quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Brás Cubas Calçada esburacada gera protestos



Pedestres relataram ao Mogi News as dificuldades que têm para atravessar as ruas com os passeios danificados

Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Calçada na avenida Henrique Peres, no distrito de Brás Cubas, gera riscos aos pedestres que precisam passar por lá
Os buracos da calçada da avenida Henrique Peres, em Brás Cubas, têm tornado a travessia dos pedestres uma tarefa difícil. As irregularidades no calçamento forçam as pessoas a caminharem pela guia, próximo aos carros que passam em alta velocidade pela avenida. O principal problema constatado por aqueles que utilizam o espaço frequentemente é o risco de quedas, principalmente para os idosos, que costumam fazer caminhadas pela calçada que ladeia o córrego do Gregório. 
Para ter mais segurança na hora de passar pela calçada, os pedestres pedem que uma estrutura de proteção seja construída no entorno do córrego. Segundo eles, o calçamento mais estreito faz com que o risco de cair seja maior. Os comerciantes que trabalham próximos ao local garantem que os pedestres enfrentam dificuldades para passar pelos trechos com buracos.


O frentista Caio Bruno de Faria Lima, de 24 anos, disse que observa que os idosos são os que mais têm problemas para transitar pela calçada. "Eles sofrem para passar pelos buracos. Grande parte das pessoas que usam a calçada é composta por pessoas de idade avançada, que fazem caminhada", argumentou. Ele disse que os problemas de desníveis já persistem há algum tempo. "As pessoas não conseguem fazer as corridas com tranquilidade. Já faz tempo que esse problema dos buracos existe e nada foi feito pela Prefeitura", disse.


As pessoas pedem que o problema seja solucionado o mais rapidamente possível. "É preciso que estes buracos sejam arrumados para facilitar a travessia de todos", destacou Lima. O autônomo Pedro Moises Neves, 47, contou que passa frequentemente pelo trecho e que vive duplamente o problema. "Como pedestre, já é ruim passar pelos buracos da calçada. A situação fica mais complicada para mim, porque uso o carrinho de mão para trabalhar e fica difícil passar por aqui", afirmou.


Por meio da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Mogi, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, informou que a recuperação da calçada da avenida Henrique Peres está incluída no cronograma de serviços da pasta neste semestre. Ele disse também que a instalação de uma barra de proteção para o córrego do Gregório está em processo de estudo de implantação, mas não há previsão para o equipamento ser instalado.


Fonte:Mogi News