sexta-feira, 5 de julho de 2013

Centro para tratar câncer tem apoio

Centro para tratar câncer tem apoio

Centro para atender pacientes com câncer será construído no estacionamento do Hospital Luzia / Foto: Arquivo


O anúncio feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) de que será construído no estacionamento do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo um centro para atender os pacientes com câncer foi comemorado na Cidade, mas com ressalvas.

O que médicos, vereadores e entidades que têm ligação com os pacientes querem é rapidez e humanização do tratamento, especialmente àqueles que precisam fazer radioterapia e que, atualmente, se deslocam da Cidade porque não existe a oferta, pelo Governo do Estado, desse serviço aqui.

O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, explicou que o novo prédio integrará a Rede de Combate ao Câncer Hebe Camargo, e disse que, até que ele fique pronto, há possibilidade de uma parceria com o Centro Oncológico Doutor Flávio Isaias Rodrigues para que a radioterapia seja feita em Mogi. “Existe a possibilidade de alugarmos os equipamentos de radioterapia, enquanto a unidade não fica pronta. A decisão é implantar, com rapidez, as obras no Luzia e elas começam esse ano. Nós vamos utilizar o mesmo projeto que foi usado no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, que é um prédio bem moderno, onde teremos cirurgia, quimioterapia e radioterapia”, detalhou Cerri. (Sabrina Pacca)

Fonte:O Diário de Mogi

Serviços de hospital são definidos

Serviços de hospital são definidos



Hospital Municipal de Braz Cubas deve começar a funcionar no início do próximo ano / Foto: Arquivo

Previsto para entrar em funcionamento no começo do ano que vem, o Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho, em Braz Cubas, começa a ter seu plano de atendimento definido pela Prefeitura, em comum acordo com o Governo do Estado. Ontem (3), o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) adiantou algumas das diretrizes que serão adotadas na unidade, entre elas, a destinação do serviço de pronto atendimento exclusivamente para os pacientes infantis e a implantação de um serviço de referência em saúde da mulher.

O chefe do Executivo também confirmou o funcionamento em rede do futuro hospital com as outras unidades públicas de saúde de Mogi - no caso, a Santa Casa de Misericórdia, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e os hospitais Luzia de Pinho Melo e Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti. Com isso, caberá ao Hospital de Braz Cubas a realização de procedimentos médicos que não existem nesses outros endereços ou, então, são insuficientes para a demanda. Tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Hospital de Braz Cubas funcionará em rede e de forma complementar as outras unidades, com serviços de pronto atendimento, ambulatório e cirurgias. Agora, estão sendo definidos os tipos de procedimentos que serão realizados, mas adianto que o futuro Pronto Atendimento será vocacionado para a assistência infantil, suprindo uma carência que existe e desafogando os serviços que existem hoje. Será um Pronto Atendimento para crianças, com funcionamento 24 horas por dia”, explicou o prefeito. (Mara Flôres)

Fonte:O Diário de Mogi

Hospital Dr. Arnaldo Pezzutti


 Após solicitação para que a prefeitura melhore o transporte público no acesso ao Hospital Dr. Arnaldo Pezzutti, o prefeito anunciou ontem que vai criar novas linhas de ônibus para ligar os bairros da cidade até o hospital, que também poderá integrar a rede municipal de Saúde e ser incluso no sistema de regulação do Samu, o que vai desafogar o Luzia de Pinho Melo e a Santa Casa.

Professores querem gestão participativa

Professores querem gestão participativa
SEX, 05 DE JULHO DE 2013 00:00
A-A+

Elisa Brisola e Leandro Bassini, da Unitau, foram palestrantes do último dia da programação da Conferência Municipal da Educação / Foto: Edson Martins

O último dia da 1ª Conferência Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, que ocorreu da última terça-feira à noite de ontem (4), foi marcado por um intenso debate sobre modelos de gestão participativa que podem ser aplicados na educação do Brasil, do Estado e do Município. Trata-se de um mecanismo que vem sendo apontado nos últimos anos como uma das formas de enfrentar o desafio de constituir uma educação de qualidade e igualitária.

Os educadores Leandro Bassini e Elisa Brisola, ambos da Universidade de Taubaté (Unitau), destacaram os princípios básicos para nortear as mudanças que podem ocorrer no sistema educacional em caso de aplicações de mecanismos de gestão democrática. Um dos principais efeitos é a construção de uma cidadania emancipadora, autônoma e capaz de se integrar aos processos de tomada de decisões.

