sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tobias promete acionar o Conselho de Ética contra dois vereadores

Racha
Tobias promete acionar o Conselho de Ética contra dois vereadores
Ele quer que a conduta de Araújo e Evaristo na sessão da última quarta-feira seja analisada com mais rigor
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Tobias: "Já solicitei o áudio da sessão"
O vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) prometeu acionar o Conselho de Ética da Câmara Municipal para que a conduta dos vereadores Carlos Evaristo (DEM) e do presidente do Legislativo, Mauro Araújo (PSDB), sejam analisadas. Ele também estuda entrar com um processo na Justiça contra o tucano pelas ofensas ocorridas na sessão da última quarta-feira, quando os parlamentares bateram boca, trocaram acusações e escancaram o racha nesta Legislatura.

"Já solicitei uma cópia da gravação do áudio da sessão", disse o republicano na tarde de ontem. O pedido foi motivado porque, segundo Tobias, a atitude de Araújo ao chamá-lo de "insignificante e despreparado" não condiz com a função do presidente de um Legislativo. "Faltou ética e o Conselho deve analisar", resumiu. Já Evaristo será acionado pelo "descontrole" durante uma sessão parlamentar. "Fui escorraçado pelos dois, mas mantive meu decoro. Vou conversar com os parlamentares do meu grupo e ver o que eles pensam, mas minha análise é que a atitude dos dois deve ter como resposta uma denúncia", disse. Tobias informou que consultará o advogado para definir se entrará com um processo de injúria e difamação contra o presidente.
Caso Tobias concretize a ameaça de ir ao Conselho, Araújo poderá ter de enfrentar um grupo formado por dois vereadores da base aliada - o próprio Carlos Evaristo e o democrata Protássio Nogueira (DEM). Completa o trio o tucano Pedro Komura, que faz oposição. O presidente do Conselho ainda não foi indicado, mas a possível denúncia poderá acelerar esta decisão. O trio é quem indica o nome, ou seja, pela maioria, será alguém do grupo pró-Araújo.
Já no caso de Evaristo, a situação é diferente. O processo de investigação será conduzido pelos dois titulares, um deles de apoio, e um dos três suplentes - todos do grupo adversário: Emilia Letícia Rodrigues (PT do B), Vera Rainho (PR) e Odete Sousa (PDT).
A reportagem consultou outros vereadores, incluindo, Evaristo e Araújo, mas nenhum se posicionou favorável a uma denúncia.



OAB
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Soares Junior, informou que Mauro Araújo teve um desvio de conduta ao insinuar irregularidades de vereadores oposicionistas somente após o racha na Câmara ser oficializado. O presidente do Legislativo afirmou, durante o discurso inflamado, que "iria usar o regimento interno para vereadores que têm coisa errada em área de manancial e revisar os trabalhos dos horários de médicos". Quando questionado, disse que no momento certo iria falar. "Vamos aguardar que estas acusações sejam investigadas por ele, caso contrário a Ordem e o Ministério Público (MP) poderão tomar alguma atitude", disse Soares.

Fonte: Mogi News