quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Movimento regional Abaixo-assinado para clínica é entregue

Secretário recebeu lista com 50 mil nomes pedindo a implantação de clínica regional para tratamento de dependentes químicos no Alto Tietê
Divulgação

Secretário disse que projeto tem grande chance porque é parte da política do governo do Estado implantar unidades de atendimento
Presidentes dos Legislativos da região que compõem a Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Tietê (Acat), acompanhados do deputado estadual André do Prado (PR), participaram ontem de uma reunião com o secretário estadual da Casa Civil, Sidney Beraldo, para a entrega ao governo do Estado de um abaixo-assinado com mais de 50 mil nomes pedindo a implantação de uma clínica regional para tratamento de dependentes químicos no Alto Tietê. O secretário afirmou que já conhecia o pedido e inclusive tinha visto imagens do local disponibilizado pela Prefeitura de Mogi. Disse ainda que o projeto tem toda possibilidade de ser atendido.


"Este projeto tem grandes chances de ser atendido, pois é parte da política do governo do Estado implantar unidades de atendimento regionais, ainda mais em se tratando de uma região importante quanto o Alto Tietê", destacou Beraldo.


O secretário afirmou que entregaria o abaixo-assinado, acompanhado de um dossiê sobre o caso, ao secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri, com quem teria uma reunião no mesmo dia. "Vou pedir que seja priorizado este projeto. Não posso assumir um prazo de imediato, mas certamente é uma iniciativa muito boa e que tem tudo para ser implantada logo". No dossiê, constam reportagens Mogi News sobre as dificuldades que a região enfrente diante da falta de uma clínica.


O presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), considerou a reunião produtiva e disse que está confiante na instalação da clínica: "Tínhamos a esperança de sairmos daqui com um compromisso firmado, mas foi importante esta entrega e especialmente saber que o secretário já tinha conhecimento deste tema, o que significa que o processo para recebermos a clínica tem avançado. A população pode estar certa de que vamos continuar cobrando até que alcancemos esta conquista para a região".


Já o deputado André do Prado salientou que pretende marcar uma visita do secretário estadual da Saúde ao imóvel que deve receber a clínica: "Nossa região não conta com nenhum local público de tratamento a dependentes e este é grande um pedido da população. Queremos que o governo priorize o Alto Tietê para instalar esta clínica".


A instalação da primeira clínica estadual de atendimento a dependentes químicos é um pedido da Acat desde 2009, já que a região não conta com nenhuma unidade estadual nesta área. No ano passado, o então secretário de Estado da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa assinou um protocolo de intenções com o município para a implantação da clínica, que deve atender a pacientes dos dez municípios que compõem a região. A assinatura do documento ocorreu durante vistoria da área oferecida pelo município para a unidade de atendimento, na Serra do Itapeti.


Participaram do encontro os presidentes das Câmaras Ferraz de Vasconcelos, Edson Elias Khouri (PSB), presidente-eleito da Acat; de Salesópolis, Sebastião Rodrigues de Campos Júnior (PSDB); Santa Isabel, Silvio Adriano da Silva (DEM), e Guararema, Dirceu Jacinto Granato (PDT). Também participou o prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior, o Inho.


Fonte:Mogi News