domingo, 17 de julho de 2011

Mogi-Bertioga: Radar dedo-duro é responsável por 399 apreensões de veículos

Dados referem-se aos motoristas que estavam com alguma irregularidade no licenciamento no 2º trimestre
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Osvaldo Birke

Radar dedo-duro da Mogi-Bertioga gerou polêmica por causa das multas por excesso de velocidade
O radar dedo-duro, instalado no km 58,6 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), na Vila Moraes, foi o responsável pela apreensão de 399 veículos por falta de licenciamento. O balanço divulgado pela Polícia Rodoviária compreende ao segundo trimestre deste ano.


Em abril, o radar flagrou 97 automóveis que acabaram sendo levados ao pátio do município de Jacareí, no Vale do Paraíba. Em maio, o número aumentou para 170. No mês passado, 132 motoristas ficaram a pé na rodovia.


Os carros são retirados de circulação quando o proprietário é flagrado com o licenciamento em atraso por um período maior que 30 dias após a data de vencimento. Antes deste prazo, o infrator surpreendido tem apenas o documento do carro apreendido e pode concluir a viagem. Dentro desta situação, o dedo-duro, segundo balanço divulgado pela polícia, foi responsável por 60 ocorrências no segundo trimestre. Em abril (24), maio (32) e junho (4). 
O tenente César Rossignoli, oficial responsável pelo Setor de Relações Públicas do 1º Batalhão da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, explicou que as apreensões ocorrem porque o radar dedo-duro, que recebe a sigla OCR (em inglês, Optical Character Recognition), está integrado a um sistema de bancos de dados. "É como se houvesse dois aparelhos em um: o que detecta se o veículo está com a documentação em atraso, falta de pagamento e com queixa de furto ou roubo e o que flagra o excesso de velocidade", detalhou.


Assim que o equipamento capta a irregularidade do carro, a base da polícia mais próxima é avisada. Em um monitor, os policiais acompanham as informações detalhadas do automóvel. "Com o perfil completo da situação do veículo, já sabemos como proceder a abordagem", disse.


Rossignoli explicou que "as autuações por velocidade acima do permitido são processadas diretamente pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), não cabendo o controle ao policiamento rodoviário".




Multas
A coluna "Contracapa" da edição de ontem do MN revelou que, "depois de meses de espera, o departamento decidiu abrir ´parcialmente´ a caixa-preta das multas aplicadas pelo radar dedo-duro, por excesso de velocidade e, entre novembro de 2010 e março de 2011, foram aproximadamente 36 mil infrações". 
O balanço de abril a julho deste ano é mantido em sigilo pelo DER, mesmo após a determinação judicial de suspender as multas e desativar o aparelho.


Fonte:Mogi News