quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Damásio fala

Maurício Sumiya


Damásio fala
O presidente do PR mogiano, Marcos Damásio, ligou ontem para a coluna para comentar as notas publicadas neste espaço sobre o excelente relacionamento entre o manda-chuva da legenda Valdemar Costa Neto, o Boy, e o médico e ex-vice-prefeito Melquíades Machado Portela e a possibilidade de, em 2012, de ter Melquíades como candidato a vice de Marco Bertaiolli (DEM), representando Boy e o partido.


Cuco em primeiro
Damásio argumenta que o PR não antecipa a discussão sobre a possibilidade de indicar alguém para a chapa de Bertaiolli. Segundo ele, porque isso seria queimar etapas. "Ainda está muito cedo para se falar em dobradinhas", atesta o presidente do partido, que ainda elenca um outro motivo: "Mogi tem, hoje, um vice de peso, que é o Cuco (José Antonio Cuco Pereira, PSDB) e ninguém pode querer tirar dele a possibilidade de reeleição".




Amplo debate
O presidente republicano diz que Melquíades sequer é filiado ao PR e que, embora seja um nome que goze do respeito e a confiança de todos, terá, se for o caso, de ser submetido a uma discussão ampla no partido, no momento oportuno, se for o caso.




Mais cadeiras
Damásio se diz animado com a possibilidade de reforma política. Uma eventual proibição das coligações colocaria o PR, conforme sua análise, em grande vantagem diante de outras legendas. Com parte da chapa de candidatos a vereador já formada, reunindo três vereadores, outros nomes de peso e pré-candidatos de potencial mediano, a expectativa de eleição na bancada do PR subiria de seis para oito cadeiras.
Divulgação


Alencar mogiano
Segundo uma fonte republicana, Melquíades teria um efeito semelhante ao do ex-vice-presidente de Lula José Alencar, dada sua respeitabilidade, sobriedade e sabedoria política e de vida.
Divulgação/ Jorge Moraes


Interatividade
 O governador Geraldo Alckmin (PSDB) entra na onda da Internet e lança o programa "O governador responde" no site www.saopaulo.sp.gov.br. É similar à "Conversa com a Presidenta", com Dilma Rousseff, publicada em jornais Brasil adentro, inclusive no Mogi News, sob o mesmo formato de "O Presidente Responde", da época de Lula. Em Mogi, o prefeito Marco Bertaiolli também responde a perguntas da população no programa Radar Noticioso, da Rádio Metropolitana.


Nova coluna
O Mogi News ganha um novo colunista a partir da próxima terça-feira: o teólogo Leonardo Boff, famoso por ter sido punido pelo Vaticano, nos anos 80, em razão da apresentação da Teologia da Libertação, uma consolidação de ideias e práticas de envolvimento social e questionamento da hierarquia da Igreja Católica.




Boff
Convidado pelo repórter Marcelo Pascotto, que durante anos trabalhou no jornal Diário da Serra, de Botucatu, e que há três meses enriquece com seus textos, pautas e enfoques o Grupo Mogi News, o teólogo colaborará semanalmente com o caderno Cidade.




São Nabil
O vereador Nabil Safiti (DEM) parece ter virado conselheiro da vereadora Vera Rainho (PR). Nas últimas votações importantes, quando membros do grupo de Mauro Araújo vão pedir o voto de Vera, ela se esquiva terceirizando a decisão: "Vou falar com o Nabil e saber o que ele acha". Nabil, por sua vez, teria negado a parlamentares a ascendência que tem sobre Vera.




Chico prefeito
Um forte boato na Câmara ontem: Chico Bezerra (PSB) estaria disposto a lançar sua candidatura a prefeito no ano que vem. Seria sua terceira tentativa de ocupar a cadeira mais poderosa do município. Matreiro como ele só e sentado em boa popularidade, pode ser ainda que Chico barganhe vantagens, como o fez em 2004 e 2008.




Evaristo X Tobias
A rivalidade entre os vereadores Pastor Carlos Evaristo (DEM) e Expedito Tobias (PR) atingiu o ápice ontem, quando a CEV do Expresso Leste até César, proposta por Evaristo, acabou rejeitada por obra e graça de Tobias. Evaristo, ligado ao grupo de Mauro Araújo, foi retaliado por Tobias e pelo grupo que faz oposição a Araújo. Saiu faísca.
Reprodução


Corda no pescoço
A Prefeitura de Suzano, sob o competente comando de Marcelo Candido (PT), conseguiu uma proeza: constar como devedora num edital de protesto, publicado ontem pelo 1º Tabelião de Notas de Protesto de Letras e Títulos num jornal da região. Imagine se a moda pega.







Fonte: Mogi News