quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Plano de Segurança de Mogi será votado ainda este ano

23 de novembro de 2016  QUADRO DESTAQUE  
Procurador-geral Gianpaolo Smanio e representantes do MP descerraram a placa de prédio. (Foto: Edson Martins)
Procurador-geral Gianpaolo Smanio e representantes do MP descerraram a placa de prédio. (Foto: Edson Martins)
Procurador-geral Gianpaolo Smanio e representantes do MP descerraram a placa de prédio. (Foto: Edson Martins)


SILVIA CHIMELLO
O procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Smanio, disse que pretende utilizar o Plano Municipal de Segurança elaborado em Mogi como modelo para outros municípios paulistas. Ele acredita que a ação conjunta e a concentração de esforços entre os órgãos de segurança pública podem ser instrumentos eficientes no combate à criminalidade. O projeto encaminhado ontem à Câmara deverá se transformar em lei para nortear as ações das futuras administrações municipais.

O assunto foi tratado nesta terça-feira (22) durante a visita do procurador a Mogi para inaugurar oficialmente o prédio do Ministério Público, na Rua Dr. Ricardo Vilela. O imóvel foi alugado pelo MP e já atende há alguns meses no novo endereço. “O objetivo da mudança foi melhorar as instalações para oferecer melhor estrutura aos promotores da Cidade. É importante que possamos avançar na infraestrutura da comarca para prestar melhores serviços à população”, comentou Smanio.


Ele foi recebido pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), vereadores, representantes do Ministério Público e das polícias Civil e Militar, que foram ao local após a cerimônia na Prefeitura, para entrega do projeto de lei do Plano Municipal de Segurança à Câmara, que deverá voltar a matéria até o final do ano.

O projeto do Plano de Segurança será usado pela instituição, segundo o procurador, como projeto estadual do Ministério Público. “Quando as entidades e as instituições atuam de forma integrada na segurança pública, o resultado é mais eficiente e rápido, capaz de proporcionar mais segurança, garantir direitos em uma área que a população tanto reclama, que é a segurança”, observou. Ele alega que a integração é a meta para que os recursos sejam melhor aproveitados, permitindo que as instituições possam falar a mesma linguagem e oferecer uma solução para as comunidades.

O subprocurador geral de Justiça, Mario Luiz Sarrubo, também destacou a eficácia do trabalho planejado e executado com a participação do Ministério Público, Câmara e policias Civil e Militar, sob a coordenação da Prefeitura de Mogi. Na opinião dele, a organização e participação de toda a sociedade em um trabalho conjunto “é o melhor caminho para prevenir e combater a criminalidade”.

O prefeito explica que o projeto estabelece as normas, regras, limites e define as ações para que as decisões sejam rápidas e impactem na vida de Mogi. “A meta do plano é diminuir todos os índices de criminalidade na Cidade. Mesmo com índices menores do que outros municípios da Região é preciso avançar”, argumenta.

Bertaiolli alega que a proposta já surtiu efeito e cita a redução no número de furto de veículos, com ajuda das câmaras inteligentes de monitoramento instaladas em vários pontos. O uso desses equipamentos, segundo ele, foi uma proposta apresentada pelo grupo de trabalho, com aval da Prefeitura. “Isso resultou na redução dos furtos de veículos, tanto que impactou numa diminuição de prêmios cobrados em Mogi para assegurar um veículo. Tudo isso reflete na vida da comunidade”, comenta.

O projeto faz parte do “Pacto da Segurança” firmado entre as partes envolvidas para estabelecer estratégias de combate criminal local, com ações previstas nas áreas de assistência social, saúde pública e infraestrutura urbana. O modelo prevê ações baseadas no patrulhamento ostensivo, Atividade Delegada, fortalecimento da Guarda Municipal, investimentos em iluminação pública, entre outras medidas.

Para garantir atuação efetiva, foi criado também o projeto do Fundo Municipal, já aprovado pela Câmara, que garantirá mais investimentos ao setor, permitindo captação, administração, gerenciamento e aplicação de recursos provenientes de multas e autuações na área de segurança pública.

Fonte:O Diário de Mogi