quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sacolinhas

Daniel Carvalho



As tradicionais sacolinhas plásticas estão com os dias contados e começam a ser abolidas a partir do próximo dia 25 nos supermercados. Nesta data, as embalagens começarão a ser vendidas nos estabelecimentos, em vez de distribuídas gratuitamente com as compras. Os supermercados fizeram um acordo em maio do ano passado. Apesar da lei que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas ainda não estar valendo na prática, o acordo prevê que 1.300 estabelecimentos entrem na campanha.


Polêmica
Em Mogi, a discussão já começou e foi marcada uma reunião, envolvendo os órgãos competentes, para alinhavar algumas ideias e discutir alguma solução em conjunto.


Sindicatos
Para o encontro estão sendo convidados representantes da Associação Paulista de Supermercados (Apas), a Secretaria do Meio Ambiente de Mogi, Associação Comercial de Mogi, Sindicato do Comércio Varejista de Mogi e Região e o Procon. 


Sincomércio
A reunião será realizada no próximo dia 10, às 15 horas, na rua Coronel Souza Franco, 74, no centro (auditório do Sincomércio). A tendência é de que aos poucos as sacolinhas sejam abolidas e deixem de servir para armazenar o lixo das casas. O meio ambiente agradece. 
Amilson Ribeiro



Exposamba
Mogi tem um representante concorrendo na São Paulo Exposamba - evento que reúne 100 compositores que tocarão suas músicas por dia em cada um dos cinco Centros Educacionais Unificados de São Paulo e terão seus sambas-enredos escolhidos por um júri. 


O Equilibrista
O representante mogiano na disputa é o compositor José Luiz da Silva, mais conhecido como Rabicho, que interpretará a composição "O Equilibrista". A apresentação será feita no CEU São Rafael, localizado na rua Cinira Polônio, 100, neste sábado.


Fase seguinte
Depois das eliminatórias, os melhores músicos partem para defender suas composições numa segunda etapa no Tom Brasil, na Zona Sul de São Paulo. Os organizadores esperam que 2 mil espectadores assistam às apresentações.


Júri
Os finalistas serão escolhidos por júri composto de um sorteado entre os estudantes do CEU, um entre professores, um entre pessoas da terceira idade da região e um entre músicos da região. Em cada júri também haverá dois compositores que não estejam participando do concurso.


Organização Social
A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi estima que nos próximos 15 dias, no máximo, deve ser lançado o edital para a contratação de uma Organização Social que deverá gerir e administrar o prédio da Unica, unidade ambulatorial que será inaugurada no distrito de Jundiapeba no próximo dia 28. 


Edital
Conforme a coluna confirmou ontem, a data está mantida, mas depende da seleção desta organização para colocar o equipamento para funcionar. Indagado a respeito deste prazo, o secretário-adjunto Marcelo Cusátis afirmou que há tempo suficiente para a escolha até a data da inauguração.


Aliança
Em tempo, Cusátis, que é vice-presidente do Diretório Municipal do PMDB, também falou de política. Ele é favorável ao PMDB se unir em torno da candidatura à reeleição do prefeito Marco Bertaiolli (PSD).


Pré-candidato
O vereador Mauro Araújo já se lançou pré-candidato: "Faço parte deste governo e entendo que o PMDB tem de continuar apoiando, mas a reivindicação do Mauro é legítima e o partido decidirá esta questão mais adiante", afirmou Cusátis à coluna. 


Reforma
O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes iniciará uma obra na reforma das lagoas de tratamento de esgoto. Os serviços devem levar aproximadamente oito meses para serem concluídos.


Contrato
O contrato foi assinado no dia 28 de dezembro do ano passado. O gestor deste contrato é o diretor do Núcleo de Engenharia e Manutenção, João Ricardo Monteiro de Souza, que ficará encarregado de acompanhar a realização das obras no local.




Cortes
O governador Geraldo Alckmin (PDB) poderá dizer hoje, durante visita a Itaquaquecetuba, se os cortes previstos no Orçamento do Estado de São Paulo poderão afetar as obras viárias e já planejadas para o Alto Tietê, como a duplicação do trecho final da Mogi-Dutra em Arujá, o novo hospital de Suzano e as melhorias previstas para a Mogi-Bertioga, entre outras.


Eleições
A Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (Adrat) marcou para o próximo dia 19 deste mês a eleição para a escola de sua nova diretoria. O encontro está marcado para ocorrer na cidade de Suzano. 


Assembleia
Todos os associados estão convocados. O atual presidente é o João Paulo Soares Cavalieri. Mais informações pelo telefone 4741-1360.


Fonte:Mogi News