sábado, 16 de junho de 2012

Zona Azul em Ferraz


 Erick Paiatto

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos abriu no dia 11 processo de licitação para a contratação de uma empresa especializada em serviço de estacionamento rotativo de Zona Azul. A empresa que hoje presta o serviço na cidade, a DCT Tecnologia e Serviços, pediu rescisão do contrato com a prefeitura, mas, de acordo com a administração municipal, ela ainda está operando normalmente.

Fonte:Mogi News

Denúncia Vereadores "patrocinam" placas de rua em Suzano


Delcimar Ferreira
De Suzano
Daniel Carvalho

Placas nos Jardins São José e São Bernardino levam nomes de Quitéria da Silva e Luiz Reis
Às vezes, uma benfeitoria para a população pode estar revestida de intenções político-eleitorais. Em Suzano, placas de identificação de nomes de rua colocadas em bairros têm o apoio de vereadores e até de pretensos candidatos a uma vaga na Câmara. É o que a reportagem do MN constatou em ruas dos Jardins São José e São Bernardino. Os vereadores Luiz Reis (PSDB) e Quitéria David da Silva Araújo (PT) têm seus nomes registrados nestas placas como forma de "gentileza", o que pode configurar autopromoção de um agente público em exercício da função, o que é ilegal.


Na região do São José/São Bernardino, localizada no lado norte da cidade, por vários anos, a identificação de dezenas de ruas era feita por meio de números ou letras. Há dois anos, diversas dessas vias públicas receberam nomes de ex-moradores suzanenses do próprio bairro, já falecidos. A denominação de ruas e avenidas da cidade é feita por meio de projetos de lei na Câmara Municipal e precisa receber a sanção do prefeito.


O MN verificou que quase todas as ruas destes bairros tiveram o nome alterado, no entanto, o que chamou a atenção foi a menção que vinha logo abaixo da identificação da via. Na rua Vicente de Queiroz (antiga rua D), aparece o nome de Quitéria. Na rua João Hugo Braz (antiga rua 2), está o nome de Luiz Reis. 
Outro lado
A vereadora Quitéria negou que tenha mandado colocar as placas nas ruas. "Não fui eu. Aqui é um bairro nordestino, existem várias Quitérias. O povo que pediu, não paguei nada, não tenho nota fiscal de nada", disse a parlamentar.


Já Reis e Martins não foram encontrados pelo MN para comentar o assunto até o fechamento desta reportagem.


Fonte:Mogi News

Frase:Presidente Dilma



Divulgação

"PIB brasileiro vai merecer medalha".
Presidente Dilma, após receber atletas brasileiros que disputarão os Jogos Olímpicos de Londres 2012, sobre o crescimento da economia.


  Fonte:Mogi News

Cursos livres
Universidade buscará parcerias
Plano é de proporcionar também cursos de pós-graduação à comunidade; meta é formar 460 alunos em dois anos
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Prefeito Marco Bertaiolli assinou ontem o projeto de lei que cria a universidade; serão oferecidos cursos gratuitos à população
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) confirmou o mês de janeiro de 2013 como o prazo para o início das atividades da Universidade Livre do Meio Ambiente, que irá funcionar dentro do Parque Municipal Natural Francisco Affonso de Mello, Chiquinho Veríssimo. A instituição, que será um núcleo de ensino, pesquisa e extensão, aberto a todos os cidadãos, independente de sua escolaridade, terá capacidade de formar 460 alunos, num período de dois anos, em 14 cursos gratuitos com foco de estudos na flora e fauna, água, Mata Atlântica e mata ciliar e sua interação. 
"A proposta inicial é trabalhar com assuntos básicos e de interesse do público em geral, assim como algumas especializações para educadores da rede municipal, de maneira a tornar essas pessoas agentes multiplicadores da conscientização de sustentabilidade e da preservação do meio ambiente", discursou Bertaiolli ontem, durante solenidade de assinatura do projeto de lei que cria a primeira universidade municipal. 
A universidade, segundo o prefeito, continuará gerenciada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e terá parceira das universidades da cidade e região. Devem ser investidos R$ 486,7 mil, recursos pagos com compensações ambientais pela Petrobrás e por Furnas Centrais Elétricas. "Nossa meta é de que num futuro próximo seja possível oferecer até curso de pós-graduação em meio ambiente, uma área que tem grande demanda na região", justificou Bertaiolli. 
Ele contou que além das instituições existentes na cidade e que já oferecem cursos ligados ao meio ambiente, como Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Universidade Braz Cubas (UBC), há planos de selar parceria com a Universidade de São Paulo (USP)/Leste. Aliás, a instituição deverá ministrar dois cursos no Parque Municipal em agosto e em outubro deste ano. Um deles é sobre abelhas. 


