domingo, 14 de agosto de 2011

Lei Maria da Penha: 2ª Conferência Municipal da Mulher ocorre dia 25


A Prefeitura de Mogi das Cruzes promove em 25 de agosto a 2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento vai ser realizado na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), das 13 às 17 horas, com o objetivo de discutir e elaborar propostas de políticas públicas para as mulheres mogianas com vistas à igualdade de gênero; fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política; e para contribuir com a erradicação da pobreza extrema e o exercício da cidadania.


A violência cometida contra as mulheres será um dos pontos abordados durante a conferência, que ocorre no mês em que a Lei Maria da Penha completa cinco anos de promulgação. O evento obedecerá a dois eixos temáticos: análise da realidade nacional social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero; e a avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, além da definição de prioridades. Tudo o que for discutido dará origem a um relatório que vai ser encaminhado ao Conselho Estadual da Mulher.


A presidente do Conselho Municipal da Mulher (Commulher), Rosana Sant´Ana Pierucetti, afirma que a casa abrigo que o município possui é fruto da primeira conferência, realizada em 2007: "Durante as discussões vamos fazer um balanço dos resultados para ver o que conquistamos e o ainda precisa ser consquistado. A casa abrigo, que recebe de três ou quatro mulheres a cada mês - o que dá um total de 15 a 20 pessoas, contando com os filhos - é uma das coisas que a gente conseguiu."
Na semana passada, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) disse que a criação da Coordenadoria Municipal da Mulher deve ser estruturada em 2012. "Este ano, implantamos a Coordenadoria do Idoso e, em 2010, a da Pessoa com Deficiência. Ainda há programas específicos que queremos implantar na cidade. Um deles é a Coordenadoria da Mulher, o que pode se concretizar no ano que vem", revelou. (W.A.)


Fonte:Mogi News