domingo, 6 de novembro de 2011

Campanha reúne 1,1 mil mulheres

O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes encerrou a Campanha Pense Rosa 2011 com a participação de 1.188 mulheres nas sessões de bate-papo sobre o câncer de mama. As rodas de conversa foram realizadas entre os dias 1º e 31 de outubro pelas enfermeiras dos Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família para orientar o público feminino sobre auto-exame, mamografia e em que situações é preciso procurar orientação médica.


Das 1.188 que participaram do Papo Rosa, 646 mulheres, o que equivale a mais de 50%, foram encaminhadas para realizar exames de mamografia. Em casos suspeitos, as pacientes serão atendidas pela equipe médica especializada. "Estamos muito felizes porque as mogianas responderam prontamente à campanha, participaram dos eventos, dos encontros e buscaram orientações para a realização do exame e do auto-exame. O mês de outubro foi dedicado à conscientização, mas o câncer de mama deve ser lembrado durante o ano todo", afirma a presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli, destacando a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.


A dona de casa Iracema Chaves Cardoso, 38 anos, participou do Bate Papo Rosa no Pró-Mulher 1, onde ficou sabendo como fazer auto-exame, mamografia e em que situações deve procurar orientação médica. "Esta facilidade de acesso é excelente porque muitas mulheres não sabem detalhes da doença e nem como preveni-la", elogiou a paciente, que optou por preencher uma ficha para avaliação do médico.


Maria do Carmo Ribeiro Quirino, 64 anos, também esteve na roda de conversa e já sabia da importância da prevenção. "Eu faço mamografia todos os anos porque já tive câncer e sei como esta doença é terrível. Todas as mulheres precisam ficar atentas e utilizar todas as alternativas de prevenção", ensinou ela, que curou-se há 25 anos de um câncer no útero.


A Campanha Pense Rosa foi promovida pelo segundo ano consecutivo em Mogi das Cruzes e contou com outras ações, como a Caminhada Rosa, que reuniu mais de 3 mil pessoas no dia 1º de outubro, terminando com um show realizado por várias cantoras da Região. Durante todo o mês, vários estabelecimentos comerciais e entidades aderiram à iniciativa destacando a cor rosa em suas fachadas, vitrines e produtos. "Estamos conseguindo passar uma mensagem muito importante por meio desta iniciativa, que é sobre a prevenção", avalia o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho.


O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres devido à sua alta frequência e pelos efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e da imagem pessoal. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis nas axilas.


Fonte:O Diário de Mogi