Elogio
"É a nossa pequena contribuição ao que está sendo discutido na Rio + 20. Isto é, a formação de cidadãos mais conscientes com as questões do meio ambiente e que trabalharão em prol da sustentabilidade", disse o prefeito. 
O delegado titular da Delegacia do Meio Ambiente, Plínio Tadeu de Andrade Jubram, elogiou a administração municipal pela iniciativa em investir também no ensino focado na questão ambiental. "Hoje planta-se a semente que trará o fruto da cidadania e de uma nova cultura ambiental", disse o delegado.


Fonte:O Diário de Mogi

Aniversário Taiaçupeba comemora 148 anos com desfile



Desfile cívico-militar, que acontece no domingo, é o ponto alto das comemorações do aniversário de 148 anos do distrito de Taiaçupeba
Divulgação
Distrito terá várias atividades para festejar o aniversário, como o desfile tradicional. Quermesse tem diversão para toda a comunidade
O distrito de Taiaçupeba comemora neste final de semana seu aniversário de 148 anos, e as festividades, como já é tradição, incluirão quermesse na praça Cipriano Branco da Silva, quadrilhas, apresentações artísticas e o hasteamento dos pavilhões, além do desfile cívico-militar. Mas, além da tradição, o distrito tem neste ano motivos adicionais para comemorar, já que é alvo de uma série de investimentos, e tem ganhado melhorias constantes.


Uma das novidades, que deve entrar em prática em no máximo duas semanas, é a emissão de documentos importantes diretamente da sede da administração regional. Com isso, moradores não precisarão mais ir ao Centro da cidade ou distrito de Brás Cubas em busca de serviços como emissão de segunda via de contas de água, esgoto, energia elétrica, carnês de IPTU e renegociação de dívidas de IPTU.


A melhoria foi possível graças a reforma feita recentemente na sede da Administração regional, que ganhou uma nova sala especialmente para a prestação desses serviços básicos. Outra novidade são as melhorias que estão sendo feitas na malha viária do distrito, em uma parceria da Administração regional com a Sabesp, que faz o abastecimento de água do distrito. 
Além do recapeamento da rua Vereador Carlos Willy Auerbach, que fica logo na entrada de Taiaçupeba, as ruas Santa Rita, Rua do Carmo, São Benedito e Santa Clara estão recebendo guias, sarjetas e sendo pavimentadas. Até o momento já foram construídos 150 metros de calçada e plantados 300 m² de grama. 
Hoje, as comemorações começam às 16 horas, com quermesse com praça de alimentação, barracas de comidas típicas da região e artesanato. Às 17 horas acontece o início oficial das atividades no palco, com apresentações do projeto Viva mais Esporte, capoeira, show, danças e outras atividades culturais. Às 18 horas é a vez de quadrilhas e às 20h30, da apresentação de Luiz Cláudio, Rodrigo Nery e banda. 
Amanhã, as atividades começam às 8 horas, com a Santa Missa na Matriz de Santa Cruz Capela do Ribeirão. Às 9 horas retorna à praça Cipriano Branco da Silva a quermesse com barracas para alimentação e artesanato e o desfile. Ao meio-dia partirá do distrito o passeio turístico City Tour Mogi para Mogianos, que fará o roteiro rural por Biritiba Ussu e, meia hora depois, será servido almoço no salão da Igreja Matriz em prol da Associação São Lourenço. O dia continua com apresentações da banda True Color, às 13 horas e de diversas outras atividades culturais, a partir das 15 horas.


