terça-feira, 18 de julho de 2017

Suzano: Extensão de rua é iniciada

Área no Cruzeiro do Sul já recebe primeiros serviços de limpeza; ainda falta autorização ambiental para a obra
Foto: Daniel Carvalho


Prolongamento da Sete de Setembro tem relação com o futuro Hospital Federal
A obra para prolongamento da rua Sete de Setembro, no bairro Cidade Cruzeiro do Sul, em Suzano, começou a sair do papel. Os primeiros serviços de limpeza da área tiveram início há mais de 20 dias, mas a Prefeitura ainda aguarda liberação ambiental para dar continuidade aos trabalhos. Atualmente, a via termina na avenida Senador Roberto Simonsen. Após a conclusão, seguirá até a avenida Paulista, no Jardim Monte Cristo.
Segundo a administração municipal, o prolongamento da rua Sete de Sembro tem relação com a construção do futuro Hospital Federal, que será implantado ali. No local há uma placa informando que a área situada entre a Faculdade Piaget e a Lagoa Azul vai receber serviços de drenagem e pavimentação em dois trechos, com previsão de conclusão em 26 de outubro deste ano.
Orçada em R$ 999,4 mil, a obra será custeada pelo governo federal, por meio do Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura. Também é possível notar que o gradil que cercava o local também foi retirado. Os pedestres, inclusive, estão aproveitando o espaço livre para utilizar o trajeto até o Jardim Monte Cristo.
A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos esclareceu que a obra não teve início de fato porque ainda depende da liberação de uma certidão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. "O que foi realizado (tanto no lado da avenida Senador Roberto Simonsen quanto da avenida Paulista) foi uma preparação do acesso para as máquinas, para que a obra se inicie de forma imediata assim que a certidão for liberada", explicou a pasta.
Para o pedreiro Marcos Monagatti, de 40 anos, o prolongamento da rua trará mais facilidade de locomoção para os pedestres. "Vai encurtar bastante o caminho para quem precisa ir até o Monte Cristo. Hoje, eu tenho que dar a volta pela avenida Mogi das Cruzes. Acho que vou economizar 20 minutos", calculou.
O comerciante Fernando Godoy, 45, também aguarda pela conclusão da obra. "Vai ser bem melhor para ir até o Monte Cristo, sem contar que vai diminuir o fluxo de veículos", analisou.
Hospital
Embora a construção da nova pista seja para facilitar o acesso ao futuro Hospital Federal, ainda não há previsão de quando a unidade deve chegar ao município. A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação informou que o processo para a continuidade do projeto foi retomado no início deste ano e encaminhado para análise técnica, etapa que já foi concluída. "No momento, o processo se encontra na Secretaria de Assuntos Jurídicos para análise do ponto de vista legal", adiantou a pasta.
Após essa etapa, a Prefeitura deve publicar o resultado do processo licitatório com todos os prazos burocráticos. Depois da homologação do contrato e da liberação de verbas por parte do Ministério da Saúde a obra poderá ser iniciada.

Fonte:Mogi News