sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Justiça Eleitoral

Daniel Carvalho

A Procuradoria Regional Eleitoral nomeou promotores de Justiça para as cidades que ainda estão com o cargo em aberto, como Mogi das Cruzes e outros municípios do Estado de São Paulo. Os cargos vagos em algumas cidades são por conta dos titulares estarem temporariamente ausentes da função.
Nomeação
No caso de Mogi, a promotora nomeada é Raquel Bueno de Carvalho que está responsável pela 74ª Zona Eleitoral. A cidade dispõe ainda de outras duas zonas eleitorais - a 319ª e a 287ª, mas já possui promotores nomeados.


Atendimento suspenso
O atendimento na Diocese de Mogi das Cruzes que funcionava no tradicional prédio da rua Ipiranga, na área central da cidade, ficará suspenso no mês de janeiro para a realização da transferência para um novo prédio onde funciona o Colégio Tomás de Aquino. 
Residência oficial
O prédio antigo será transformado em residência do bispo diocesano dom Aírton Soares dos Santos. Ao longo das últimas duas semanas, funcionários da Diocese já promoviam o encaixotamento de documentos e pertences que serão levados para o novo endereço.


Divulgação

Inusitada
O Corpo de Bombeiros de Mogi atendeu nesta semana uma ocorrência inusitada: um gambá teria invadido uma casa na Vila Suissa e se escondido no telhado da casa da moradora Maria Ligia Pulice. 
Gambazão
Segundo ela, o bicho era "bem grande" e assustou muita gente. A casa fica ao lado de um terreno baldio e causou certo alvoroço. As equipes dos bombeiros vasculharam o telhado e fizeram uma varredura no local, mas o bicho não foi encontrado. Eles constataram que o gambá poderia ter escapado por uma das frestas. 
Mata
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local onde fica o bairro é próximo a uma área de mata e propícia para o surgimento destes animais que saem da mata para procurar alimento. 
TV Mogi News
Toda a história pitoresca foi acompanhada pelo repórter Douglas Pires, da TV Mogi News, e pode ser vista e acessa pelo seguinte endereço: tvmoginews.com.br.


Divulgação

Cartão de Natal
O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi inovou, mais uma vez, com o seu cartão de Natal ao trazer figuras conhecidas e ilustres da cidade que respiram solidariedade: o padre Vicente Morlini, do Instituto Pró + Vida; Maria Eugenia Claudino, que preside a Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Fissuras Lábio Palatais de Mogi das Cruzes; Eugênia Atuí, da Rede de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco; e Harukichi Arai, líder espiritual da equipe Luz. 
Suzano
O segundo cartão de Natal é mais regional e também reuniu pessoas como o empresário Félix Romanos (combate às drogas), Zaíra Assen Torano (Associação Beneficente André Luiz), Marília Gomes Mathias (Ester Hidalgo Leite Rondinelli), Ademiro Alves - Sacolinha (incentivo à cultura) e Minoru Harada (Associação Cultural Suzanense Bunkyo). Todos os anos, o Sincomércio elabora cartões e cartazes temáticos em datas especiais. 
CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ilustrará o "Calendário 2012" da Imprensa Oficial, que foi lançado nesta semana no Museu da Língua Portuguesa.


Evolução
As fotos procuram mostrar a evolução e modernização da operadora ferroviária de transporte de passageiros. As imagens, de autoria do fotógrafo João Musa, foram realizadas durante um ensaio de duas semanas, quando ele percorreu todas as linhas da CPTM. 
Clique
Da cabine do maquinista, João retratou a visão dos trens, dos pátios onde é realizada a manutenção da frota e da ciclovia Rio Pinheiros, integrada ao sistema CPTM. Foram mais de três mil cliques para revelar o cotidiano ferroviário.


Jundiaí
Segundo o fotógrafo, alguns dos melhores momentos da viagem foram as visitas às estações mais antigas da companhia. "Rever a estação Jundiaí, que fez parte da minha infância e ver como ela continua bonita, foi uma experiência maravilhosa", relatou.


Daniel Carvalho

Recesso forense
Desde o dia 20 de dezembro até 6 de janeiro de 2012, os fóruns de Mogi das Cruzes e Brás Cubas funcionam em esquema de plantão judiciário. A suspensão do expediente nesse período foi regulamentada pelo Provimento nº 1.933/11 do Conselho Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.


Prazos suspensos
No mesmo período também ficam suspensos os prazos processuais e a publicação de acórdãos, sentenças e decisões, assim como a intimação de partes ou advogados, salvo para medidas consideradas urgentes. Mais informações: tj.sp.gov.br/Servico/PlantaoJudiciario
Imagem do dia
Mayara de Paula

Ritmo de festa
Bonecos fazem a alegria dos consumidores de todas as idades e ajudam a atrair público para as lojas da área central da cidade
e-mails do leitor
Mudanças
A população deve ser a protagonista do crescimento e do desenvolvimento. Os números da economia não devem se limitar a números, mas a algo que possa, de fato, representar mudanças no padrão de vida das pessoas. Os investimentos públicos, os incentivos fiscais, as facilitações e a desburocratização devem ser focados no ser humano. É necessário que todas essas ações tenham como objetivos primordiais permitir às pessoas viver melhor. Os resultados de medidas, como o PIB, devem espelhar a vida das pessoas. Se um Estado, um país, uma região ou um município se desenvolve, o bem-estar auferido pela população deve ser o menos desigual possível. 
Em lugares que existam recursos, os dirigentes públicos devem visar ao ser humano, oferecendo a todos os serviços básicos em condições que sejam suficientes tanto em termos de quantidade quanto em termos de qualidade. Os mandatários fazendo isso estarão, direta e indiretamente, reforçando o aumento da produtividade, da criatividade, da competitividade e do aumento da renda. Tudo isso leva a mais desenvolvimento, criando-se um círculo virtuoso onde todos saem ganhando. Infelizmente, muitos prefeitos e governadores ficam o tempo todo apagando incêndios e quase nunca colocam em prática planos de desenvolvimento tendo as pessoas em primeiro plano. Um dos fatores mais importante para ajudar a existência da participação efetiva das pessoas nos resultados do desenvolvimento é que as instituições públicas sejam sérias, eficazes, respeitadas e sem burocracia. Apesar das perspectivas nada animadoras que divulgam por aí, o Brasil apresenta, sim, fundamentos que justificam prevermos vários anos de crescimento da economia. O grande desafio é transformar esse crescimento em verdadeiro desenvolvimento para toda a população.


Francisco Castro
Economista


Fonte:Mogi News