sexta-feira, 5 de julho de 2013

Atenção Mais de 20 bairros de Mogi ficarão sem água na próxima segunda-feira

Atenção
Mais de 20 bairros de Mogi ficarão sem água na próxima segunda-feira
Obras da Sabesp farão com que o abastecimento seja interrompido em Mogi, região e na zona leste da capital
Bras Santos
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Companhia trata e distribui água para toda a região, inclusive para Mogi, que tem seu abastecimento dividido entre Sabesp e Semae
Cerca de 3 milhões de pessoas, entre a região do Alto Tietê e bairros da zona leste da capital, terão o abastecimento de água feito pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) interrompido na segunda-feira, dia 8, para obras de modernização na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Taiaçupeba, que fica em Suzano. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Sabesp, o trabalho será realizado no dia 8, durante o feriado prolongado em homenagem à Revolução de 1932.

Em Mogi das Cruzes, apenas uma parte ficará sem água. Segundo a Sabesp, serão atingidos os distritos de Jundiapeba e Brás Cubas, que compreendem os bairros Vila Lavínia, Conjunto Santo Ângelo, Conjunto Bom Pastor, Jardim Santos Dumont I, II e III, Jardim Aeroporto I, II e III, Parque Olímpico, Vila Brasileira, Vila Pomar, Jardim Ivete, Conjunto Álvaro Bovolenta, Vila Rachel, Vila Rei, Jardim Universo, Conjunto do Bosque, Vila Jundiaí, Vila Bela Flor e Vila Cintra.

"Para que a intervenção ocorra, o abastecimento será interrompido entre 5h e 9h, passando a se normalizar a partir desse horário. No caso específico de Suzano, será retirada também uma válvula no reservatório local. Nesse município, os trabalhos vão afetar o fornecimento de água entre 21h20 de domingo (dia 7) e 9h de segunda-feira (dia 8)", explicou a Sabesp. 

Automatização
Segundo a Sabesp, a modernização da ETA de Taiaçupeba consistirá na instalação de novos painéis de comando central, que permitirão controlar remotamente os equipamentos que tratam até 15 mil litros de água (15 metros cúbicos) a cada segundo, volume que abastece sete municípios na Grande São Paulo, incluindo parte da zona leste. 
A automatização do comando central facilitará a operação do sistema, re-duzirá o consumo de energia e permitirá mudanças mais rápidas no gerenciamento dos filtros, reservatórios, decantadores e bombas.

"A companhia vai utili-zar os reservatórios da região em capacidade máxi-ma e direcionar a água de outras estações de tra-tamento para reduzir o impacto da modernização. Da mesma forma, as caixas d´água residenciais vão ajudar a suprir a demanda durante os trabalhos. A Sabesp pede que os moradores da região do Alto Tietê e da zona leste da capital evitem o desperdício de água e programem a lavagem de roupas, carros e quintais para outra data", disse a assessoria da Sabesp. 

Fonte:Mogi News