Fonte:Mogi News

Irregularidades: Sindicância investigará coordenadora do Samu



Relatório elaborado por vereadores e analisado por prefeito apontou, por meio de depoimentos, ao menos sete irregularidades cometidas por Marly
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Marly, coordenadora do serviço de emergência, pode perder cargo por supostas irregularidades
A Prefeitura de Mogi das Cruzes deverá abrir, no início da semana que vem, uma sindicância para investigar as supostas irregularidades cometidas pela coordenadora do Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu), Marly Inês dos Reis Monteiro Garcia. A abertura do processo administrativo contra a servidora municipal foi comunicada ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) ao vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, o Chico Bezerra (PSB), presidente Comissão Permanente da Saúde da Câmara Municipal. 
O prefeito teria analisado o relatório elaborado por Chico Bezerra e o vereador Mauro Luiz Claudino Araújo (PMDB), e que apontou, por meio de depoimentos, ao menos sete irregularidades cometidas por Marly. São elas: ofensas de ordem moral contra os funcionários; falta de manutenção de ambulâncias e equipamentos; desvio de função de servidores que trabalham no órgão; e uso de ambulâncias de resgate para serviços administrativos.


Aliás, no próprio relatório os vereadores sugeriram que a administração municipal investigasse a coordenadora, embora o objetivo dos parlamentares seja o afastamento, em definitivo, de Marly do cargo. Estavam cotados assumir o Cresamu os oficiais da reserva da Polícia Militar, Paulo Roberto Madureira Sales e Joaquim Perez. Contudo, ontem, ao final de uma solenidade no Parque Municipal, na Serra do Itapeti, o prefeito adiantou que esta não é a intenção da administração municipal. "Por enquanto, nada mudará, continuará tudo como está", disse. 
O nome dos responsáveis pela sindicância e prazo e cronograma das ações para avaliar a conduta da coordenadora do Samu não foram divulgados. "Não deve ser nada demorado, ainda mais porque grande parte dos elementos que comprova as irregularidades já está em poder da Secretaria de Saúde", comentou Chico Bezerra, referindo-se à cópia dos depoimentos de funcionários do órgão.

Fonte:Mogi News

Comitê fará combate às drogas de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas



O secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cusatis, anunciou a criação do comitê / Foto Divulgação PMMC
Mogi das Cruzes contará com um Comitê Municipal de Combate ao uso de Drogas, que reunirá vários setores da Prefeitura. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15), pelo secretário adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, durante o encontro da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, na Assembleia Legislativa, em São Paulo. A iniciativa para a criação do comitê surgiu de um pedido do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), após O Diário denunciar o aumento de dependentes químicos em diversas regiões da Cidade.
Segundo o secretário adjunto, que representava o prefeito na Assembleia, o decreto municipal que cria o comitê será discutido nos próximos dias. “Estamos ainda em fase de formatação”, completa. O colegiado terá representantes das secretarias municipais de Saúde, Segurança, Assistência Social, Educação, Ouvidoria, entre outras áreas, sob a presidência do chefe do Executivo. (Ivan Carvalho)

Fonte:O Diário de Mogi

Universidade terá parceria da USP



Prefeito Bertaiolli anunciou serviços sobre a Universidade Livre do Meio Ambiente / Foto Ney Sarmento - Divulgação PMMC
A Universidade Livre do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, a ser instalada no Parque Municipal Francisco Affonso de Mello, na Serra do Itapeti, terá parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para a criação de cursos e realização de palestras. O objetivo é desenvolver projetos de proteção às áreas verdes e incentivar a participação coletiva e individual na manutenção da natureza.
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) assinou na manhã desta sexta-feira (15), no Parque, o projeto de criação da instituição que foi encaminhado nesta sexta à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores. O evento teve a presença da secretaria municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares, do secretário de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, da professora mogiana Rosely Aparecida Liguori Imbernon, da USP, do delegado Plínio Tadeu Jubran, do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos dos Santos, além de ambientalistas e representantes de prefeituras de outras cidades do Alto Tietê.


