sábado, 28 de maio de 2011

Demanda por trens aumenta. É hora de chegar até César










Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado durante esta semana mostrou que a demanda por trens nos principais centros urbanos do País cresceu 150% nos últimos dez anos. Em parte, isso se deve aos engarrafamentos cada vez mais comuns nas grandes cidades, que estão transformando os trens e metrôs em sistemas mais atraentes para deslocamentos. Um dos grandes problemas para que a utilização dos trens não seja ainda maior é que a participação de tais meios de transportes ainda é reduzida, se comparada aos ônibus. Motivo: a falta de um maior avanço das linhas em direção a áreas ainda não servidas pelo transporte ferroviário e a pouca quantidade de vagões em operação, muito abaixo das necessidades dessas localidades. Sem alternativas de transporte público, os brasileiros que viram a renda aumentar nos últimos tempos passaram a optar pelos carros ou motos, cujas vendas cresceram 9% nos dez derradeiros anos, fazendo aumentar poluição, congestionamentos e o total de acidentes de trânsito. Tudo isso mostra o quanto acertada tem sido a campanha encabeçada por este jornal e logo assumida pela comunidade de César de Souza para levar até aquele populoso Distrito de Mogi das Cruzes os trens de subúrbio da CPTM, em breve melhorados com a chegada do Expresso Leste. A opção pelo trem é mais que saudável. Um bom motivo para isso é viajar de carro pelas vias supercongestionadas e perigosas do extremo Leste da Grande São Paulo. Entre Itaquá e Mogi, por exemplo. Na Cidade, os congestionamentos estão cada dia mais corriqueiros, não se limitando aos horários de pico. O trem até César é uma opção para o futuro. Uma opção acertada que o governo precisa apressar o máximo possível.



Seu Sete











Quando o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) se licenciar do cargo, na próxima semana, o seu vice, José Antonio Cuco Pereira (PSDB), assumirá o comando da Prefeitura de Mogi pela sétima vez, numa carreira política que soma sete eleições vitoriosas em sequência, além de ter conquistado por sete vezes a Presidência da Câmara neste período.



No Ginásio



A família do professor Hugo Ramos convida para a solenidade de inauguração do busto do antigo educador mogiano, que será inaugurado junto ao Ginásio Municipal de Esportes, do Mogilar, que leva o seu nome. O evento acontecerá no dia 5 de junho próximo, às 10 horas. Em tempo: o busto de bronze será uma homenagem dos familiares ao professor, sem dúvida, merecedor de todas as honrarias.



Homenagem








A avenida que será aberta com a canalização do Córrego dos Canudos, em Braz Cubas, deverá receber o nome de Anésio Urbano, um antigo e tradicional comerciante da Cidade, que também ajudou a fundar a Associação Comercial e o Clube de Campo de Mogi das Cruzes.



Susto






Valdir Ferreira, um dos antigos e bons advogados de Braz Cubas, recupera-se de um derrame sofrido durante a semana passada, após participar da solenidade de assinatura dos contratos para construção das passarelas sobre a via férrea, na Prefeitura de Mogi. Está recebendo tratamentos intensivos dos médicos Mituaki Miyabe e Carlos Kodama, que o acompanham desde a ocorrência do problema.

Fonte:O Diário de Mogi