sexta-feira, 5 de julho de 2013

Debate Mogianos poderão dar sugestões sobre a educação pela internet

Debate
Mogianos poderão dar sugestões sobre a educação pela internet
Projeto é consequência da primeira conferência sobre o segmento realizada na cidade, que terminou ontem
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Fotos: Daniel Carvalho

Primeira edição da Conferência de Educação de Mogi terminou ontem, com a participação de especialistas no setor, que foram ouvidos por cerca de 2 mil pessoas
Cerca de 2 mil pessoas participaram da 1ª Conferência Municipal de Educação, realizada desde o início da semana no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no bairro Nova Mogilar. A estimativa foi apresentada pela secretária municipal de Educação, Rose Roggero. De acordo com ela, entre 250 e 300 pessoas (entre profissionais da educação e lideranças de bairro) estiveram em cada um dos sete eixos apresentados nos três dias de ciclo de palestras e debates (entre os dias 2 e 4).

Ontem, último dia da conferência, a discussão se concentrou na importância da gestão democrática, participação popular e controle social. A secretária aprovou o tema e anunciou a criação de um Fórum Municipal Permanente de Educação. "A partir dessa conferência e, espero, por um longo período, todos os investimentos e melhorias na educação serão debatidos de maneira permanente. Para isso, criamos algumas plataformas de debate, entre elas a internet, ou seja, por meio do endereço eletrônico www.sme.pmmc.com.br/ead, será possível a pessoa se inscrever, incluir comentários e participar das discussões. Será interativo", detalhou
"O volume de público na conferência foi muito bom, porque indica a preocupação tanto de profissionais da educação quanto da população em geral em discutir ações e políticas públicas que contribuam para a melhoria da educação", comentou a secretária de Mogi, informando que o tema de maior interesse no ciclo de palestras foi o que tratava de financiamento na Educação, abordado na quarta-feira pela dirigente de ensino de Mogi das Cruzes, Fernanda Fontanelli, além do coordenador de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Jefferson Macedo. Ambos destacaram a necessidade do aumento do investimento na educação nos âmbitos federal, estadual e municipal e as ações previstas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, incluindo metas do plano anterior que foram revistas.


Jornada
A secretária disse, ainda, que ainda neste mês deve ser realizado um encontro com profissionais da educação municipal para discutir sobre jornada de trabalho. 
"De acordo com a legislação, dois terços da carga horária dos professores devem ser cumpridos dentro da sala de aula e um terço em atividades de capacitação e aperfeiçoamento. Vamos debater com os profissionais envolvidos e ver a melhor forma de atender à lei", comentou Rose, sem descartar a possibilidade de ampliar o quadro atual de 1,2 mil professores. No dia 23 deste mês, o fórum municipal será com representantes das creches subvencionadas.


Fonte:Mogi News