domingo, 29 de setembro de 2019

Cultura: Estado se compromete com demandas

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), esteve em São Paulo na tarde de quinta-feira passada para uma reunião com o secretário da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Jorge Sá Leitão
Foto: Ney Sarmento/PMMC


Prefeito expôs as atividades desenvolvidas em Mogi
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), esteve em São Paulo na tarde de quinta-feira passada para uma reunião com o secretário da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Jorge Sá Leitão. Durante o encontro, o chefe do Executivo municipal falou sobre as ações culturais desenvolvidas na cidade e apresentou projetos, para os quais a cidade busca apoio e parcerias. 
Entre os projetos apresentados, tiveram destaque o da Estação Cultura, que ainda não foi viabilizado por falta de recursos, a revitalização do Centro de Cidadania e Arte (Ciarte), que fica no prédio do antigo Cide Odeon e carece de uma estrutura mais adequada para receber ensaios sinfônicos e também a construção de dois novos equipamentos culturais, sendo um em Jundiapeba e outro em Cezar de Souza, que terão um modelo semelhante ao CEU das Artes da Vila Nova União, pelo projeto intitulado Casas da Cultura.
Também foram submetidos à apreciação do secretário projetos como o de criação de uma Fábrica de Cultura em Jundiapeba, a ampliação da Casa do Hip Hop, que hoje atende a 480 jovens, porém, precisa de mais espaço em razão da alta demanda e a implantação de um Laboratório Criativo em um espaço ocioso do Terminal Central. A cidade também solicitou apoio para a construção de um palco fixo para a realização de eventos da municipalidade, o que diminuiria os custos com infraestrutura em eventos como a Expo Mogi.
O prefeito falou sobre os projetos de musicalização desenvolvidos em Mogi, que atendem a mais de 11 mil crianças e jovens da cidade e foram responsáveis pela formação das bandas e orquestras municipais, que hoje se apresentam em locais como a Sala São Paulo e o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Para somar a esses projetos, foi pedida a implantação em Mogi do projeto Guri.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, que também participou da reunião, falou sobre a existência na cidade de leis e programas de incentivo à cultura, citou o Festival da Canção, que já é considerado um dos maiores do país e destacou também a existência do Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), que acaba de completar quatro anos de funcionamento e já foi responsável pela gravação de 54 CDs. Para esses dois últimos, a cidade também formalizou pedido de apoio.
O secretário de Estado elogiou a estrutura e organização da cultura de Mogi e se comprometeu a analisar os pedidos da cidade. "É raro receberemos projetos já tão definidos, tão maduros. Vamos analisar e ver no que é possível ajudar e contribuir", pontuou. 

Fonte:Mogi News