quinta-feira, 29 de junho de 2017

Em três anos: Hospital Municipal faz mais de 1 milhão de atendimentos

 Foram feitos mais de 640 mil exames de diagnóstico como radiologia, ultrassonografia, endoscopia e outros
Em três anos de fundação, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Brás Cubas, realizou ao todo 1.102.840 atendimentos. Os dados foram apresentados durante a Missa de Ações de Graças realizada na manhã de ontem, como parte da programação do 3º aniversário de funcionamento da unidade.
A celebração foi conduzida pelo padre Cláudio Antônio Delfino, pároco da Catedral de Santana, e contou com a presença de funcionários do hospital e autoridades.
Segundo o balanço, o maior número de procedimentos realizados refere-se ao Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). Ao todo, foram contabilizados 640.680 exames de diagnóstico, tais como radiologia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia, eletrocardiograma, urologia, entre outros.
Na sequência, aparece o Pronto-Atendimento Infantil, com 254.106 atendimentos efetuados. Já os procedimentos de psicologia, serviço social e enfermagem somam juntos 22.951.
Durante o período analisado, também foram realizadas 167.310 consultas médicas; além disso, foram 10.598 internações e 7.195 cirurgias de baixa e média complexidade.
Para o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), os números apresentados são motivo de muita comemoração. "Este é, para nós, um momento de celebração e também de agradecer a Deus, que tem permitido que a nossa cidade tenha um hospital de qualidade. A Saúde de Mogi das Cruzes está de parabéns e tem sido referência para toda a região", disse.
Já o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, chamou a atenção para o índice de aprovação do atendimento ofertado na unidade. "O Hospital Municipal foi o equipamento público da Prefeitura que mais recebeu elogios na própria Ouvidoria, local onde as pessoas geralmente registram queixas e pedidos de melhorias", comentou.
Estrutura
Fundado em junho de 2014, o Hospital Municipal conta com 69 leitos de internação, além de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta.
O Pronto-Atendimento atende crianças de 0 a 12 anos em situação de urgência e emergência, 24 horas por dia. Já o Ambulatório de Especialidades oferece oito especialidades agendadas por meio do Sistema Integrado de Saúde (SIS).
Prefeito Marcus Melo disse ontem, em celebração, que a Saúde de Mogi tem sido referência para toda a região

Cusatis: 'Hospital foi o que mais teve elogios'.

Balanço de Atendimento
Exames disgnósticos               640.680
Pronto Atendimento Infantil     254.106
Consultas agendadas              167.310
Multiprofissionais                    22.951
Internações                           10.598
Cirurgias                                   7.195


Fonte: Pró-Saúde
Unidade é indicada para nova certificação
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu a recomendação de certificação de qualidade "Acreditado Pleno - ONA2"
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu a recomendação de certificação de qualidade "Acreditado Pleno - ONA2". A acreditação deve ser efetivada dentro de 30 dias.
A certificação ONA2 é destinada para as instituições que, além de atenderem aos critérios de segurança do paciente, apresentam gestão integrada com processos ocorrendo de maneira fluída e plena comunicação entre todas as atividades.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, a indicação em questão é resultante da auditoria realizada entre os dias 21,22 e 23 deste mês, pela Fundação Vanzolini, instituição acreditadora credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). "Ainda não recebemos a ONA2. A organização irá analisar a indicação e o parecer final deve sair em 30 dias", explicou.
No ano passado, o hospital já havia sido certificado como "Acreditado- ONA1". A certificação é concedida para as instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade.
Segundo Cusatis, a meta para 2018 é alcançar o título de ONA3, a "Excelência em Gestão". "Dentro do contrato da Prefeitura com a Organização Pró-Saúde, que administra o hospital, está escrito que se a certificação não for alcançada, os recursos são cortados. Então, essa é uma meta que iremos buscar para o próximo ano, mas o maior desafio é manter essa qualidade", disse.
O diretor de operações da Pró-Saúde, Jocelmo Pablo Mews, destacou que os resultados foram obtidos graças a uma somatória de esforços. "O Hospital Municipal é ainda uma "criança" de apenas três anos, mas já é referência. Dentre 42 projetos que a organização administra no País, ele é destaque, graças ao comprometimento dos funcionários e também do município", concluiu. (S.L.)

Fonte:Mogi News