sexta-feira, 5 de julho de 2013

Professores querem gestão participativa

Professores querem gestão participativa
SEX, 05 DE JULHO DE 2013 00:00
A-A+

Elisa Brisola e Leandro Bassini, da Unitau, foram palestrantes do último dia da programação da Conferência Municipal da Educação / Foto: Edson Martins

O último dia da 1ª Conferência Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, que ocorreu da última terça-feira à noite de ontem (4), foi marcado por um intenso debate sobre modelos de gestão participativa que podem ser aplicados na educação do Brasil, do Estado e do Município. Trata-se de um mecanismo que vem sendo apontado nos últimos anos como uma das formas de enfrentar o desafio de constituir uma educação de qualidade e igualitária.

Os educadores Leandro Bassini e Elisa Brisola, ambos da Universidade de Taubaté (Unitau), destacaram os princípios básicos para nortear as mudanças que podem ocorrer no sistema educacional em caso de aplicações de mecanismos de gestão democrática. Um dos principais efeitos é a construção de uma cidadania emancipadora, autônoma e capaz de se integrar aos processos de tomada de decisões.

A ideia é que comunidades, pais, alunos e outros atores sociais tenham papel efetivo durante todo o processo educativo de uma instituição de ensino, isso porque nela seriam inseridos mecanismos de gestão democrática participativa e assim os recursos humanos, burocráticos e financeiros se voltariam à essência da escola: um espaço de formação crítica e não apenas de formação de mão de obra para o mercado.(Marcos Araújo - Especial para O Diário)

Leia a matéria completa na edição impressa

Fonte:O Diário de Mogi