quinta-feira, 2 de abril de 2020

Suporte ao hospital municipal: Hospital de Campanha começa a ser implantado na Av. Cívica

Montagem levará cerca de dez dias e abrigará pacientes com sintomas iniciais ou em recuperação da UTI
Foto: Mariana Acioli


200 leitos ficarão de retaguarda para o Hospital Municipal de Braz Cubas
Mogi das Cruzes iniciou ontem a implantação do Hospital de Campanha na Avenida Cívica, ao lado do Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, no Mogilar. No total, serão 3 mil metros quadrados de área construída e capacidade para acomodar 200 leitos de retaguarda, que serão divididos em quatro enfermarias.
A montagem da estrutura deve prosseguir pelos próximos dez dias. "O Hospital de Campanha dará suporte para o Centro de Referência para Coronavírus instalado no Hospital Municipal e também para todos os outros hospitais do município, conforme definido pelo Comitê Gestor do Coronavírus", adiantou o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.
Segundo ele, o novo hospital deverá abrigar pacientes leves, com sintomas iniciais da doença, ou pacientes em recuperação, com alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo. Além das enfermarias, a futura unidade contará com outros espaços como recepção, triagem, área médica, embarque e desembarque de pacientes, vestiários, sanitários e armazenagem de medicamentos e insumos. Haverá infraestrutura para gases medicinais (vácuo, ar comprimido e oxigênio).
Depois de vários estudos, a localização do Hospital de Campanha foi definida com objetivo de para aproveitar toda infraestrutura existente no Ginásio Municipal, como banheiros, vestiários, espaços para armazenamento de medicamentos, insumos e equipamentos, rede wi-fi, estacionamento, além da facilidade de acesso. A estrutura será utilizada, ainda, para distribuição dos alimentos e outros serviços de apoio necessários.
O Comitê Gestor do Coronavírus na cidade está finalizando outros detalhes do funcionamento do novo hospital, como a forma de gerenciamento, a futura contratação dos profissionais e os custos estimados para sua manutenção.
Referência
Em funcionamento desde 18 de março, o Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes tem entrada exclusiva pelo Bloco "B", que fica na rua Capitão Francisco de Almeida, nº 466, no distrito de Braz Cubas, e está disponível para pacientes com idade a partir dos 13 anos. Para menores, o atendimento continua sendo realizado no PA 24 horas Infantil da mesma unidade.
Casos
Mogi das Cruzes registrou, até o momento, 301 casos suspeitos do novo Covid-19, dos quais 31 casos foram confirmados, 97 aguardam resultados de exames e 173 foram descartados (86 negativos e 87 sem coleta).
Compartilhe

Fonte:Mogi News