A ideia é que comunidades, pais, alunos e outros atores sociais tenham papel efetivo durante todo o processo educativo de uma instituição de ensino, isso porque nela seriam inseridos mecanismos de gestão democrática participativa e assim os recursos humanos, burocráticos e financeiros se voltariam à essência da escola: um espaço de formação crítica e não apenas de formação de mão de obra para o mercado.(Marcos Araújo - Especial para O Diário)

Leia a matéria completa na edição impressa

Fonte:O Diário de Mogi

Mogi terá 4 projetos para idosos

Mogi terá 4 projetos para idosos
SEX, 05 DE JULHO DE 2013 01:07
A-A+

Bertaiolli anunciou ontem as ações para atender idosos / Foto: Gustavo Rejani

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) anunciou ontem (4) quatro projetos voltados aos idosos de Mogi, em solenidade no Gabinete da Prefeitura, que contou com a participação de 150 pessoas. Ele fez um balanço das atividades direcionadas à terceira idade e apresentou o novo modelo de atuação da Coordenadoria do Idoso, que atuará de maneira integrada com todas as secretarias municipais.

Os trabalhos ficarão sob o comando do escritor Nelson Albissú. O professor Jair Salvarani, que atuava nessa frente, será responsável pelas atividades esportivas, como o Pró-Hiper. Os projetos anunciados são a instalação da Vila Dignidade, o Centro Dia do Idoso, a Praça de Convivência da nova Casa da Criança e o Centro de Reabilitação e Fisioterapia, em Braz Cubas. A reorganização da Coordenadoria do Idoso visa melhorar a comunicação e integrar os programas voltados à terceira idade no Município, além de acompanhar a implantação de novas iniciativas previstas para esta gestão. A primeira missão de Albissú é “conjugar e modernizar os projetos já existentes”, além de buscar recursos junto aos governos estadual e federal para novas ações.

“A Coordenadoria vai unir todos os projetos para que conversem entre si e possibilitem que as ações desenvolvidas pela Prefeitura tenham rendimento maior. A intenção é ampliar e unificar os serviços através de um único caderno, para que os idosos tenham conhecimento de todas as opções e possam usar melhor os serviços oferecidos”, argumentou o prefeito.  (Silvia Chimello)

Fonte:O Diário de Mogi

Tribuna Livre (Des)amor filial Dirceu Do Valle

Tribuna Livre
(Des)amor filial
Dirceu Do Valle

A síntese do pensamento cristão está no Decálogo. Aponta a Bíblia, indicando o caminho para chegar bem quando se partir desta para melhor, que quem segue os Dez Mandamentos "tem a vida eterna" (Mt 19, 16-21).

E se a lei de inspiração divina, com o tempo, sofre aperfeiçoamentos, como, por exemplo, sucedeu com o Antigo e o Novo Testamento, quem dirá a dos homens, profana, imperfeita.

Deste modo, a lei e sua interpretação, com o passar dos anos, alteram-se para se acomodar aos avanços - e, também, aos retrocessos! - galgados. Normas de antanho, não raro lixo legislativo, estão fadadas ao ocaso, vigentes na prática e revogadas pelo consuetudinário.

E ao que aqui interessa, dentro daqueles preceitos base recebidos por Moisés no Monte Sinai, destaque-se um que é o "Honrar pai e mãe", dispositivo, em tempos atuais, tão renegado.

Em razão da indiferença no trato dos mais velhos, veio à lume o Estatuto do Idoso, excepcionalíssimo momento de lucidez, raro instante em que não legislava em causa própria o Congresso.

Assim, conquanto ausente política pública efetiva - e isso em todos os níveis: federal, estadual e municipal - , para lidar com a questão, sobreveio, ao menos no campo legislativo, medidas protetivas para aqueles no inverno da existência.

Entretanto, entre nós as referidas disposições legais, focam primordialmente o material, dificultando que a velhice seja vítima do logro ou da violência ou, ainda, do desemparo financeiro. Entenderam nossos representantes, porém, que sobre amor, respeito e gratidão não se cabe legislar, impondo, goela abaixo, deferência.

Do outro lado do mundo, em nação que sabidamente não tem lá muito compromisso com Direitos Humanos, visitar os pais é lei.

Na China, nesta semana, foi promulgado diploma que impõe aos filhos a obrigação de, quando em quando, verem os pais idosos, obrigando-os a visitá-los com certa frequência.

Não se ignora que a reverência aos ascendentes é, culturalmente, característica muito mais presente entre os orientais, mas, estes, cada vez mais ocidentalizados com a globalização, chegaram a um ponto que, percebendo o governo chinês cada vez mais presente a indiferença e o distanciamento entre gerações, necessária a positivação do amor.

