quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Defensoria vai atender também Brás Cubas

Defensoria vai atender também Brás Cubas
Moradores do distrito terão atendimento jurídico gratuito a partir de abril. Atualmente, este serviço é prestado pela Ordem dos Advogados do Brasil
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Em poucos meses, os moradores de Brás Cubas contarão com atendimento jurídico gratuito da Defensoria Pública do Estado
Os serviços de assistência judiciária gratuita da Defensoria Pública do Estado serão ampliados aos moradores de Brás Cubas a partir de abril. Atualmente, o atendimento deste serviço no distrito é realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em sua sede, na rua Cândido Xavier de Almeida e Souza. Uma norma da Defensoria Geral de São Paulo determina que os defensores mogianos sejam responsáveis pelo acolhimento dos casos das pessoas que vivem no centro, em César de Souza e no município de Biritiba Mirim.
Para rever esta situação, o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (PSDB), acompanhado do coordenador das defensorias do Alto Tietê, Gediel Claudino Araújo Júnior, se encontrou com a defensora-geral de São Paulo, Daniela Cembranelli. O deputado estadual André do Prado (PR), também participou da reunião.
"Detalhei a grande dificuldade que a região de Brás Cubas tem, principalmente, pelas condições do fórum distrital, o pior do Estado. Conversamos por alguns minutos e ela viu com bons olhos o projeto", disse. A Defensoria não ganhará nova unidade em Brás Cubas, a população será atendida na atual sede, em frente à praça João Antônio Batalha - a praça do Shangai.
Na primeira semana de abril, um representante visitará o município para concretizar a proposta. "O coordenador regional vai sair de férias em março, mas a visita está agendada para abril", adiantou o presidente, irmão do defensor.
Araújo acredita que a população de Jundiapeba também poderá ser integrada nesta nova norma. "Temos mais uma reunião para definir a ampliação do serviço e esta é uma questão que poderá ser abordada", contou. "A preocupação maior é que para fazer a triagem, será preciso analisar o impacto de funcionários. Mas isso pode ser resolvido com a ajuda do município, que poderá disponibilizar colaboradores. O prefeito (Marco Bertiolli) sabe deste trabalho e se colocou à disposição", revelou.


Itaquaquecetuba
Desde a última terça, a região de Itaquá passou a contar com uma unidade da Defensoria Pública. Cinco profissionais atendem a população da cidade em uma sala no Fórum.


Fonte: Mogi News