sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Lavanderia

Contracapa


Página publicada em 25/02/11

Cristina Gomes (Interina)

Divulgação







Lavanderia

Um dia após a lavação de roupa suja na Câmara de Mogi entre os vereadores, o clima ontem era de aparente tranquilidade, mas o mal estar gerado entre os grupos do vereador Mauro Araújo (PSDB) e Nabil Nahi Safiti (DEM) ainda pairava pelo ar.





Entra e sai

Na sala da presidência do legislativo foi um entra e sai sem fim ontem: Safiti foi visto saindo da sala do opositor Mauro Araújo, assim como os aliados do tucano, Osvaldo do Mercado Real (PPS) e Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão. Nabil disse que é "amigo" de Mauro Araújo e da porta do plenário para fora não tem "nada contra ele". E as críticas de ambos os lados continuaram a tomar conta do Legislativo ontem.







Diretório acadêmico

O vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB) dizia, aos quatro cantos do Legislativo, que o presidente quer transformar a Câmara num "diretório acadêmico" dada a briga e gritaria que se transformou a sessão da última quarta-feira e chegou a criticá-lo dizendo que ele tinha o poder, por ser o presidente, mas faltava "liderança". Chegou a citar a época quando o vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, era presidente e teve o voto até da oposicionista, a ex-vereadora Inês Paz (PT) para a presidência do Legislativo.







Traição

Do outro lado do grupo, a sensação de que houve uma traição por parte de vereadores integrantes das comissões permanentes que já haviam se posicionaram a favor da Comissão Especial de Vereadores (CEV), mas que depois teriam se transformado em "Judas" e votaram contra um assunto importante para a população de Mogi: a luta pelo Expresso Leste e a extensão do trem até César de Souza.

Daniel Carvalho







Pulando a porteira

Durante a vistoria da Comissão de Obras e Serviços Públicos, os vereadores Jolindo Rennó Costa (PSDB) e Osvaldo do Mercado (PPS) e a secretária do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, pularam literalmente a porteira. O síndico que toma conta da área que abrigou o lixão na Volta Fria não estava e para entrar no local, o grupo não teve outra saída.







Audiência pública

O comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Álvaro Camilo, estará em Mogi das Cruzes na segunda quinzena de março para discutir os assuntos relacionados à segurança pública no Alto Tietê e ouvir as reivindicações da população e lideranças da sociedade civil.







Pendências regionais

Um dos assuntos a serem abordados é a transformação do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi em grupamento e também a vinda de mais policiais para reforçar o quadro da Polícia Militar no Alto Tietê.







Dança circular

O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) está entusiasmado na tentativa de trazer a ´dança circular´. Trata-se de uma brincadeira, geralmente em praça pública, de uma roda de dança em que todos participam. A dança viria a calhar nas Academias da Terceira Idade (ATIs) que estão sendo entregues e inauguradas pela administração municipal.







Orgulho

Aliás, as ATIs já são motivo de orgulho na cidade, segundo o prefeito, pelo fato de que até agora nenhuma já entregue para a população ter sido alvo de vandalismo no município. Bertaiolli pede mais do que nunca para que a população continue colaborando para manter este índice.

Divulgação







O exemplo

O médico e proprietário do Hospital Ipiranga, Nobolo Mori, é um exemplo para a cidade. Ontem, o prefeito Bertaiolli citou o exemplo dele. Num determinado dia, ao passar pela rua Brás de Pina, no centro, o prefeito disse ter visto um senhor idoso tirando a grama da calçada e fazendo a limpeza bem em frente onde mora.





Cidadão

Ao chegar mais perto, para parabenizar a atitude mais do que cidadã, se deparou com o dono do Hospital Ipiranga. Ficou comovido e o parabenizou pela atitude.







Adjunto

O secretário de Esportes e Lazer, Nilo Guimarães, está de férias e o secretário-adjunto Frederico Abib participou ontem do primeiro evento oficial representando a Secretaria de Esportes e Lazer na cidade.







Na batalha

O advogado José Carlos de Souza, o Charutinho, deve protocolar hoje na presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo um documento mostrando os possíveis excessos do radar dedo-duro da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) e pedindo providências quanto a suposta omissão do Estado na questão.









Impeachment

Charutinho desistiu de propor o impeachment do governador Geraldo Alckmin (PSDB) por conta da falta de atenção com este problema na cidade: "Se eu entrasse com este pedido, cairia no descrédito porque a improbidade administrativa caracteriza o desvio de dinheiro, mas não seria este o caso".









Cutucão

A ideia, ao acionar a Assembleia Legislativa, é ter um posicionamento de como ficou a questão", afirmou o advogado. Mesmo porque, afirmou Charutinho, vários mogianos foram prejudicados.
 
Fonte: Mogi News