domingo, 7 de agosto de 2011

Para outubro

A audiência pública para discutir sobre o projeto de instalação de um aterro sanitário no distrito do Taboão, proposta pela Queiroz Galvão, deverá ocorrer a partir da segunda quinzena de outubro deste ano. A estimativa, dada por políticos e integrantes do movimento Lixão Não!, foi confirmada à coluna pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, uma vez que o Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) só poderá fazer anúncio da data após análise do relatório da Prefeitura de Mogi das Cruzes.


Divulgação

Relatório
Segundo anunciou o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) anteontem ao repórter William Almeida, nas próximas semanas, o relatório da administração municipal, contrário ao empreendimento, será encaminhado ao governo do Estado. Na próxima sexta-feira, técnicos da Falcão Bauer, empresa contratada pela Prefeitura para fazer a análise técnica do solo do Taboão, entregarão o relatório final para reforçar o argumento do município de que o lençol freático daquela região poderá ser afetado caso tenha um aterro sanitário.


Seminário


Para somar ao relatório da Prefeitura, integrantes das Frentes Parlamentares Lixão Não! e do Alto Tietê realizarão, no dia 13 de setembro, na Assembleia Legislativa, um seminário sobre os resíduos sólidos.
Solução
O evento, proposto e organizado pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), e que ganhou a adesão dos deputados Estevam Galvão de Oliveira (DEM), André do Prado (PR) e Heroilma Tavares (PTB), tem por objetivo discutir, com técnicos e especialistas, diferentes formas de reciclagem do lixo e modelos alternativos para destino do lixo sólido. "Não basta apenas dizer não ao aterro, mas apresentar soluções viáveis para o seu destino e tratamento", afirmou Gondim, por meio de sua Assessoria de Imprensa.
Projetos "eletrônicos"
Por falar em preservação do Meio Ambiente, o presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PSDB), confidenciou ao repórter Cléber Lazo que empregará, em breve, novas medidas para a redução do uso de papel na Casa de Leis. Uma delas é determinar que todos os protocolos e projetos de lei para análise das Comissões Permanentes tenham cópias eletrônicas.
Haja papel
A ideia é fazer com que, por meio da Intranet, esses documentos sejam distribuídos e despachados, diminuindo assim os gastos com papéis e também demora nos pedidos. Segundo apurou a coluna, um simples pedido de protocolo na Câmara, seja para uso da sala de reuniões, gera 15 folhas em documentos e carimbos. O meio ambiente e o bolso do consumidor tendem a ganhar com a nova medida.


Adriano Vaccari

Via sacra do PSD
A corrida contra o relógio promovida por políticos aliados ao prefeito paulistano Gilberto Kassab, empenhados na coleta de assinaturas para a criação do PSD, ficou ainda mais difícil. Em meio às denúncias de fraudes, com registro de título de eleitor de pessoas falecidas, em Goiás, e pedido de impugnação da legenda feita pelo DEM e pelo PTB na Justiça Eleitoral, há ainda a preocupação de ter todas as assinaturas validadas a tempo.


Falta de estrutura
O motivo, segundo apurou a coluna com representantes do PSD e de outros partidos, é o déficit de funcionários nos cartórios eleitorais, o que aumenta o tempo para emissão de certificação e outros documentos necessários para confirmação de novas filiações. No caso do PSD, segundo o assessor Nobuo Aoki Xiol, já foram coletadas 50 mil assinaturas de adesão à legenda e outras 10 mil devem ser encaminhadas amanhã aos cartórios eleitorais. "Em Mogi, tivemos, até o momento, 10 mil adesões, e muito poucas certificações, principalmente na 74ª Zona Eleitoral", contou Xiol.


Longa espera
O tempo médio na cidade para validação gira em torno de 15 a 20 dias. O prazo limite para que a legenda possa participar das eleições de 2012, segundo o jornal Folha de S. Paulo, é 7 de outubro. Será preciso reunir pouco mais de 490 mil assinaturas, todas certificadas em cartório.
e-mails do leitor


Márcio Siqueira

Olá Márcio. Não sei se você já está conseguindo acessar seus e-mails, mas, de qualquer forma, quero expressar aqui o meu desejo de que você se reestabeleça e se recupere totalmente. Fiquei sabendo do seu estado de saúde apenas neste sábado (30/07), pelo Facebook. Liguei no Mogi News e conversei com o Tiago Pantaleon. Ele me disse que você já está melhor e pode até ter alta nos próximos dias. Fiquei aliviado com essa notícia. Saiba que você está nas minhas preces. Imagino que deve ser muito difícil passar por um problema tão grave. Mas, como diz aquele ditado batido, o que não mata nos fortalece. Tenho certeza de que você vai sair dessa e vai voltar à ativa. Você é o melhor editor que eu já tive, sensato, equilibrado, inteligente, ágil, e faz muita falta para a Imprensa da região.


Olá meu amigo Jesus te Ama Isaias 53:2,3,4,5. [Luizinhodavila]


Márcio, ao saber de todo o problema passado por você, fiquei muito preocupado. Tenha certeza de que estou orando pela sua breve recuperação e conte comigo.


José Carlos Souza


Taiaçupeba
Sobre a carta do leitor Frederico L. S. Júnior, morador de Taiaçupeba, publicada na edição do dia 2 de agosto, o Semae informa que o reservatório que abastece o distrito pode sofrer variações do nível de água - que acabam afetando as regiões mais altas, reduzindo a quantidade de água que chega até as casas. Estes casos são pontuais e, quando ocorrem, são acompanhados pelos técnicos do Semae. No fim de semana passado, houve uma diminuição no volume do reservatório, causada por um vazamento. O reparo já foi realizado, o que normalizou a situação.


Prefeitura de Mogi
Imagem do dia
Amilson Ribeiro

Malabarismo
Artista de rua ganha a vida com divulgação para atrair a atenção da clientela de loja. Habilidade, nesta arte, é fundamental.


Fonte:Mogi News