terça-feira, 5 de outubro de 2010

Lixo eleitoral chegará a 10 toneladas

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a empresa CS Brasil, que presta serviços de limpeza pública e coleta de lixo doméstico e reciclável para a Prefeitura, já havia recolhido, até ontem à tarde, cerca de cinco toneladas de papéis deixados nas ruas da Cidade contendo propaganda dos candidatos às eleições de 2010. Os serviços permanecem hoje para remoção da sujeira, com expectativa de retirada de mais cinco toneladas. Ou seja, até o final do dia de hoje, estima-se que 10 toneladas deverão ser recolhidas.
Ontem à tarde, a reportagem de O Diário circulou por alguns bairros de Mogi das Cruzes e observou que o material ainda se encontra jogado no chão em muitas vias e praças públicas. No Alto do Ipiranga, por exemplo, existiam muitos panfletos pelas calçadas e também no gramado da Praça Antonio Ferri, onde, inclusive, ainda existia um cavalete irregular do verea de Melo Filho (PSB), candidato ao cargo de deputado estadual, sobre a grama, com uma pichação escrita "Ilegal, porco".
No Mogilar, o entorno da Escola Estadual Leonor de Oliveira Mello estava repleto de santinhos espalhados pela pista e pelas calçadas, alguns quase dentro das valetas, colocando em risco o sistema de drenagem das vias. Uma das ruas com maior concentração de sujeira era a Joaquina Maria de Jesus. Nela, várias pessoas já tinham tomado a iniciativa, por conta própria, de limpar os passeios, como na frente da Associação de Portadores de Esclerose Múltipla. "Eu varri hoje (ontem) pela manhã porque era horrível aquela quantidade de papéis na calçada. Acho muito errado o que os políticos fizeram. Não precisavam disso para vencer. Como consequência, o povo deveria não votar neles", desabafou a vice-presidente Eliane Carvalho Ferreira.
Já a paciente assistida pela entidade, Elma Felix de Menezes, acredita que a Justiça e a Prefeitura deveriam multar os candidatos. O vizinho da Associação, o autônomo Ubiratan Venâncio, avalia que seria preciso uma maior vigilância da Polícia Militar nas vésperas e nos dias das eleições para garantir a limpeza. "Infelizmente, isto é um descaso muito grande".



FredericoKataoka
O Diário de Mogi 05/10/2010