domingo, 19 de junho de 2011

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (IV)



Artilheiro Lampião com Tuta, o homenageado

José Carlos Miller da Silveira, o professor de Educação Física que já foi técnico da Seleção Brasileira Universitária de Basquete, é daqueles mogianos que conhece como poucos a Mogi de ontem e de agora, assim como seus principais personagens. A eles, costumar dar nome e sobrenome, graças a uma memória privilegiada, que lhe permite lembrar causos fantásticos de gente da Cidade. Tuta, como o mogiano é conhecido desde a infância, casou-se com Terezinha, filha de dona Iracema Brasil de Siqueira, professora conceituadíssima na Mogi de sua época, a quem o ex-prefeito Waldemar Costa Filho respeitava como fosse sua própria mãe. Tanto que ao assumir a Prefeitura de Mogi pela primeira vez, fez questão de convidá-la para ocupar o cargo de diretora da Merenda Escolar do Município. Iracema cuidava com tanto esmero da alimentação oferecida aos estudantes, a ponto de chamar a atenção de Hélio Prado, supervisor nacional da Merenda Escolar, que fez questão de vir de Brasília até Mogi especialmente para conhecer o trabalho aqui realizado. Para recepcionar a maior autoridade do setor, Iracema lhe ofereceu um almoço especial, no próprio prédio da Merenda, onde Waldemar e outros receberam o visitante. Como a Merenda não dispunha de recursos suficientes para tal banquete, a respeitada mestra buscou ajuda em outras pastas da Prefeitura e, no dia seguinte à visita, usando toda sua verve de boa escritora, redigiu um poético documento ao prefeito explicando o fato e pedindo-lhe que cobrisse o gasto efetuado. Waldemar leu e despachou, também por escrito: "A sua justificativa é tão bonita e bem feita que decidi incorporá-la aos anais da Prefeitura de Mogi. Mas a senhora tem 24 horas para repor todo esse dinheiro ao Município". Ao receber o documento, "dona Iracema ficou desesperada", recorda-se Tuta. Ela só não contava que, ao lhe enviar o documento, Waldemar também abriria uma lista de arrecadações, sendo o primeiro a contribuir, e fazendo com que todos os demais secretários a assinassem. Antes do prazo de 24 horas dado a Iracema, o valor gasto no almoço já havia sido reposto aos cofres do Município.


Copa à vista


Pré-selecionado para ser uma das possíveis sedes de delegações que irão participar da Copa do Mundo de 2014, o Paradise Golf & Lake Resort, em Jundiapeba, já começa a preparar seus funcionários com um curso especial desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O curso Bem Receber Copa busca incentivar o aprimoramento dos conhecimentos dos colabores do resort mogiano.


Eleição – 1


Um almoço com a participação dos 27 presidentes de comissões da 17ª Subseção de Mogi da Ordem dos Advogados do Brasil, marcará a votação para escolha do Advogado do Ano de 2011 na Cidade. A eleição acontecerá no dia 29 próximo, no Restaurante Monte Líbano, e a entrega do título será no próximo dia 11 de agosto, quando se comemora a instalação dos cursos jurídicos no País.


Eleição – 2


Segundo o presidente da OAB local, advogado Marco Soares, a escolha será feita em duas etapas. Na primeira, são apontados os nomes e, em seguida, a definição, pelo voto direto, do profissional escolhido. Poderão participar da escolha advogados com mais de 15 anos de atividades na profissão, cuja performance justifique tal título. "Ser escolhido como Advogado do Ano é o coroamento de uma carreira", diz Soares.


Semente


Os frequentadores da Praça de Alimentação do Mogi Shopping irão encontrar, junto às lixeiras, informações sobre o descarte correto de latas de alumínio utilizadas durante as refeições. O material arrecadado será vendido e a renda destinada à ONG Semente do Bem, de Braz Cubas, que atua em projetos voltados à garantia dos direitos à convivência familiar e comunitária e dando apoio às famílias que possuem filhos em abrigos sob medida preventiva.




"De uma coisa a população de Mogi pode ter certeza: essa reivindicação está sendo tratada com muita seriedade".


Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanas, Jurandir Fernandes, sobre o pedido de extensão dos trens até César


Fonte:O Diário de Mogi