Resultado dessa sociedade de consumo, fenômeno mundial, em que o ter é muitíssimo mais importante que o ser, negligenciam os mais novos, sob a desculpa da correria da vida cotidiana, aqueles que, com muito passado e pouco futuro, só queriam a presença dos seus nos últimos dias.Pobre sociedade que precisa, pela força da lei e sob ameaça de grilhetas, impor que filhos amem seus pais. Pobres de nós.


Dirceu do Valle,
É advogado e professor da pós-graduação da PUC/SP


Fonte:Mogi News

Boca no trombone Não à máfia das empreiteiras Junji Abe

Boca no trombone
Não à máfia das empreiteiras
Junji Abe

Mais de dois anos após a apresentação à Câmara, o projeto de Lei (1221/ 2011) de minha autoria recebeu, nesta semana, parecer favorável da Ctasp (Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público).Trata-se da proposta que modifica a Lei das Licitações (nº 8.666) com o objetivo de evitar obras públicas de má qualidade, cerceando a prática de empreiteiras que, para vencer concorrências, propõem preços muito inferiores, desprezando os critérios da boa engenharia. Há uma máfia de empreiteiras especializadas em vencer licitações públicas. Baixam absurdamente os preços só para ganhar concorrências, mas entregam serviços ruins, lesando os cofres públicos e, principalmente, causando transtornos à população. As alterações que propomos visam frear a série de obras públicas de má qualidade que se alastra pelo País inteiro. Segundo a legislação, vence o certame a concorrente que oferece o menor preço.

A apresentação de propostas com valor manifestamente inferior ao necessário para atender as exigências expressas no edital é uma das formas mais comuns de fraudar a própria a legislação que determina a concorrência. A situação leva o dirigente a fornecer aditivos contratuais, ou aceitar resultado de má qualidade, contrariando o objetivo da licitação, em função da necessidade de concluir a obra ou serviço, ou ainda de obter bens, para atender o interesse público.

Sem adequações na Lei das Licitações, o Poder Público fica de mãos atadas, porque é obrigado a contratar pelo menor preço. Se inclui, no edital de concorrência, dispositivos para se precaver de descontos abusivos, essas empresas conseguem, na Justiça ou junto ao Tribunal de Contas do Estado, aval para participarem da disputa. 
Vivi o problema, enquanto prefeito de Mogi. Ao considerar irregulares exigências do gênero, o Tribunal de Contas tira das prefeituras a possibilidade de evitar a contratação de empresas desqualificadas que baixam preços para ganhar concorrências, mas entregam serviços de má qualidade sacrificando o povo. Moral da história: estão aí obras como as Avenidas Miguel Gemma, GM e Tenente Onofre que tornam cristalina a necessidade de antídotos contra maus prestadores de serviços. 
Precisamos acabar com o conluio fraudulento de empresas desqualificadas ganhando concorrências - com deságios incompatíveis - e centenas de prefeitos sendo multados injustamente e pagando caro por defender a correta aplicação do dinheiro público . Para virar lei, o projeto ainda precisa ser aprovado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de a Cidadania. 

Junji Abe,
É deputado federal pelo PSD-SP

Fonte:Mogi News

Debate Mogianos poderão dar sugestões sobre a educação pela internet

Debate
Mogianos poderão dar sugestões sobre a educação pela internet
Projeto é consequência da primeira conferência sobre o segmento realizada na cidade, que terminou ontem
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Fotos: Daniel Carvalho

Primeira edição da Conferência de Educação de Mogi terminou ontem, com a participação de especialistas no setor, que foram ouvidos por cerca de 2 mil pessoas
Cerca de 2 mil pessoas participaram da 1ª Conferência Municipal de Educação, realizada desde o início da semana no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no bairro Nova Mogilar. A estimativa foi apresentada pela secretária municipal de Educação, Rose Roggero. De acordo com ela, entre 250 e 300 pessoas (entre profissionais da educação e lideranças de bairro) estiveram em cada um dos sete eixos apresentados nos três dias de ciclo de palestras e debates (entre os dias 2 e 4).

Ontem, último dia da conferência, a discussão se concentrou na importância da gestão democrática, participação popular e controle social. A secretária aprovou o tema e anunciou a criação de um Fórum Municipal Permanente de Educação. "A partir dessa conferência e, espero, por um longo período, todos os investimentos e melhorias na educação serão debatidos de maneira permanente. Para isso, criamos algumas plataformas de debate, entre elas a internet, ou seja, por meio do endereço eletrônico www.sme.pmmc.com.br/ead, será possível a pessoa se inscrever, incluir comentários e participar das discussões. Será interativo", detalhou
"O volume de público na conferência foi muito bom, porque indica a preocupação tanto de profissionais da educação quanto da população em geral em discutir ações e políticas públicas que contribuam para a melhoria da educação", comentou a secretária de Mogi, informando que o tema de maior interesse no ciclo de palestras foi o que tratava de financiamento na Educação, abordado na quarta-feira pela dirigente de ensino de Mogi das Cruzes, Fernanda Fontanelli, além do coordenador de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Jefferson Macedo. Ambos destacaram a necessidade do aumento do investimento na educação nos âmbitos federal, estadual e municipal e as ações previstas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, incluindo metas do plano anterior que foram revistas.


