sábado, 3 de dezembro de 2011

Doença Menino morre de meningite meningocócica

Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O menino foi encaminhado ao Hospital Luzia de Pinho Melo, mas não resistiu à doença e morreu
Um menino de seis anos morreu na última quinta-feira vítima de meningocóccemia, uma variação grave da meningite. Ele morava em César de Souza e a mãe o levou ao posto de saúde da Vila Suissa pela manhã com sintomas de inflamação na garganta. Mais tarde, manchas apareceram na pele da criança e a mãe retornou à unidade, mas no meio do caminho, o garoto sofreu uma parada cardíaca. Ele foi socorrido no posto de saúde e transferido para o Hospital Luzia de Pinho Melo, mas não resistiu.


Durante a manhã de ontem, agentes da Vigilância Epidemiológica de Mogi das Cruzes realizaram a chamada quimioprofilaxia nos parentes mais próximos da vítima. Durante a tarde, alunos e professores da unidade de ensino onde a criança estudava, também foram vacinados contra a doença e receberam orientações.


A Prefeitura não quis divulgar o nome da escola onde a criança estudava. Com isso, sobe para 31 o número de casos de meningite registrados este ano na cidade. O material recolhido para exame será encaminhado para análise ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.


O último caso divulgado foi registrado em setembro deste ano. A vítima era uma menina de quatro anos que morava no Jardim Margarida e estudava na Creche Sonho de Criança II, no mesmo bairro. 
Os sintomas iniciais da meningite são febre alta e vômito em jato, que podem ser confundidos com quadro de gripe forte ou virose. Por este motivo, a principal recomendação é para que os pais levem a criança para uma unidade de saúde tão logo percebam qualquer um dos sinais.




Vacinas
O Ministério da Saúde oferece gratuitamente vacinas que previnem causas diferentes de meningite. São elas: Tetravalente (DTP+ Hib - Haemophilus Influenzae tipo B); Pneumo 10 (meningites e doenças graves causadas pelo pneumococo) e Meningo C (meningites e meningococcemias causadas pelo meningococo do tipo C).


As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde e devem ser aplicadas de acordo com o calendário de vacinação de rotina.


Fonte:Mogi News