terça-feira, 15 de novembro de 2011

Proclamação da República Data marca grandes transformações

O 15 de novembro representa a mudança do sistema de governo brasileiro da monarquia para a república
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Mário Sérgio: "Essência da república é tudo o que seja do povo"
O dia 15 de novembro marca a data que o Brasil deixou para trás o sistema monárquico e instalou a república como a nova forma governista. Depois de 122 anos o País passou por diversas mudanças e dezenas de homens usaram a faixa presidencial que, hoje, é ostentada por uma mulher: Dilma Rousseff (PT). Esse é um dos fatos que representa a transformação da política brasileira. No entanto, ainda é preciso que a sociedade se movimente mais para garantir os seus direitos. 
O historiador Mário Sergio de Moraes explicou que a essência da república é tudo aquilo que seja do povo: "A palavra república deriva do termo res, coisa. E do sufixo publicae, significando o que é de todos. Enfim, uma coisa pública. Nesta pretensão de maior participação social, alguns homens do Império, como Joaquim Nabuco, queriam transformar o País, eminentemente escravocrata, numa nova aurora pela cidadania."
O conselheiro estadual do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Nabil Francisco de Moraes, afirmou que o Brasil avançou bastante em termos de democracia, mas muitos passos ainda precisam ser dados. "A Proclamação da República foi importante por ter rompido com a monarquia. Assim, o povo pôde começar a participar da vida política. No entanto, temos de avançar mais, pois as pessoas votam e meses depois nem lembram mais quais foram os seus candidatos. Temos de avançar muito em relação à participação", destacou. O conselheiro da Apeoesp acredita que a data é mais lembrada por causa do feriado do que por sua importância, como ocorre com outras datas: "O dia 15 de novembro é superimportante, mas a maioria da população aproveita mais pelo lazer. Vivemos um momento difícil, onde diversas denúncias de corrupção estão sendo feitas. Essa é uma data importante para ir, por exemplo, para a rua protestar contra o desvio de dinheiro público."
Ele acrescenta que a eleição de Dilma representa um avanço. "O País tem amadurecido, prova disso foi a eleição do Lula. Ele foi o primeiro presidente a vir da classe operária. Posteriormente, a Dilma foi eleita em uma sociedade machista na qual muitas mulheres ainda vivem em posição subalterna. Esses fatos mostram o amadurecimento dos brasileiros", afirmou.


Fonte:Mogi News