terça-feira, 31 de outubro de 2017

24% além do permitido: UTI Neonatal da Santa Casa apresenta lotação recorde

São 31 recém-nascidos internados no setor; contingência no atendimento vem sendo aplicada desde o dia 21
Foto: Mogi News


Devido ao alto número de pacientes, unidade continua atendendo somente gestantes de Mogi das Cruzes
A Santa Casa de Mogi das Cruzes recebeu número recorde de bebês na UTI Neonatal. São 31 recém-nascidos internados no setor que está superlotado há dez dias. O departamento trabalha 24% acima da capacidade de atendimento, que é de 25 leitos. Por causa do número de pacientes, a unidade continua com a restrição temporária aos atendimentos às gestantes de outros municípios.
As medidas de contingência são adotadas pelo hospital desde a madrugada do dia 21, quando o excesso de bebês foi constatado pela unidade que é referência regional. A superlotação não chegou a afetar o setor da enfermaria, ondes as gestantes ficam.
Desde que a superlotação foi identificada, a Santa Casa está buscando transferências dos bebês não graves para outros serviços. Os órgãos competentes também foram notificados sobre a situação da UTI Neonatal. O hospital reforçou ainda toda a equipe e aparelhos para atender os recém-nascidos.
Atualmente, os 31 bebês estão sendo atendidos pelos serviços disponíveis no setor de cuidados intensivos da Santa Casa. A UTI Neonatal está com oito nenéns internados, o isolamento interno possui dois, os cuidados intermediários I com dez, os cuidados intermediários II com nove e os cuidados intermediários III (berçário externo), com dois.
A restrição de atendimento para as gestantes de outras cidades será mantida até que a situação da UTI Neonatal se normalize. Essa é a terceira superlotação enfrentada pela Santa Casa neste ano. A última ocorreu em junho, quando a maternidade recebeu 73 grávidas, enquanto o número de leitos é 38. Na ocasião, a UTI Neonatal não foi afetada, diferentemente do registrado em maio, quando a Santa Casa ficou superlotada tanto no setor de cuidados intensivos quanto na enfermaria.
A Santa Casa, em conjunto com a Prefeitura de Mogi, apresentou ao Departamento Regional de Saúde (DRS 1) do Estado de São Paulo um projeto para ampliação da maternidade, que prevê a construção de 17 leitos para gestantes e dez de UTI Neonatal. A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou um ofício pedindo informações adicionais, que foi respondido ontem pelo município. Outro plano da Prefeitura é construir uma Maternidade Municipal.


Fonte:Mogi News