Jornada
A secretária disse, ainda, que ainda neste mês deve ser realizado um encontro com profissionais da educação municipal para discutir sobre jornada de trabalho. 
"De acordo com a legislação, dois terços da carga horária dos professores devem ser cumpridos dentro da sala de aula e um terço em atividades de capacitação e aperfeiçoamento. Vamos debater com os profissionais envolvidos e ver a melhor forma de atender à lei", comentou Rose, sem descartar a possibilidade de ampliar o quadro atual de 1,2 mil professores. No dia 23 deste mês, o fórum municipal será com representantes das creches subvencionadas.


Fonte:Mogi News

destinação do lixo Mogi terá mais uma usina de triagem

destinação do lixo
Mogi terá mais uma usina de triagem
A unidade será construída com verba do governo federal e operada por cooperativa de moradores da Volta Fria
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Fotos: Daniel Carvalho

Campelo: além da emenda, cidade recebeu mais R$ 260 mil
Até o final deste ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vai instalar, no bairro da Volta Fria, uma nova usina de triagem de material reciclável. A segunda unidade do município será construída com dinheiro do governo federal, enviado ao município através de uma emenda parlamentar de R$ 394,2 mil. A verba foi conquistada pelo vereador Iduígues Ferreira Martins (PT) com o deputado petista Jilmar Tatto. A previsão é de que o recurso seja liberado até setembro.

A unidade será operada por uma cooperativa de moradores do próprio bairro. Com o novo centro, a Secretaria de Verde e Meio Ambiente pretende ampliar a capacidade de triagem de produtos recicláveis no município conforme prevê o projeto ambiental Recicla Mogi. "Na verdade, a emenda prevê uma verba de R$ 1 milhão, mas destinamos esse valor para a construção do centro de triagem porque é uma necessidade do município. Acredito que essa verba seja liberada diretamente para o executivo municipal entre agosto e setembro. A intenção é fazer um centro de triagem nos moldes do que já existe na Vila São Francisco. O restante da verba da emenda será usado na reforma de postos de saúde", informou o vereador Iduígues Martins.

Ontem, o vereador participou de uma reunião com os moradores do bairro e o secretário de Verde e Meio Ambiente, Romildo Campelo. Uma cooperativa de 30 moradores irá operar a unidade, que receberá materiais coletados nos Ecopontos da cidade. 
"Falei para os moradores como está o projeto Recicla Mogi na cidade e quais são nossas metas. Além da emenda do Iduígues, recebemos também uma verba de R$ 260 mil trazida pelos vereadores Caio Cunha e Marcos Furlan, do PV, através do deputado federal José Luiz Penna. Esse dinheiro será usado na construção de novos Ecopontos", destacou o secretário. 
Campelo explicou que as obras ainda não podem começar porque o dinheiro para a construção da usina ainda não foi liberado pelo governo federal. "A Prefeitura de Mogi já fez sua parte e já incluiu a destinação do dinheiro no sistema de convênios. Se todos os trâmites correrem normalmente, até julho do ano que vem já estaremos na fase de conclusão das obras e podemos inaugurar o serviço".

Uma usina de triagem já funciona na cidade, na Vila São Francisco. A unidade é operada pela empresa CS Brasil, mas recebe apenas 1% do lixo coletado na cidade. O objetivo com a nova usina da Volta Fria é aumentar esta capacidade. O centro de triagem será instalado em uma área de transbordo na Volta Fria. "A área é ideal porque podemos aproveitar a logística dos caminhões de coleta que já vão até a Volta Fria para fazer o transbordo do lixo, para separar os materiais recicláveis. A intenção é tornar a área especializada em separação de lixo", detalhou Campelo.


