terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia do professor Alto Tietê tem 11 mil professores e mais de 200 escolas do Estado

Dia do professor
Alto Tietê tem 11 mil professores e mais de 200 escolas do Estado
Pelo menos metade dos professores que lecionam nas escolas da região têm mais de 20 anos de carreira
Luana Nogueira 
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Dia do Professor: somente na rede municipal de Mogi, são 1.383 professores alfabetizando e educando; ao todo, a rede estadual tem mais de 200 escolas no Alto Tietê
Hoje é o dia de mais de 11 mil profissionais que atuam no Alto Tietê comemorarem o Dia dos Professores. Apenas na rede municipal de Mogi das Cruzes, são 1.383 professores alfabetizando e educando as crianças. Ao todo, a rede estadual conta com mais de 200 escolas na região, com uma frequência diária de pelo menos 182 mil alunos. Esses dados se referem às Diretorias de Ensino de Mogi, Suzano e Itaquaquecetuba.

Para o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a data é essencial para lembrar da importância do papel do professor na formação da sociedade, mas também para que a categoria reflita sobre os desafios enfrentados. Nesse Dia dos Professores a maioria das escolas estaduais não terá aula. Apenas nas unidades que precisem repor alguma falta é que os alunos frequentarão aulas normalmente. Já em Mogi, as escolas públicas não terão aula por causa dos Jogos Abertos 2013.

Na rede estadual, o salário de um professor que trabalha 40 horas por semana é de R$ 2. 257,84. Já os profissionais que iniciam nas escolas municipais recebem o equivalente a R$ 3.792,83 para a mesma carga horária. Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Educação traçou um perfil dos professores que atuam na rede. O estudou apontou que 89,1% dos docentes que lecionam Língua Portuguesa são mulheres. Já a maioria dos profissionais que dão aula de Física é homem, eles representam 53% dos docentes.

Os dados coletados pela pasta sobre os 230 mil profissionais da rede estadual apontam que mais da metade (50,9%) dos professores que lecionam para os primeiros anos, têm pelo menos 20 anos de profissão. O número de homens no comando das salas vem aumentando ao longo dos últimos anos. Em 2008, 22,4% dos docentes eram homens, já em 2013, essa porcentagem saltou para 26,2%. A maior parcela das mulheres nas escolas é entre o 3° e o 5° anos do Ensino Fundamental, onde elas representam 97% dos profissionais.

A coordenadora regional da subsede da Apeoesp, Vânia Pereira da Silva, afirmou que o Dia dos Professores é um momento para comemorar a importância da profissão, mas também para refletir sobre as melhorias que a categoria vem pleiteando. "Não tivemos muitos avanços, pois fizemos uma greve e não houve o acordo com o governador. Lutamos pela igualdade, mas separaram os professores em categoria e isso precariza a profissão. No Dia dos Professores, temos de comemorar nossa profissão, pois essa é uma data importante já que o professor é a base da formação do país", destacou.

Fonte:Mogi News