sábado, 3 de dezembro de 2011

Novos postos

Jorge Moraes

O Alto Tietê poderá contar em 2012 com mais quatro bases de atendimento do Corpo de Bombeiros. Já estão avançadas as negociações entre o comando do 2º Subgrupamento da corporação e prefeitos da região para a instalação de bases em Salesópolis, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Poá. Atualmente, são cinco bases operantes: Mogi das Cruzes (com duas, Shangai e Brás Cubas), Suzano, Itaquá e Arujá. 


Inauguração
Aliás, na cidade de Guararema, a base está prestes a ser inaugurada: será às 19 horas do dia 20 deste mês. A unidade, que custou cerca de R$ 150 mil à Prefeitura daquela cidade e fica no centro, deve ser integrada futuramente à Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure) de Mogi das Cruzes.
Divulgação



Lula em Mogi? 
Será no próximo dia 10, das 9 às 16 horas, a festa de confraternização do Sindicato dos Metalúrgicos. A comemoração, com direito a churrasco, bolo e sorteio de presentes para os trabalhadores da indústria da região, no Clube de Campo, deverá contar com lideranças da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do movimento sindical, como, por exemplo, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho da Força. O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi convidado para o evento.
Divulgação



Emoção 
A inauguração do Centro de Reabilitação "Dr. Luiz Roberto Barradas Barata", da Associação de Assistência à Criança com Deficiente (AACD) de Mogi, foi marcada ontem pelo clima de emoção. Além dos vários depoimentos acalorados de autoridades e integrantes da Corrente do Bem, que participaram da luta para trazer a unidade para a cidade, chamou a atenção da platéia, formada por mães e crianças com deficiência, o pronunciamento do juiz desembargador do Tribunal de Justiça, Antônio Carlos Ribeiro dos Santos. 


Mãe 
Nascido prematuro de seis meses, com 1.200 gramas e vítima de uma doença genética, Antônio Carlos era tetraplégico e com a ajuda da AACD, na década de 60, conseguiu avançar no tratamento de reabilitação e hoje caminha quase que naturalmente. Entretanto, em seu depoimento, ele fez questão de ressaltar a importância de sua mãe e o amor de todas as mães que levam seus filhos para o tratamento, sem medir esforços. Além de aplausos, o magistrado arrancou muitas lágrimas do público.


Telefonema 
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), que também estava visivelmente emocionado, relembrou toda a saga enfrentada por ele para convencer a presidência da AACD a implantar a unidade em Mogi. "Além de mobilizar a cidade, os secretários e receber os técnicos para convencê-los a trazer a AACD, liguei para o governador Geraldo Alckmin, o vice-governador Guilherme Afif Domingos e até ao meu amigo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O Kassab ligou para o celular do presidente da AACD, Eduardo Carneiro, na Suécia, de madrugada, dizendo: ´Você tem de levar a AACD Para Mogi´. Era uma corrente positiva toda para a cidade", descreveu Bertaiolli.


Referência
O Centro de Reabilitação, que é tido pela presidência da AACD como modelo para as futuras sedes da instituição, pode se tornar referência também em tecnologia. Dentro de três a quatro meses, a unidade estará interligada - em comunicação direta - com os demais postos de saúde da cidade, hospitais e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Sistema Integrado de Saúde (SIS). 


Online 
Isso significa que todo o fluxo de atendimento, seja para agendamento de consultas ou até encaminhamento de novos pacientes pelos hospitais e postos de saúde da cidade, poderá ser online. A concretização do projeto depende da conclusão do serviço de instalação de Internet no prédio, o que está sendo feito pela própria AACD.


Mais dois 
Além da AACD, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e a Unidade Clínica Ambulatorial (Única), a serem inaugurados em janeiro de 2012, também estarão interligados ao SIS. 


Prontuário eletrônico
Trata-se de mais uma etapa do processo de informatização da rede municipal de saúde, que, segundo o secretário-adjunto, Marcello Delascio Cusatis, o Théo, deve ser concluída até julho de 2012 com a instalação do chamado prontuário eletrônico, no qual todas as informações do paciente permanecem arquivadas na rede municipal de forma que os médico e hospitais que o atenderem obtenham todo seu "histórico médico". Para atingir esta e outras etapas, como faturamento eletrônico da pasta, controle de medicamentos e vacinas, entre outros, a Secretaria de Saúde atualizará a versão do software. 


Central Médica 
Antes do prontuário eletrônico, a Secretaria Municipal de Saúde terá como desafio tecnológico a implantação da Central Médica, pertencente ao programa Telesaúde, do governo federal, que prevê a troca de informações sobre o paciente através de processos digitais à distância fazendo-se uso de sistemas de telecomunicações. A Central Médica funcionaria como espécie e intranet entre os médicos como uma espécie de "segunda opinião".


Fonte:Mogi News