Fonte:O Diário de Mogi

Fatec de Mogi pode ser ampliada o prédio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes.



Faculdade de Tecnologia de Mogi analisa possível expansão dos negócios na Cidade / Foto Divulgação - PMMC
O Centro Paula Souza, autarquia educacional do Governo do Estado de São Paulo, estuda a ampliação do prédio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes. O local conta atualmente com 14 salas de aula, cinco laboratórios de informática e uma biblioteca com dois espaços de estudo. Mais dois cursos também podem ser inseridos na grade curricular da instituição.

Em funcionamento desde 18 de setembro de 2008, a unidade atende a 800 alunos distribuídos nos períodos da manhã, tarde e noite. Os cursos oferecidos são os de Tecnologia em Recursos Humanos, em Agronegócio e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Estes números, porém, devem aumentar.
De acordo com a diretora administrativa e coordenadora de vestibular, Dulcelina Campos, já se discute a ampliação da unidade mogiana. “Existe muita demanda pelos cursos e há conversas para que ampliemos a capacidade de atendimento e também a oferta de cursos. O ideal é que tivéssemos, pelo menos, mais dois: Mecatrônica e Formação Industrial. Isso deve ser analisado”, aponta. (Lucas Meloni)

Fonte:O Diário de Mogi

Alunos vão disputar ‘reeleição’



Estudante discursa em sessão do Parlamento Jovem na Câmara Municipal / Foto Marcelo Alvarenga - Divulgação CMMC
A Câmara Municipal de Mogi realizou, na tarde desta sexta-feira (15), uma cerimônia especial para diplomação dos 48 participantes da quarta edição do Parlamento Estudantil 2012, promovido pelo Legislativo, a fim de garantir aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, das escolas da rede pública e particular, a oportunidade de vivenciar a experiência de atuar como vereadores da Cidade durante um mandato de cinco dias. A maioria dos alunos aprovou as atividades e muitos pretendem se candidatar à reeleição no próximo ano. Todos os projetos apresentados e aprovados pelos parlamentares serão enviados ao prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD).
Além da presença de professores, pais e familiares, várias autoridades participaram da solenidade, que foi dirigida pelo presidente da Casa, o vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo. Na opinião dele, “a Câmara cumpriu sua meta”, destacando que o objetivo do evento é o de mostrar o funcionamento da Câmara, a forma como são realizados os trabalhos dos vereadores e despertar o interesse dos estudantes pela política. (Silvia Chimello)


Fonte:O Diário de Mogi

Alabarce descarta candidatura



Empresário filiado ao PTB descartou se candidatar à Prefeitura de Mogi / Foto Arquivo
O comerciante Ronaldo Alabarce (PTB), 35 anos, não será mais candidato a prefeito de Mogi das Cruzes, ao contrário do que vinha sendo especulado na Cidade durante os últimos meses. Depois de analisar inúmeras opções de alianças partidárias e questões ligadas à sua vida familiar e empresarial, ele chegou à conclusão de que o momento não é o mais oportuno para disputar a Prefeitura.
Ao anunciar sua decisão, com exclusividade para O Diário, na manhã desta sexta-feira (15), o empresário disse que não deixará de participar da vida política da Cidade e que ainda não decidiu a quem dará seu apoio nas próximas eleições municipais. “Vou decidir isso após analisar os planos de governo de cada um; aí optarei por aquele que mais se aproximar dos meus planos para Mogi”, garantiu. (Darwin Valente)

Fonte:O Diário de Mogi

Para valer:O projeto de lei que cria a Universidade Livre do Meio Ambiente


Jorge Moraes
O projeto de lei que cria a Universidade Livre do Meio Ambiente, a ser avaliado pela Câmara Municipal, foi assinado ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli com a caneta emprestada pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Antônio Carlos Ribeiro dos Santos, que estava no evento. "É para mostrar que o projeto é perene, já que caneta de desembargador tem um peso maior", brincou Bertaiolli em seu discurso. 


