quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Fora do ninho


Noemia Alves (Interina)
Maurício Sumiya



Depois do presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Araújo, chegou a vez do diretor de Rede Básica da Saúde, Cláudio Miyake, deixar o PSDB. O dentista, até então 1º suplente do partido com 2.600 votos nas últimas eleições, está com um pé fora do ninho tucano e com diversas propostas de filiação em outros partidos, entre os quais o PR.


Debandada
Além de Miyake e Araújo, outros "puxadores de voto" estariam em vias de deixar a legenda, segundo rumores na Câmara e na Prefeitura. Uma perda em torno de 15 mil votos, em comparação com a última eleição. A debandada deve beneficiar os vereadores Pedro Komura e Jolindo Rennó Costa, que ficam "livres" para disputar a reeleição.


Jorge Moraes/ Daniel Carvalho





Saúde em alta
Além das mulheres, outra aposta dos partidos para conquistar votos nas eleições de 2012 são pessoas que trabalham ou tenham qualquer vínculo com a saúde pública. No caso do PMDB, as fichas estão redobradas para Wederson José Pereira, o Edinho da Ouvidoria da Santa Casa, e o médico Eduardo Brazolin, que desfiliou-se do PDT.


O articulador
O secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis, o Théo, tido como "um bom nome" para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal no ano que vem, alegou à coluna que, por uma opção pessoal, vai permanecer em 2012 atuando apenas nos bastidores do partido, além da organização da eventual campanha do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) à reeleição. 


Protesto
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Mogi, sob comando da ex-vereadora Inês Paz, promete realizar neste sábado, dia 27, um protesto na área central da cidade. A manifestação, denominada "PSOL na rua", acontecerá das 10 às 14 horas com compromisso de apresentar a prestação de contas à população das atividades do partido. Na oportunidade, os militantes do PSOL deverão, ainda, coletar assinaturas em defesa dos 10% do PIB para a Educação e contra a aprovação do Código Florestal e denúncias da corrupção.


Instituto Tiradentes
Já está aberta a votação para eleger o parlamentar mais atuante do município e que irá ser agraciado com a Medalha dos Inconfidentes - Mérito Eleitoral, concedida pelo Instituto Tiradentes, de Minas Gerais. A votação é feita via Internet pelo site www.institutotiradentes.com.br. O internauta poderá votar em seu parlamentar preferido até 10 de setembro. Os três vereadores mais votados de cada município do Estado serão premiados nos dias 25 e 26 de novembro. 


Esqueceram de mim 
No site é apresentada a relação de 14 nomes dos 16 vereadores da Câmara de Mogi. Por motivos a serem explicados, não constam na relação os vereadores Olímpio Ossamu Tomiyama (PTB) e Osvaldo Ferreira dos Santos (PPS), o Osvaldo do Mercado.


"Engano"
O tal "engano", entretanto, não é exclusivo de Mogi. Na relação dos vereadores de Poá, por exemplo, consta o nome de Wellington Lopes Da Silva (PTB), já falecido, e que hoje é substituído pela suplente do partido, a vereadora Jeruza Reis. Aliás, o nome dela também consta na listagem. Já o parlamentar Ricardo Massa (PP), que está "vivinho da silva", não figura entre os candidatos à honraria. 
Daniel Carvalho





De cavaleiro a atleta 
O assessor parlamentar André França, figura carimbada na Entrada dos Palmitos, da Festa do Divino, ligou ontem para a coluna para confirmar sua participação na corrida de rua que acontecerá na cidade no próximo dia 4, como parte das comemorações dos 451 anos de Mogi. Com 120 quilos (mas já esteve com 137) distribuídos em 1,84 metro de altura, André garante que está em plena forma.


Lixão 
A Frente Parlamentar contra o Lixão, sob comando do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), marcou para o dia 19 de setembro, às 18 horas, o seminário para debater sobre alternativas de coleta e tratamento dos resíduos sólidos. O evento, que funcionará como um fórum de debates, terá especialistas em meio ambiente, além de representantes de empresas multinacionais para explicar sobre diferentes medidas de tratamento do lixo. 


Audiências
Na esfera federal, o empenho é do deputado Junji Abe, que já agendou duas audiências importantes e que podem atenuar o risco de Mogi ter um aterro sanitário. A primeira ocorrerá às 15 horas do próximo dia 31, com o presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, para argumentar que o empreendimento deverá afetar negativamente produções agrícolas. No dia seguinte, 1° de setembro, aniversário de Mogi, Junji e outros parlamentares estarão, às 14h30, com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, para argumentar sobre os riscos do tráfego aéreo com a presença de aves. 


Na tela
Os constantes trotes ao telefone 193 do Corpo de Bombeiros fazem parte do enredo escolhido pela Gênesis Filmes para a produção de um curta-metragem na cidade. As filmagens, que têm início, hoje irão mostrar as consequências da brincadeira de mau gosto como forma de conscientizar a população.


Fonte:Mogi News