Fonte:Mogi News

Atenção Mais de 20 bairros de Mogi ficarão sem água na próxima segunda-feira

Atenção
Mais de 20 bairros de Mogi ficarão sem água na próxima segunda-feira
Obras da Sabesp farão com que o abastecimento seja interrompido em Mogi, região e na zona leste da capital
Bras Santos
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Companhia trata e distribui água para toda a região, inclusive para Mogi, que tem seu abastecimento dividido entre Sabesp e Semae
Cerca de 3 milhões de pessoas, entre a região do Alto Tietê e bairros da zona leste da capital, terão o abastecimento de água feito pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) interrompido na segunda-feira, dia 8, para obras de modernização na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Taiaçupeba, que fica em Suzano. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Sabesp, o trabalho será realizado no dia 8, durante o feriado prolongado em homenagem à Revolução de 1932.

Em Mogi das Cruzes, apenas uma parte ficará sem água. Segundo a Sabesp, serão atingidos os distritos de Jundiapeba e Brás Cubas, que compreendem os bairros Vila Lavínia, Conjunto Santo Ângelo, Conjunto Bom Pastor, Jardim Santos Dumont I, II e III, Jardim Aeroporto I, II e III, Parque Olímpico, Vila Brasileira, Vila Pomar, Jardim Ivete, Conjunto Álvaro Bovolenta, Vila Rachel, Vila Rei, Jardim Universo, Conjunto do Bosque, Vila Jundiaí, Vila Bela Flor e Vila Cintra.

"Para que a intervenção ocorra, o abastecimento será interrompido entre 5h e 9h, passando a se normalizar a partir desse horário. No caso específico de Suzano, será retirada também uma válvula no reservatório local. Nesse município, os trabalhos vão afetar o fornecimento de água entre 21h20 de domingo (dia 7) e 9h de segunda-feira (dia 8)", explicou a Sabesp. 

Automatização
Segundo a Sabesp, a modernização da ETA de Taiaçupeba consistirá na instalação de novos painéis de comando central, que permitirão controlar remotamente os equipamentos que tratam até 15 mil litros de água (15 metros cúbicos) a cada segundo, volume que abastece sete municípios na Grande São Paulo, incluindo parte da zona leste. 
A automatização do comando central facilitará a operação do sistema, re-duzirá o consumo de energia e permitirá mudanças mais rápidas no gerenciamento dos filtros, reservatórios, decantadores e bombas.

"A companhia vai utili-zar os reservatórios da região em capacidade máxi-ma e direcionar a água de outras estações de tra-tamento para reduzir o impacto da modernização. Da mesma forma, as caixas d´água residenciais vão ajudar a suprir a demanda durante os trabalhos. A Sabesp pede que os moradores da região do Alto Tietê e da zona leste da capital evitem o desperdício de água e programem a lavagem de roupas, carros e quintais para outra data", disse a assessoria da Sabesp. 

Fonte:Mogi News

Facilidade Dr. Arnaldo deverá ter novas linhas de ônibus

Facilidade
Dr. Arnaldo deverá ter novas linhas de ônibus
O hospital também poderá ser incluído junto à central de regulação do Samu e se tornar uma das opções de pronto-atendimento aos pacientes
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Bertaiolli: nossa primeira medida será adequar as linhas de ônibus
A Prefeitura de Mogi vai criar novas linhas de ônibus para ligar os bairros da cidade ao hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiapeba. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), após reportagem do Mogi News publicada na edição de ontem mostrar que sobram vagas no ambulatório e pronto-atendimento da unidade, porque não há linhas municipais suficientes para levar pacientes até o local. O chefe do executivo e o secretário de Saúde devem participar de uma reunião com o diretor técnico do hospital, Eduardo Guidolin, para integrar o atendimento do Dr. Arnaldo com a rede municipal de saúde. Além das linhas de ônibus, o hospital também poderá ser incluído no sistema de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), desafogando unidades de referência, como o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e a Santa Casa. 
"Semana que vem, teremos essa reunião com o novo diretor do Dr. Arnaldo e assim que listarmos todos os serviços que serão prestados pela unidade com detalhamento de quantidade de vagas e tipo de atendimento, nossa primeira medida será readequar as linhas de ônibus até o hospital", destacou o prefeito. 
O administrador municipal comentou que não havia essa integração anteriormente porque a antiga diretoria do hospital Arnaldo Pezzuti era isolada da rede municipal de saúde. "A nossa intenção é de que os quatro hospitais da cidade funcionem em rede, um complementando o serviço prestado pelo outro. Sabemos que o Dr. Arnaldo pode disponibilizar seu ambulatório para a realização de exames, além da internação e tratamento de dependentes químicos e leitos de retaguarda para os demais hospitais.

A unidade também poderá ser incluída na central de regulação do Samu e se tornar uma das opções de pronto-atendimento aos pacientes. "Isso só não era possível porque não existia integração. Isso será resolvido em breve", afirmou.

Fonte:Mogi News