Fonte:Mogi News

À espera:da Justiça Eleitoral para disputar as eleições em outubro é Airton Nogueira


Jorge Moraes

Quem também está otimista em ter o aval da Justiça Eleitoral para disputar as eleições em outubro é Airton Nogueira. Ele, que se afastou da presidência do Sincomércio de Mogi e das diretorias da Fecomércio e do Senac na intenção de disputar uma das 23 cadeiras na Câmara Municipal, já apresentou o recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao processo de tripla filiação. "É único empecilho para eu não concorrer. Mas ainda há tempo", disse Nogueira à coluna. 


Fonte:Mogi News

Sem mágoas: Zig Zag disse à coluna que a aliança do DEM com o PSD


Numa das oportunidades, Zig Zag disse à coluna que a aliança do DEM com o PSD estava mais do que consolidada, aguardando apenas algumas definições para a coligação na proporcional. Segundo ele, não há "mágoas" entre as legendas em Mogi. Vale lembrar que o PSD foi criado e montado por antigos políticos do DEM. 


Divulgação

Constantes
Aliás, Zig Zag e sua esposa, a pré-candidata a vereadora Maria Helena Martins de Souza, a Zazá, são presenças constantes nos eventos municipais e reuniões promovidas pelo prefeito Marco Bertaiolli nos bairros da cidade. Só na última semana, foram três aparições públicas da dupla com o prefeito. A mais recente foi ontem, no Parque Municipal, na assinatura do projeto de lei que cria a Universidade Livre do Meio Ambiente. 


Fonte:Mogi News

Água fria: A notícia caiu como um balde de água: fria nos planos do médico Austelino Mattos



A notícia caiu como um balde de água fria nos planos do médico Austelino Mattos de concorrer à Prefeitura, nas eleições de outubro. Contudo, ele, que responde à Justiça Eleitoral por tripla filiação e terá o recurso julgado no próximo dia 21, afirmou à coluna que mantém os planos de concorrer ao cargo. 
De cima para baixo
"Tão logo saia a decisão a meu favor, vou cobrar das executivas estadual e nacional a promessa de apoio para a Prefeitura. O Tadeu Madalen (deputado federal, membro da executiva estadual) e o José Agripino (senador e presidente nacional do DEM) me deram a palavra deles e é nisso que eu confio. Ainda mais o Agripino, que disse que o Democratas não faz nenhuma coligação com o PSD", disse.


Fonte:Mogi News

Mais um: A confirmação da aliança que deve ser anunciada na convenção do DEM



Marco Aurélio Bertaiolli
O Democratas é mais um partido que deve aderir ao chamado "chapão", articulado pelo PSD do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli. A confirmação da aliança que deve ser anunciada na convenção do DEM, no dia 25, na Câmara Municipal, foi antecipada à coluna pelo presidente da legenda em Mogi, Alvarindo Vicente de Souza, o Zig Zag.
Notáveis
Airton Nogueira, aliás, como havia antecipado a coluna, será um dos seis "notáveis" do grupo que irá elaborar o plano de metas da Santa Casa para os próximos dez anos. O "sim" de Nogueira ao convite do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli foi dado na manhã de quinta-feira, após reunião no gabinete. Além dele, fazem parte do grupo: Reginaldo Abraão, Sidnei e Nobolo Mori, Mário Calderaro e Marcello Cusatis.

Fonte:Mogi News