quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ECo & clima O exemplo de Guararema

Paul Grandjean-
Thomsen
Ano novo, vida nova! O velho chavão não pode ser deixado de ser lembrado, agora que as comemorações do fim de ano passaram, junto com os momentos alegres em família e a ressaca provocada por um eventual excesso etílico, portanto, vamos nessa, com fé e coragem enfrentemos 2012, este simpático número, redondinho, que significa duas dezenas de centenas e uma dúzia de anos passados desde que nasceu na Terra, aquele que nos ensinou que devemos viver com Amor!
Nos últimos dias de 2011, fomos a Guararema, nossa simpática cidade vizinha, para ver a deslumbrante decoração natalina feita com garrafas PET, que de resíduos indesejados se transformaram pelas mãos de artistas e artesãos em um espetáculo de sinos, estrelas, cristais de gelo, neve sobre os telhados e bonecos.


À noite todos estes artefatos, bem como os contornos das pontes, dos parapeitos, das árvores dos parques e dos prédios públicos ficavam iluminados por milhares (ou milhões) de lampadinhas. 
Com enorme satisfação, vemos como a administração municipal abraçou a ideia de um turismo responsável, a cidade está limpa, há lixeiras por toda parte e banheiros públicos bem cuidados em pontos estratégicos. 
Policiais sorridentes cumprimentam os transeuntes, dando com a sua presença uma sensação de segurança, meio em falta neste nosso Brasil, principalmente à noite.


O rio Paraíba corta a cidade e foi aproveitado como moldura para ser o principal atrativo, assim uma ponte pênsil atravessa-o até a chamada Ilha Grande, reflorestada com árvores nativas, moradia de inúmeras variedades de pássaros e na qual se tivermos sorte e vista aguçada poderemos ver capivaras, esquilos e saguis.


Na chegada da ponte à ilha a mensagem: "A Ilha Grande é mais uma prova de que é possível uma total interação entre o homem e o meio ambiente. Mas para isso devemos ser responsáveis e principalmente receptivos às questões ambientais, não jogando lixo no rio e na mata, não degradando a vegetação e não maltratando os animais nativos. Vamos cuidar da Ilha, assim num próximo encontro teremos a certeza de encontrar aqui as mesmas belezas naturais que hoje fazem desta visita um divertido passeio. Lembre-se sempre, a Ilha Grande também é sua, mantê-la viva só depende de você - Boa diversão! Prefeitura de Guararema".


Acaba de ser publicado no Brasil o livro "A história das coisas", da cientista ambiental americana Annie Leonard, no qual defende o conceito "Lixo zero", uma ótima ideia, que vem ao encontro inclusive da luta contra um lixão em nosso município. Seria ótimo se pudéssemos começar aqui um movimento baseado nesta ambiciosa meta. Claro quem é da minha geração deve se lembrar com orgulho de ter ganhado uma caneta tinteiro, um presente caro, que se bem cuidado podia durar a vida toda, assim como um relógio Omega ou Tissot.


A compra de um automóvel então, nem se fala, era objeto de especulações e pesquisas, para se saber qual modelo era mais durável e com menor custo de manutenção, não existia o carro do ano, mas sim o Ford preto do médico da nossa rua, o Chevrolet conversível do prefeito e por aí afora. Resumindo, os bens eram duráveis, nunca descartáveis como são hoje, em que com extraordinário desrespeito para com as gerações futuras, usamos e abusamos dos recursos disponíveis, adquirindo produtos que logo serão descartados, causando cada vez mais poluição.


Fonte:Mogi News