paulo, Daniela Cembranelli. O deputado estadual André do Prado (PR), também participou da reunião.
"Detalhei a grande dificuldade que a região de Brás Cubas tem, principalmente, pelas condições do fórum distrital, o pior do Estado. Conversamos por alguns minutos e ela viu com bons olhos o projeto", disse. A Defensoria não ganhará nova unidade em Brás Cubas, a população será atendida na atual sede, em frente à praça João Antônio Batalha - a praça do Shangai.
Na primeira semana de abril, um representante visitará o município para concretizar a proposta. "O coordenador regional vai sair de férias em março, mas a visita está agendada para abril", adiantou o presidente, irmão do defensor.
Araújo acredita que a população de Jundiapeba também poderá ser integrada nesta nova norma. "Temos mais uma reunião para definir a ampliação do serviço e esta é uma questão que poderá ser abordada", contou. "A preocupação maior é que para fazer a triagem, será preciso analisar o impacto de funcionários. Mas isso pode ser resolvido com a ajuda do município, que poderá disponibilizar colaboradores. O prefeito (Marco Bertiolli) sabe deste trabalho e se colocou à disposição", revelou.


Itaquaquecetuba
Desde a última terça, a região de Itaquá passou a contar com uma unidade da Defensoria Pública. Cinco profissionais atendem a população da cidade em uma sala no Fórum.


Fonte: Mogi News

Damásio fala

Maurício Sumiya


Damásio fala
O presidente do PR mogiano, Marcos Damásio, ligou ontem para a coluna para comentar as notas publicadas neste espaço sobre o excelente relacionamento entre o manda-chuva da legenda Valdemar Costa Neto, o Boy, e o médico e ex-vice-prefeito Melquíades Machado Portela e a possibilidade de, em 2012, de ter Melquíades como candidato a vice de Marco Bertaiolli (DEM), representando Boy e o partido.


Cuco em primeiro
Damásio argumenta que o PR não antecipa a discussão sobre a possibilidade de indicar alguém para a chapa de Bertaiolli. Segundo ele, porque isso seria queimar etapas. "Ainda está muito cedo para se falar em dobradinhas", atesta o presidente do partido, que ainda elenca um outro motivo: "Mogi tem, hoje, um vice de peso, que é o Cuco (José Antonio Cuco Pereira, PSDB) e ninguém pode querer tirar dele a possibilidade de reeleição".




Amplo debate
O presidente republicano diz que Melquíades sequer é filiado ao PR e que, embora seja um nome que goze do respeito e a confiança de todos, terá, se for o caso, de ser submetido a uma discussão ampla no partido, no momento oportuno, se for o caso.




Mais cadeiras
Damásio se diz animado com a possibilidade de reforma política. Uma eventual proibição das coligações colocaria o PR, conforme sua análise, em grande vantagem diante de outras legendas. Com parte da chapa de candidatos a vereador já formada, reunindo três vereadores, outros nomes de peso e pré-candidatos de potencial mediano, a expectativa de eleição na bancada do PR subiria de seis para oito cadeiras.
Divulgação


Alencar mogiano
Segundo uma fonte republicana, Melquíades teria um efeito semelhante ao do ex-vice-presidente de Lula José Alencar, dada sua respeitabilidade, sobriedade e sabedoria política e de vida.
Divulgação/ Jorge Moraes


Interatividade
 O governador Geraldo Alckmin (PSDB) entra na onda da Internet e lança o programa "O governador responde" no site www.saopaulo.sp.gov.br. É similar à "Conversa com a Presidenta", com Dilma Rousseff, publicada em jornais Brasil adentro, inclusive no Mogi News, sob o mesmo formato de "O Presidente Responde", da época de Lula. Em Mogi, o prefeito Marco Bertaiolli também responde a perguntas da população no programa Radar Noticioso, da Rádio Metropolitana.


Nova coluna
O Mogi News ganha um novo colunista a partir da próxima terça-feira: o teólogo Leonardo Boff, famoso por ter sido punido pelo Vaticano, nos anos 80, em razão da apresentação da Teologia da Libertação, uma consolidação de ideias e práticas de envolvimento social e questionamento da hierarquia da Igreja Católica.




Boff
Convidado pelo repórter Marcelo Pascotto, que durante anos trabalhou no jornal Diário da Serra, de Botucatu, e que há três meses enriquece com seus textos, pautas e enfoques o Grupo Mogi News, o teólogo colaborará semanalmente com o caderno Cidade.




São Nabil
O vereador Nabil Safiti (DEM) parece ter virado conselheiro da vereadora Vera Rainho (PR). Nas últimas votações importantes, quando membros do grupo de Mauro Araújo vão pedir o voto de Vera, ela se esquiva terceirizando a decisão: "Vou falar com o Nabil e saber o que ele acha". Nabil, por sua vez, teria negado a parlamentares a ascendência que tem sobre Vera.




Chico prefeito
Um forte boato na Câmara ontem: Chico Bezerra (PSB) estaria disposto a lançar sua candidatura a prefeito no ano que vem. Seria sua terceira tentativa de ocupar a cadeira mais poderosa do município. Matreiro como ele só e sentado em boa popularidade, pode ser ainda que Chico barganhe vantagens, como o fez em 2004 e 2008.




Evaristo X Tobias
A rivalidade entre os vereadores Pastor Carlos Evaristo (DEM) e Expedito Tobias (PR) atingiu o ápice ontem, quando a CEV do Expresso Leste até César, proposta por Evaristo, acabou rejeitada por obra e graça de Tobias. Evaristo, ligado ao grupo de Mauro Araújo, foi retaliado por Tobias e pelo grupo que faz oposição a Araújo. Saiu faísca.
Reprodução


Corda no pescoço
A Prefeitura de Suzano, sob o competente comando de Marcelo Candido (PT), conseguiu uma proeza: constar como devedora num edital de protesto, publicado ontem pelo 1º Tabelião de Notas de Protesto de Letras e Títulos num jornal da região. Imagine se a moda pega.







Fonte: Mogi News