sábado, 31 de dezembro de 2011

Boas novas

Divulgação

Mogi das Cruzes deverá começar 2012 com o pé direito e promessa de muita prosperidade e geração de empregos. Um grande negócio está prestes a ser fechado por um grupo de investidores nas primeiras semanas do ano. Quem sabe do segredo, até então guardado a sete chaves, garante que o tal negócio ficará marcado na história da cidade e será revelado, em breve, com grande pompa na Prefeitura de Mogi. 
Divulgação



Aeroporto ou BMW? 
Outra boa notícia que pode ser anunciada no decorrer do próximo ano é a instalação de uma fábrica da BMW na cidade. Na última semana, a Prefeitura de Mogi iniciou os primeiros contatos com representantes da montadora alemã a fim de apresentar a cidade como possível candidata a receber os investimentos. Uma área de até 600 mil metros quadrados, no distrito do Taboão, pode ser utilizada como argumento. Há quem aposte que essa negociação seja mais rápida do que a instalação do tal aeroporto, já descartado pelo governo federal para 2012. 


Correndo
As negociações para vinda da BMW são feitas diretamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, por determinação do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Começaram com um telefonema à diretora Gleide Souza, representante da BMW no país, e devem se estender nas próximas semanas com audiências no Palácio dos Bandeirantes, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e até na Casa Civil, em Brasília. Isso porque, segundo Gleide, o plano de investimentos e de infraestrutura da BMW já estaria nas mãos do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e da presidente Dilma Rousseff (PT). 


Tributos
Uma das exigências, que depende mais do governo federal do que o estadual, é a flexibilização do Imposto por Produto Industrializado (IPI) cobrado de veículos importados para o caso de empresas que, como a montadora alemã, tenham interesse em instalar fábrica no Brasil. "O pedido que é claramente feito ao governo é que existisse uma flexibilização para empresas que têm interesse em investir no Brasil", disse anteontem o presidente da BMW do Brasil, Henning Dornbusch, à agência Reuters, após reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.


Em obras 
Outras novidades para 2012: o início das obras de reforma da sede da Prefeitura de Mogi e a construção da Escola de Governo, ao lado do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Mogilar. O prefeito Marco Bertaiolli confidenciou à coluna que só aguarda o sinal verde da Secretaria do Tesouro Nacional, com liberação dos R$ 13,9 milhões, para dar início ao processo licitatório e contratação de empresas que farão os trabalhos. 
Daniel Carvalho



Mudanças 
Com as obras, a sede do Executivo terá muitas mudanças. Como, por exemplo, a instalação de um elevador para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência em todos os pavimentos do prédio, além da instalação do gabinete do prefeito no terceiro andar. Isso porque o térreo será ampliado para atendimento geral da população com a ampliação do PAC - Posto de Atendimento ao Cidadão. 




Mais obras 
Outro prédio municipal que deverá estar em obras no início do ano é o da Câmara. A Casa de Leis terá de ser ampliada em razão de mais sete vereadores que chegarão em 2013, para atingir o número de 23 cadeiras. O presidente do Legislativo para a gestão 2012, Rubens Benedito Fernandes, o Bibo (PR), confirmou à coluna que irá solicitar, logo nos primeiros dias do ano, apoio da Prefeitura para elaboração de projetos e, talvez, recursos, para realizar as adequações.


Sem teto
Em meio aos gabinetes extras, quem pode ficar sem uma sala exclusiva para atendimento ao público é o vice-presidente, Pedro Komura (PSDB). Durante solenidade na Prefeitura, na última semana, ele havia recebido dos colegas vereadores o apelido de "sem teto". O espaço até então reservado para a vice-presidência era uma sala vizinha ao Departamento Jurídico, no segundo andar, e que no futuro se tornará um gabinete de vereador.


Regimento Interno
Bibo deve assumir de fato a presidência da Câmara na segunda semana de janeiro. À coluna, ele adiantou que o primeiro ato, após o dia 9, será a nomeação da Comissão Especial de Vereadores (CEV), que irá revisar e redigir o novo regimento interno da Casa de Leis. Três dos quatro membros da CEV já foram definidos: Mauro Araújo (PMDB), Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) e Olimpio Tomiyama. O quarteto seria finalizado com Jolindo Rennó Costa (PSDB). 
Divulgação



Mogianidade 
Sempre que possível, Maurício de Sousa ressalta seu amor por Mogi das Cruzes. Ontem, na rede social, Twitter, o criador da "Turma da Mônica" postou fotos da pequena vila em que morou na infância, às margens da rua Ipiranga, e da recente visita à cidade para coleta de informações sobre sua origem. "Pistas na árvore genealógica do prof. Miled Cury Andere", revelou em seu post.


Fonte:Mogi News