domingo, 26 de fevereiro de 2012

Trânsito Quase 2,5 mil motoristas são multados por furar semáforo


Condutores desrespeitam leis e ultrapassam o sinal vermelho em cruzamentos perigosos
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A reportagem do Mogi News flagrou diversos motoristas ignorando o sinal vermelho e assumindo o risco de acidentes ocorrerem
Todo mês, 202 motoristas são multados em Mogi das Cruzes por ultrapassar o sinal vermelho nos cruzamentos. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Transportes mostra que, em todo o ano de 2011, 2.429 motoristas foram autuados pela fiscalização eletrônica. E 809 acidentes com veículos ocorreram nessas regiões. A pasta não informou quais são os cruzamentos com maior incidência de casos, mas o Mogi News identificou alguns pontos problemáticos no município.


O cruzamento das ruas Senador Dantas e Doutor Corrêa, no centro, é avaliado por moradores e comerciantes como um dos pontos mais perigosos da região. Segundo eles, o pior período é no horário de almoço, entre 11 e 13 horas. A atendente Clarissa de Cássia Cruz Maldonado, de 17 anos, contou que os motoristas não respeitam o sinal vermelho e passam em alta velocidade. "Já aconteceram vários acidentes. A maioria deles com motos. Como existem várias escolas por aqui, o movimento de veículos é bem grande".


A autônoma Camila Alexandra, 23, contou que o motorista costuma sair da rua Doutor Corrêa e entrar na rua Senador Dantas mesmo com o sinal fechado. "Sempre ocorrem batidas ou os motoristas têm de frear para evitar acidentes", afirmou.


O cruzamento entre as ruas Olegário Paiva e Otto Unger é outro local que recebe um grande volume de carros e, segundo os comerciantes da região, é perigoso. "Já houve casos em que os veículos invadiram o nosso estabelecimento. Não é falta de semáforo ou de placas, o local é bem-sinalizado, o problema é a imprudência dos condutores. Muitas vezes, as pessoas dirigem distraídas ou falando ao celular", disse a atendente Sheila Souza Ribeiro, 24. 
O diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Transportes, Paulo Castillo, acredita que a maioria dos acidentes registrados em cruzamentos semaforizados é causada pela imprudência do motorista. "É muito difícil que acidentes sejam causados por falhas nos semáforos, isso porque as equipes levam em média duas horas para solucionar os problemas. Em 99,9% dos casos, é o desrespeito dos motoristas que causa os acidentes", afirmou.




Desrespeito 
Durante a manhã de ontem, o Mogi News flagrou diversos veículos ultrapassando o sinal vermelho no cruzamento das ruas Dom Antonio Cândido de Alvarenga e Doutor Ricardo Vilela. O local é conhecido como ponto com maior número de acidentes na área. No ano passado, um ônibus e um carro acabaram atingindo um restaurante que fica na esquina. "Pela câmera que temos no escritório, é possível ver quantos veículos passam o sinal vermelho. Posso garantir que são muitos, principalmente de madrugada", disse a secretária Andréia da Silva, 20.


Fonte:Mogi News