domingo, 26 de fevereiro de 2012

Danos Semae é alvo constante de vândalos


Em todo o ano passado, autarquia registrou três casos, mesmo número de ocorrências somente dos últimos dias
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Melo destaca que a população acaba sendo a maior prejudicada
Num período de pouco mais de 72 horas, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) foi alvo de três atos de vandalismo. As ações, realizadas em pontos distintos da cidade, em estações elevatórias, são consideradas pela direção da autarquia de pequeno porte em razão do prejuízo financeiro, mas de grande importância porque acabaram por prejudicar centenas de famílias. 
Em todo ano de 2011, apenas três atos de vandalismo foram registrados pela autarquia. Agora em 2012, já são três em um curto espaço de tempo. A última ação ocorreu no dia 17, uma sexta-feira. Durante a madrugada, vândalos invadiram a Estação Elevatória de Esgoto Indonésia, em Jundiapeba. Arrancaram portas dos painéis e os cabos de comando e de entrada de energia foram furtados. Um dia antes, vândalos arrombaram a porta da sala onde fica o painel elétrico da Estação de Esgoto do Cocuera. Na quarta passada, o alvo foi a Estação de Esgoto do bairro Nova Mogilar, localizada perto da avenida Yoshiteru Onishi. Parte do sistema hidráulico da estação foi destruída e ferramentas foram furtadas Os danos foram reparados e a unidade já opera normalmente.


"Todas as estações do Semae são equipadas com alarme. Os atos de vandalismo desse tipo não são comuns. Os prejuízos materiais com este tipo de caso não são elevados (os materiais furtados, como cabos e componentes, são de uso diário das equipes de manutenção e repostos imediatamente), mas os transtornos que este tipo de atitude causa são grandes porque afetam parcelas significativas da população. Na prática, o esgoto deixa de ser bombeado e isso pode causar pontos de vazamento nas ruas", destacou o diretor-geral do Semae, Marcus Melo. 
Ele conta que independentemente dos danos, a autarquia continuará investindo nos bairros. "Estamos fazendo grandes investimentos, especialmente no distrito de Jundiapeba. Foram instalados nove quilômetros de rede coletora, uma nova estação elevatória e mil ligações residenciais gratuitas. Também estamos finalizando o projeto para levar esgoto ao último trecho do distrito que ainda não possui este benefício, o que colocará Jundiapeba muito perto dos 100% de esgoto coletado e tratado", frisou o diretor.


Outra medida citada por Marcus Melo é a recuperação e modernização das estações de água e esgoto em toda a cidade. "Foram adquiridas 25 novas bombas, que estão sendo instaladas de forma gradativa. Os equipamentos são, em média, 15% mais potentes e econômicos do que os modelos antigos e trarão uma melhor performance ao sistema como um todo. Oito novas bombas já foram instaladas", detalhou. A compra das 25 bombas representou um investimento de R$ 400 mil, além dos R$ 150 mil na reforma das estações.


Fonte:Mogi News