sábado, 18 de julho de 2015

Fiação terá de ser reorganizada

Fiação terá de ser reorganizada
SÁB, 18 DE JULHO DE 2015 00:00
A-A+

Representantes de operadoras de telefonia e tevê devem rearranjar os cabos durante a obra / Foto: Divulgação - Júlio Nogueira - PMMC

Técnicos da Secretaria Municipal de Obras e representantes das empresas que possuem fiações na região da Praça Sacadura Cabral reuniram-se ontem (17), em frente ao Ciarte, para uma análise das redes existentes no entorno. O trabalho é o primeiro passo de um estudo que apontará como a fiação será disposta durante o transcorrer das obras. Compareceram os representantes da NET, EDP Bandeirante, GVT, Algar, 76 Telecom e Vivo. O secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, também esteve no local.

O secretário municipal de Obras, Claudio de Faria Rodrigues, explicou que os técnicos da Prefeitura levaram um mapa com todo o traçado da obra, que foi apresentado e discutido com os representantes das empresas. A partir deste trabalho inicial, cada um deles fará um estudo sobre a melhor maneira de rearranjar a fiação – garantindo a manutenção dos serviços e permitindo que as obras transcorram sem problemas. O secretário frisou que este canal de diálogo com as empresas será mantido durante todo o transcorrer do trabalho na Sacadura Cabral.

“Como se trata de uma obra complexa, temos várias etapas que precisam ser verificadas e checadas. Na verdade, os trabalhos de campo já tiveram início com essas ações que estamos desenvolvendo com as empresas compartilhantes da rede”, explica Claudio. Da mesma forma, o Semae também já realizou sondagens na região e identificou as redes de abastecimento de água e de esgoto. O sistema de água será setorizado, com a implantação de três registros, enquanto a rede de esgoto passará por desvio.

Na próxima terça-feira, dia 21 de julho, às 9 horas, será realizada uma reunião com todos os comerciantes estabelecidos no entorno da Sacadura Cabral. O encontro ocorrerá na sede da Associação Comercial e terá como objetivo apresentar detalhes da obra e tirar dúvidas dos lojistas. A Associação Comercial criou uma comissão para acompanhar este trabalho e convidou os lojistas que possuem estabelecimentos nas duas regiões que serão afetas - as ruas Ricardo Vilela e Cabo Diogo Oliver.

A construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral será realizada pelo Consórcio Viário Mogi, formado pelas empresas Engeform Construção e Comércio Ltda e Serveng Civilsan S/A. A previsão é que os serviços aconteçam em 24 meses. O projeto prevê dois túneis que irão transpor a linha férrea. Um deles, com extensão de 426 metros, ligará a Rua Cabo Diogo Oliver à Avenida Governador Adhemar de Barros. O outro, com 298 metros, fará a conexão entre as ruas Doutor Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. Já a parte de cima, a atual Praça Sacadura Cabral terá sua estrutura ampliada, oferecendo mais espaço para a circulação de pedestres.

Fonte:Diário de Mogi